Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antes de mais, agradeçer a vossa disponibilidade este forum é a verdadeia jóia portuguesa,

Ia pedir se me conseguiam ajudar com uma pequena dúvida, que o "técnico" que me vai instalar indica

Basicamente o meu recuperador é este:
    https://www.ovarmat.pt/pt/mekka/recuperador-de-calor-a-lenha-ventilado-78kw-atlas-mekka-ecodesign_p20574.html

Ou seja é um "recuperadorzinho" com diâmetro de 150mm para a saída de gases, é algo que adquiri para tentar poupar uns trocos (custou 650 euros, hoje em dia um recuperador de uma marca decente é um "rim" kkk) espero que não me saia o tiro pela culatra como se costuma dizer,

A minha dúvida prende-se com o técnico indicar que vai utilizar para saída de gases este tubo do LeroyMerlin de 0.4mm , que diz que já fez dezenas de instalações e nunca teve problemas, disse que se fosse flexível aí teria de ser duplo e mais epesso, mas como é rígido que não vou ter problemas

https://www.leroymerlin.pt/produtos/aquecimento-e-climatizacao/aquecimento-a-pellets-ou-a-lenha/tubos-evacuacao-de-fumos/tubo-1m-inox-04-d150-81894060.html

Em termos de isolamento o mesmo será feito puramente por convecção, vai ter admissão de entrada pelo exterior e duas grelhas uma em cima e outra em baixo da hotte,
    Talvez apenas meta uma tira de silicato em cima do recuperador onde vai encostar/levar o pladur

Perguntas:

1. Ou seja é um tubo com 0,4mm de espessura, vocês acham que isto serve ? É algo que vá durar vários anos?

2. Alguém têm em casa um recuperador "MEKKA" está a correr tudo bem com ele?

3. O tubo de saída de gases deve ir mesmo até ao topo da chaminé ou pode ficar um pouco abaixo?

4. A minha chaminé é como a da foto, ou seja têm uma chapeleira no meu caso em telha, existe algum cuidado que deva ter?
    https://www.blog.lareiras.com.br/7-dicas-para-construir-uma-chamine-eficiente/

5. A entrada de ar pelo exterior é de 80mm (diametro da entrada do recuperador) isto basicamente é fazer um furo na parede do exterior, ligar um tubo e tá feito certo?

Ou seja a pergunta é se não precisa de nada elétrico a "puxar" o ar, se basta estar o tubo ligado com o exterior (e claro uma grelhazita a tapar)
  2.  # 2

Use tubo rígido duplo inox
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dark4ever
  3.  # 3

Colocado por: Dark4ever1. Ou seja é um tubo com 0,4mm de espessura, vocês acham que isto serve ? É algo que vá durar vários anos?
    serve na perfeição desde que devidamente aplicado

Colocado por: Dark4ever3. O tubo de saída de gases deve ir mesmo até ao topo da chaminé ou pode ficar um pouco abaixo?
    até ao topo
  4.  # 4

Colocado por: jorgealvesserve na perfeição desde que devidamente aplicado

até ao topo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dark4ever

Muito obrigado, uma questão quando refere "desde que devidamente aplicado" pode assim por alto indicar o que inclui essa afirmação?

E já agora duas perguntas muito estupidas:

1. O tubo como está na foto está bem posicionado? (é que na etiqueta em baixo do tubo tem uma seta a pontar para cima a indicar "direcao da saida dos gases")

Mas essa parte de baixo não é a fêmea do tubo?
    É que num site de tubos de chaminés diz ".. deve ter em atenção que a fêmea do tubo deverá estar direcionada para cima, conforme o sentido da saída de gases de combustão."

Link Imagem: https://ibb.co/qdsMhXX

2. É suposto encaixar o tubo "por dentro" ou "por fora" ou seja na imagem abaixo

Ou seja na imagem abaixo é suposto o tubo ficar por dentro do encaixa do recuperador no traco azul, ou por fora no traco vermelho?

É que eu comprei a medida certa e nem num nem outro ele encaixa é suposto ter de fazer muita força?
    Link imagem: https://ibb.co/Sdtcx2C
    • SrR
    • 11 agosto 2024

# 5

Encaixe femea para cima e o encaixe macho virado para baixo
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 11 agosto 2024

# 6

Colocado por: Dark4ever
    Ou seja na imagem abaixo é suposto o tubo ficar por dentro do encaixa do recuperador no traco azul, ou por fora no traco vermelho?
    se possivel por dentro
  5.  # 7

Colocado por: Dark4everÉ suposto encaixar o tubo "por dentro"
    o tubo de baixo encaixa por dentro do tubo superior
    é ao contrario: o tubo inferior encaixa por fora do tubo superior por causa do creosoto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 8

Uns dizem uma coisa e outros contrário.
  7.  # 9

Colocado por: SrREncaixe femea para cima e o encaixe macho virado para baixo
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dark4ever

Mas na foto então está correto ou é ao contrário?

