Bom dia Helder, Sei que em algumas marcas o erro F11 está relacionado com a bomba de drenagem da água(não confundir com a bomba de circulação). Não lhe posso garantir que seja esse também o significado na sua máquina, mas pode tentar verificar se será esse o problema.
-Em primeiro lugar pode tentar perceber se no fundo da cuba têm água em excesso, isso pode ser um indício de que a bomba não está a enviar a água para o esgoto.
-Consulte o manual da máquina e verifique a existência de algum filtro que deva ser limpo regularmente. Algumas máquinas tem um filtro antes da bomba de drenagem para reter partículas de maior dimensão que podem obstruir e danificar a bomba ou entupir as condutas de água.
-Se a máquina está encastrada vai ter talvez que removê-la para ter acesso ao tubo de esgoto e á bomba.
Se conseguir aceder à bomba, ligue a máquina e tente perceber se a bomba está a funcionar ou não.
Se estiver queimada provavelmente não vai fazer qualquer ruído.
Se estiver bloqueada, deve fazer um “gemido” contínuo. (Em alguns casos a electrónica é “inteligente” e desliga a bomba quando deteta um bloqueio).
Se estiver a funcionar corretamente e nenhum filtro ou tubo estiver obstruído, sairá água pelo tubo.
Para tornar o ruído da bomba mais perceptível pode improvisar um “estetoscópio” para auscultar a bomba. Para isso use uma barra ou tubo metálico e encoste uma ponta à bomba e encoste o seu ouvido à outra extremidade. Até uma chave de fenda de maiores dimensões serve para auscultar os movimentos “peristálticos” no ventre da bomba.😁😁
Veja o que descobre e nós vemos se há alguma maneira de ajudar.
Bom dia Camões, Já testei as possibilidades todas da bomba. A bomba está boa funciona corretamente,deita água fora não há entupimento. O problema é logo no início do programa seja ele qual for o programa inicia o programa mete água e logo de seguida dá o erro F11.
Então já podemos excluir essa parte. Quando a máquina mete a água, esta atingirá o nível necessário?
Pode ter o filtro de entrada junto à ligação à torneira com resíduos que diminuem o caudal da água e pode demorar demasiado tempo a encher a cuba. Se o caudal ou a pressão não forem suficientes, o tempo de enchimento pode ser muito longo e a placa de controle “cospe” um erro.
Também pode ser o sensor de nível ou pressostato, que servem para informar o microprocessador sobre o nível da água na cuba.
Verifique esses pontos, pode ser que o problema esteja aí.
No manual não tem nenhuma referência sobre os códigos de erro?
Se o erro aparece imediatamente a seguir ao processo de enchimento da água, é possível que o erro esteja relacionado com esse processo que não está a correr dentro dos parâmetros programados no microprocessador.
Outra causa possível é a bomba de circulação estar com um problema e o erro aparece quando a placa de controle dá o sinal de ligação para a bomba.
Portanto, o erro pode dar-se a seguir ao processo de enchimento da água, ou, no passo seguinte, que pode muito bem ser a entrada em funcionamento da bomba de circulação.
Se a electrónica detetar que a bomba não está a funcionar, avisa com um código de erro.
Para além do erro F11 aparece mais algum sinal? Led aceso por exemplo?
(Com tantas tentativas, mau seria se não acertasse com o problema) 😂😂😂