Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola malta. Ja vi outras discussoes aqui no forum, quando pessoas queriam por algum tipo de piscina num terraco, sempre com os mesmos tipos de repostas. Nao estou buscando validacao da minha opiniao, e sim sugestoes de alternativas para resolver isto, respeitando os limites de sobrecarga.
    No meu caso, tenho um apartamento no 8o andar de um predio de construcao recente, onde ha apenas 1 apartamento neste andar (normalmente sao 2 por andar) pois onde deveria/poderia ser construido outro, ha apenas um terraco de uso exclusivo meu, com uns 150 m2 de area. Acima do meu apartamento, ha a casa de maquinas e outro pequeno terraco (area comum do condominio) porem nao e uma area com uso frequente, pois ha 2 portas que estao sempre trancadas e somente a administracao do condominio tem as chaves - este outro terraco nunca e frequentado por qualquer pessoa, salvo quando ha alguma manutencao a ser feita no telhado do predio, etc.
    Comprei recentemente (e infelizmente nao havia me informado sobre estes calculos) uma jacuzzi da Intex, que mede uns 2m X 2m e uns 70cm de altura. A area util dentro da jacuzzi mede 1.65m, e o limite de agua e na casa dos 50 cm. A capacidade, quando cheia ate os 50cm, e de paorximadamente 1100 litros de agua, o que (segundo meus calculos) resultaria numa sobrecarga de mais de 500 kg por m2.
    Se entendi corretamente, a area com agua e de aproximadamente 2.1382 m2, entendi bem?
    Na ficha tecnica do predio, descrevem o terraco com a area e outros detalhes, e ja menciona que o piso seria de lajetas de betao com esferovite para isomlmento termico. Pensei que se tenho uma carga de agua de 1100 litros e quero respeitar a norma "generica" de 200 kg por m2, ou retiro agua ate a altura de 20cm por m2 (o que nao e pratico) ou que precisaria reforcar a superficie de apoio, onde a jacuzzi se encontra. Cada 4 lajetas medem aproxidamente 1 m2, e pesam 80 kg (20 kg cada), entao calculei que se eu criar um espaco de mais ou menos 2.4m X 2.4m, poderia remover 24 lajetas, reduzindo a carga em 480 kg. Isto faz sentido?

A "ideia brilhante" que me ocorreu, sendo completamente leigo no assunto, foi de que alem de remover estas lajetas para "recuperar" parte da carga planejada, eu poderia tambem criar uma superficie com vigas de madeira lamelada, ou composite, de forma a "espalhar" a sobrecarga um pouco. Isto faz sentido?
    Imagine que a superficie com agua atualmente mede 165 cm (embora o jacuzzi tenha uns 216 cm), ou seja, toda a carga de agua esta apoiada nesta area limitada. Se eu criar uma plataforma para por por baixo da jacuzzi (no espaco onde atualmente tenho as 24 lajetas que vou remover), apesar de que qq viga ira ceder um pouco com o peso, estaria eu desta forma distribuindo um pouco mais a carga, agora que esta plataforma de vigas horizontais estaria ocupando uma area de aproximadamente 5.76 m2, sobre o betao no terraco?

Tenho quase certeza de que nao estou me explicando bem, mas posso prover mais detalhes para ajudar a entender o que pensei em fazer.

Por sinal - se houver algum engenheiro na regiao de Lisboa, tenho interesse de pagar por uma consultoria.
  2.  # 2

Procure saber onde estão os pilares e coloque o jacuzzi sobre um pilar.
  3.  # 3

Colocado por: PickaxeProcure saber onde estão os pilares e coloque o jacuzzi sobre um pilar.

Isto esta indicado na ficha tecnica? E possivel facilmente indicar onde estao os pilares?
      Planta-terraco-1.jpg
  4.  # 4

Colocado por: NewinLisbon
    Isto esta indicado na ficha tecnica? E possivel facilmente indicar onde estao os pilares?

Tem de pedir uma visita ao andar de baixo, para ver se consegue ver por onde anda a malha estrutural do edifício.

PS: qual é a capacidade de agua do jacuzzi? e qual é o peso (sem agua) e área ocupada pelo equipamento escolhido?
  5.  # 5

Colocado por: NewinLisbonIsto esta indicado na ficha tecnica? E possivel facilmente indicar onde estao os pilares?

