Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou à procura de casa para comprar, e encontrei uma que gostei bastante.
    Contudo verifiquei que uma linha de Muito Alta Tensão (150kV) passa a cerca de 165 metros da casa em questão.
    Alguém tem alguma informação sobre a segurança a estas distâncias?
  2.  # 2

Andre, o corpo humano para se manter saudável (sem dores de cabeça, sem zumbidos no ouvido, sem desenvolvimento e multiplicação de células desagradáveis) agradece estar o mais perto possível de um ambiente natural.

Não sendo possível, são de evitar (pelo menos), apartamentos e casas perto de centrais, caixas, distribuidores de alta tensão.

Lamento que a casa que mais gostou esteja localizada aí e é verdade que os efeitos físicos em alguns corpos podem não se manifestar no imediato, mas que os há há, estão mais que estudados.

Desejo que muito em breva surja uma outra opção dentro do seu orçamento.
  3.  # 3

4.  # 4

Cito: "People who are concerned about ELF radiation exposure from high-power electrical lines should keep in mind that the intensity of any exposure goes down significantly as you get farther away from the source. On the ground, the strength of the electromagnetic field is highest directly under the power line. As you get farther away, you are exposed to less and less, with the level eventually matching normal home background levels. The electromagnetic field directly under a power line is typically in the range of what you could be exposed to when using certain household appliances"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sirius86, Dias12, luisfs
  5.  # 5

bReis, melhor mesmo é pormos o poste de distribuição no telhado não?!

Já viu a vegetação queimada em redor dos mesmos? Já viu também o dinheiro investido em silenciar e despreocupar quem vende a ideia? Ou acha que o mundo da doença não é um negócio?!

Cada um que fique com a sua consciência em paz, agora see advogado do diabo, não obrigada
  6.  # 6

Acrescentei informação minimamente credível à discussão. Teve interesse em ler?

Não teci nenhuma opinião pessoal. Destaquei a frase pq há preocupação com isto mas ignora-se os que temos dentro de casa, alguns deles a funcionar 24 h / diq.

O que eu tiro do que li é que existem riscos (embora sem evidência robusta), que existem distâncias de segurança e que o risco diminui proguessivamente com a distância.

O resto, deixo para reflexão individual.
  7.  # 7

Boa tarde André,
    as linhas de alta tensão emitem campos eletromagnéticos de baixa frequência.

Já li bastante sobre o tema e parece-me que a pesquisa existente não é conclusiva.
    Há no entanto algumas preocupações sobre uma possível ligação a doenças oncológicas, sobretudo à leucemia infantil.

Contudo, essas ligações não são comprovadas e baseiam-se em estudos epidemiológicos que sugerem uma correlação, mas não necessáriamente uma causalidade.

A distância de 165 metros é, a meu ver, suficiente para minimizar quaisquer possíveis riscos para a saúde humana.

Penso que muito mais prejudicial para a nossa saúde é a exposição constante às radiações de alta frequência dos nossos telemóveis, routers, tablets, etc.

Imagino que o André, tal como grande parte da humanidade, goza da companhia de um Smartphone durante grande parte do dia e até talvez da noite.

Os telemóveis, enquanto ligados a uma qualquer rede sem fios, emitem constantemente radiações de alta frequência, e nós alheios aos riscos, trazemo-los bem encostadinhos ao nosso corpo como se de um bebé se tratasse.

Se gosta da casa e do preço, indague sobre a possibilidade de fazer uma medição do campo eletromagnético proveniente da linha de alta tensão. Quiçá obtenha assim mais clareza para decidir se avança para o negócio ou não.

Há aparelhos específicos para esses estudos, no entanto aconselharia a procurar uma entidade credenciada e com equipamentos calibrados para que tenha uma medição fiável. Assim de repente não conheço ninguém que faça isso, mas se pesquisar, penso que encontrará por esse país fora alguém capaz.

Não vejo motivo para desistir já da propriedade sem estudar melhor o assunto. Além do mais, estamos constantemente a ser esturricados com radiações eletromagnéticas vindas de todo o lados, do espaço, da terra, de instalações elétricas, emissores de rádio e tv, retransmissores de redes de telemóveis, equipamentos de comunicações pessoais, e mais uma resma infindável de outras fontes.

Não faça disso um quebra-cabeças porque a realidade é esta: se não morrermos devido à radiação de uma linha elétrica vamos morrer pelos danos provocados pelo ar inquinado que respiramos, pelo mercúrio contido no peixe que comemos, pela radiação UV do sol, por um acidente de viação, pelo fumo do tabaco que fumamos ou alguém fuma perto de nós ou por um malfafado infarto do miocárdio! Em suma, há milhentas causas de doenças e de mortes.

Não sei se existe alguma estatística sobre este tema, mas arrisco a afirmar que quase cem por cento das pessoas que se finaram até hoje, nunca tiveram uma casa perto de uma linha de alta tensão. :-)

Não quero com isto dizer que não devemos minimizar os fatores de risco, mas sou da opinião de que há nas nossas vidas outros fatores bem mais influentes do que esse.
    Concordam com este comentário: larkhe, desofiapedro, powerPT, Dias12, Pedro Barradas, sirius86
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 8

Colocado por: #bReis. Teve interesse em ler
    não segui o link, mas li o que colou em inglês, se calhar com tanto interesse como o seu em interpretar as minhas palavras de maneira rasa.