Na foto a fêmea é a parte de baixo ou a parte de cima?
  8.  # 10

Colocado por: jorgealveso tubo de baixo encaixa por dentro do tubo superior
    é ao contrario: o tubo inferior encaixa porforado tubo superior por causa do creosoto

Então é suposto fazer "força" para que o tubo ceda e entre por fora?
    É que honestamente nem por fora nem por dentro parece entrar e a medida está certa 😅
  9.  # 11

Colocado por: jorgealveso tubo de baixo encaixa por dentro do tubo superior
    é ao contrario: o tubo inferior encaixa porforado tubo superior por causa do creosoto

1. Fiquei sem perceber, podia-me por favor responder com a foto ou seja se o tubo vai encaixar onde está o traço azul da foto (por dentro do recuperador) ou no traço vermelho (por fora)

2. Também utilizando a foto(a primeira ) então como está o tubo na foto está correto?

Se não estiver certo na foto então porque no tubo tem lá uma seta para cima a indicar "direção da saída dos gases" ?

Estou tão mas tão confuso 😵‍💫😵‍💫😵‍💫
    • SrR
    • 12 agosto 2024

# 12

Colocado por: Dark4ever

Mas na foto então está correto ou é ao contrário?

Na foto a fêmea é a parte de baixo ou a parte de cima?
    não vi a foto, muito basicamente parte mais larga do tubo virada para cima, parte mais estreita do tubo virada para baixo.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 13

Colocado por: VarejoteUns dizem uma coisa e outros contrário.

Nada como puxar pela tola.
    Do processo de combustão resulta a formação de Creosoto que é um líquido oleoso que é comum vermos a escorrer nos tubos das salamandras.
    Para evitar que estes escorridos aparecem na parte de fora dos tubos, os encaixes devem permitir que os escorridos não tenham possibilidade de passar para o exterior.
    Assim o encaixe macho (parte mais estreita do tubo) deve ficar sempre virado para baixo.
  11.  # 14

Colocado por: zedasilva

Nada como puxar pela tola.
    Do processo de combustão resulta a formação de Creosoto que é um líquido oleoso que é comum vermos a escorrer nos tubos das salamandras.
    Para evitar que estes escorridos aparecem na parte de fora dos tubos, os encaixes devem permitir que os escorridos não tenham possibilidade de passar para o exterior.
    Assim o encaixe macho (parte mais estreita do tubo) deve ficar sempre virado para baixo.

O que disse porque o SrR disse uma coisa e logo a seguir o jorgealves o seu contrário, entretanto editou o post.
  12.  # 15

Colocado por: Varejoteo SrR disse uma coisa e logo a seguir o jorgealves o seu contrário, entretanto corrigiu o post.

E desde quando estas duas almas percebem alguma coisa daquilo?
    Concordam com este comentário: SrR, jorgealves
  13.  # 16

Colocado por: zedasilva
    E desde quando estas duas almas percebem alguma coisa daquilo?

Já agora qual a sua opinião sobre tubo simples inox 0.4mm?

https://ibb.co/Sdtcx2C
    Ou seja nesta imagem do topo do recuperador o tubo vai ficar por dentro no traço azul ou por fora no traço vermelho?

E o macho tem de encaixar por dentro do encaixe do recuperador ou por fora?
  14.  # 17

O macho encaixa por dentro do traço azul.
  15.  # 18

No meu recuperador/chaminé nunca tive escorridos, vejo muitos com escorridos, depende do tipo de lenha e humidade da mesma na queima.
    • SrR
    • 12 agosto 2024

# 19

Colocado por: VarejoteNo meu recuperador/chaminé nunca tive escorridos, vejo muitos com escorridos, depende do tipo de lenha e humidade da mesma na queima.
    e depende se alguma secção anda no exterior ou em zonas mais frias, humidade toda a lenha a tem.
  16.  # 20

Colocado por: SrRe depende se alguma secção anda no exterior ou em zonas mais frias, humidade toda a lenha a tem.

Lenha verde, ensopada, encharcada.

0.0232 seg. NEW