Precisa da planta estrutural do piso inferior, o construtor do prédio tem e a câmara municipal também tem.
  6.  # 6

vai ao arquivo da camara e consulta o projeto de estabilidade
  7.  # 7

Este e o jacuzzi : https://www.intex.pt/spa-insuflaveis/spa-insuflaveis-bolhas/55078-28428-spa-insuflavel-inte--6-pessoas-purespa-1089-litros

Se for cheia ate a marca do limite maximo de agua, sao aproximadamente 50 cm. A capacidade total e de 1090 litros, e a area interna tem diametro de 165 cm.
    Vazia, pesa aproximadamente 50 kilos, mas isto inclui a bomba e filtro, que ficam ligeiramente separados.

Colocado por: Pedro Barradas
    Tem de pedir uma visita ao andar de baixo, para ver se consegue ver por onde anda a malha estrutural do edifício.

PS: qual é a capacidade de agua do jacuzzi? e qual é o peso (sem agua) e área ocupada pelo equipamento escolhido?
  8.  # 8

são cerca de 300kg/m2...só o equipamento.
  9.  # 9

Que equipamento? E uma jacuzzi de lona/borracha e um motor. Ambos, juntos, somam menos de 50 kg.

Colocado por: Pedro Barradassão cerca de 300kg/m2...só o equipamento.
  10.  # 10

Acho que o pedro barradas estava a falar que faltava qualquer coisinha... tipo os utilizadores do jacuzzi 😁
  11.  # 11

Equipamento + água, perfaz os 300kg/m2
    Concordam com este comentário: zinna
  12.  # 12

Na verdade, se eu entendi correctamente, a carga e maior ainda... sendo 2.13 m2 de area, com 190 litros de agua, nao seriam 1090/2.13 = 511 kg por m2? E alem disto, o peso dos ocupantes.

Por isso estou pedindo ajuda ou sugestoes de como reforcar a base. Vale a pena (ou eu posso ter entendido tudo errado?!) remover as lajetas (o que ja iria eliminar 480 kg numa area de 4 m2) e por algumas vigas lameladas de 9cmx9cm por exemplo? Penso euq assim iria criar uma "base" a qual iria estar no chao do terraco, porem distribuindo um pouco melhor o peso da jacuzzi.

Ou eu entendi tudo errado?

Colocado por: Pedro BarradasEquipamento + água, perfaz os 300kg/m2
  13.  # 13

Eu já expliquei como deve fazer, mas você anda com vontade de inventar.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  14.  # 14

NewinLisbon, imagine que era o seu vizinho de cima a fazer essa "intervenção" implicando uma sobrecarga acima de 500Kg/m² num terraço onde a mesma não deveria ultrapassar os 200...
    Provavelmente opunha-se, certo?
    Concordam com este comentário: marize, sisu
  15.  # 15

Por qual motivo eu iria me opor a isto, desde que fosse feito da forma correta? Desde o inicio, eu ja mencionei que nao tenho intencao de simplesmente por o jacuzzi la e pronto... so o farei se achar uma solucao tecnicamente viavel. Nao irei de forma alguma sobrecarregar o terraco se houver qualquer risco a isto vir abaixo e destruir parte do apartamento vizinho.

Pode explicar sua resposta?

Colocado por: nunogouveiaNewinLisbon, imagine que era o seu vizinho de cima a fazer essa "intervenção" implicando uma sobrecarga acima de 500Kg/m² num terraço onde a mesma não deveria ultrapassar os 200...
    Provavelmente opunha-se, certo?
    Concordam com este comentário:marize
  16.  # 16

Obrigado. Fui a camara municipal hoje e solicitei uma copia do projeto de estabilidade do predio. Assim que o tiver, irei postar uma copia aqui.

Colocado por: Pickaxe
    Precisa da planta estrutural do piso inferior, o construtor do prédio tem e a câmara municipal também tem.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  17.  # 17

Colocado por: NewinLisbonComprei recentemente

Colocado por: NewinLisbonNao irei de forma alguma sobrecarregar o terraco

Vai devolver??
  18.  # 18

Erro
  19.  # 19

Colocado por: NewinLisbonsolicitei uma copia do projeto de estabilidade do predio.

Nada lhe garante que o projeto foi cumprido.
    Tenha atenção que qualquer patologia que hoje exista nos andares inferiores lhe vai ser imputada logo que aplique aí o jacúzi
    Concordam com este comentário: sisu, Pickaxe
  20.  # 20

Colocado por: zedasilvaTenha atenção que qualquer patologia que hoje exista nos andares inferiores lhe vai ser imputada logo que aplique aí o jacúzi

Isso, e qualquer infiltração que surja no futuro.

0.0199 seg. NEW