Não digo que morar na montanha seja para todos, nem que só fiquemos doentes com radiações (se estiver atento cruza-se comigo a falar de frigideiras, de telemóveis, de comida e de agricultura), mas por vezes passar mais tempo com pessoas que partilham como se sentem e não o que leram, é uma experiência engrandecedora.
  9.  # 9

Olá a todos mais uma vez.
    Com o intuito de ajudar o André, criador do tópico, investi uns minutos à procura alguém que possa fazer uma avaliação dos possíveis riscos causados pela linha elétrica.

Assim à pressa encontrei o Instituto de soldadura e qualidade:

https://www.isq.pt/servicos/servicos-regulamentares/seguranca-legal/avaliacao-da-exposicao-a-campos-electromagneticos/

Acho que vale pelo menos uma consulta para pedir mais informações.

Talvez mais alguém conheça alguma entidade que também ofereça esse serviço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, luisfs
  10.  # 10

Camões e o serviço público 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões
  11.  # 11

Já em outros tópicos afirmei e continuo a manter o meu discurso.
    Casas assim perto nem dadas ia para lá viver...
    Se um dia surgir uma patologia na família vau ficar sempre.na duvida
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 12

Acabei de ligar para a linha de apoio dessa empresa e a telefonista informou que têm polos em:

. Porto
    . Viseu
    . Castelo Branco
    . Monção
    . Sines
    . Faro
    No entanto, para esse agendamento em específico a pessoa indicada a contactar é o sr Eng Luis Miguel Ferreira (927984454), que está habitualmente em Oeiras.

Sugeriu ligar diretamente com ele e/ou expor o assunto para o seu e-mail [email protected] (perguntei se os dados de contacto eram públicos e disse que sim)

Colocado por: CamõesOlá a todos mais uma vez.
    Com o intuito de ajudar o André (...) Instituto de soldadura e qualidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões, luisfs
  13.  # 13

Colocado por: spvaleJá em outros tópicos afirmei e continuo a manter o meu discurso.
    Casas assim perto nem dadas ia para lá viver...
    Se um dia surgir uma patologia na família vau ficar sempre.na duvida
    Concordam com este comentário:marize

spvale, como democrata que sou respeito plenamente o seu discurso :-)

Mas permita-me este reparo de caráter irónico:

Para manter a coerência vai ter que impedir que a sua família coma, que beba, que apanhe sol e que respire, porque se um dia aparecer alguma patologia vai igualmente ficar na dúvida!
    Ah, e não os pode deixar ir para a cama porque o sítio onde mais se morre é numa cama!
    Concordam com este comentário: sirius86
  14.  # 14

Também podem pedir uma opinião ás cegonhas, constroem muitos condomínios nos postes e continuam a transportar as criancinhas de Paris...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  15.  # 15

Camões, mas se podemos evitar algumas situações (ou pessoas) com as quais não nos sentimos confortáveis, isso não é considerado bom senso?
  16.  # 16

Estes apartamentos nas Colinas do Cruzeiro, estão a ser vendidos acima de 500k€, este MAT parece estar um pouco mais perto.

Poste MAT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões
  17.  # 17

Colocado por: marizeCamões, mas se podemos evitar algumas situações (ou pessoas) com as quais não nos sentimos confortáveis, isso não é considerado bom senso?

Concordo consigo marize,
    o meu comentário anterior foi apenas para tentar desmistificar um pouco esse assunto das linhas de alta tensão que provavelmente são menos perigosas do o simples ato de apanhar banhos de sol. Não foi uma crítica ao spvale.

Todos nós temos os nossos receios, dúvidas e medos e outros sentimentos, é humano.

Cada um deve buscar a melhor forma de conviver com os próprios sentimentos de forma a que estes não se tornem obstáculos na caminhada que fazemos em direção à felicidade.

A sua referência ao caso de existirem pessoas que não harmonizam connosco é um bom exemplo. Eu evito por vezes pessoas que, apesar de não ter nada contra elas, me fazem sentir desconfortável e prefiro manter a distância.

(Só com um olho nem sempre identifico os inimigos do meu espirito atempadamente e por vezes lá tenho que me cruzar com eles)😁😁
    Concordam com este comentário: Dias12, sirius86
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  18.  # 18

Camões, obrigada pelas palavras e pela boa risada também 🙌
  19.  # 19

Colocado por: marizeCamões, obrigada pelas palavras e pela boa risada também 🙌

Oh riso, suave alívio dos mortais, que, qual bálsamo celeste, a alma afaga e o corpo alenta; não só do espírito a tristeza afastas, mas também, em teu jubiloso som, os males do corpo suavemente desvaneces, trazendo ao peito vida e renovada esperança.

😁😁😁

ironia.turnOff ();
    Concordam com este comentário: LrLisboa
  20.  # 20

😂😂😂😂😂😂😂

0.0233 seg. NEW