Iniciar sessão ou registar-se
    • M134
    • 11 agosto 2024

# 1

Olá, tenho um pequeno problema com um apartamento que pretendo vender. Ele tem usufrutuário, eu quero vender a raiz. Pode o usufrutuário proibir as visitas?
    De acordo com o que tenho lido, o usufrutuário deve cooperar com o proprietário, sob pena de perder o usufruto.
    Agradeço antecipadamente qualquer ajuda nesse tema.
  1.  # 2

Colocado por: M134Olá, tenho um pequeno problema com um apartamento que pretendo vender. Ele tem usufrutuário, eu quero vender a raiz. Pode o usufrutuário proibir as visitas?
    De acordo com o que tenho lido, o usufrutuário deve cooperar com o proprietário, sob pena de perder o usufruto.
    Agradeço antecipadamente qualquer ajuda nesse tema.

Tem lido onde?
    • M134
    • 11 agosto 2024

# 3

Li num website, mas não encontro a página, dai vir aqui questionar se alguém me poderia ajudar neste assunto. Pois tenho o direito de vender a raiz mas o usufrutuário pode continua a residir lá.
    Obrigado pela atenção
  2.  # 4

O direito de usufruto só termina quando ….

1. Morte da pessoa que dele beneficia
    2. Fim do prazo estabelecido.
    3. Renúncia do beneficiário
    4. Se não exercer esse direito durante 20 anos
    5. Existir perda total do bem em questão.
    • M134
    • 12 agosto 2024

# 5

Creio que nao perceberam a minha pergunta, pois eu quero vender o apartamento com usufrutuario pois ''É igualmente possível vender um imóvel que esteja em usufruto. Ou seja, o proprietário desse imóvel pode vendê-lo, mas o usufrutuário continua a residir lá.''
    Simplesmente queria saber se o usufrutuario pode me impedir de mostrar o apartamento, tenho investidores que estao interessados mas querem ver o apartamento primeiro.
    Obrigado
  3.  # 6

O usufruto confere ao respetivo titular o direito de gozo temporário e pleno da coisa ou direito alheio, logo parece-me procedente que o mesmo tenha direito a recusar acesso á sua habitação.
    • M134
    • 12 agosto 2024

# 7

Sim comprendo, mas se o proprietario tem o direito a vender pensei que poderia ter alguma lei em que o usufrutuario tivesse de deixar pelo menos umas vesitas a casa.
  4.  # 8

Já tentou … pedir ?
  5.  # 9

Colocado por: M134tenho um pequeno problema com um apartamento que pretendo vender. Ele tem usufrutuário

Como obteve a raíz?

Qual a sua relação com o usufruário?

De que forma o negócio pode ser apelativo para alguém?

Também há empresas que compram esse tipo de imóvel com ónus.
    Pode-se dizer ónus neste caso?

0.0136 seg. NEW