Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Entre o numeroso grupo de aves úteis à agricultura salienta-se as seguintes:
    A cegonha, que se sustenta de répteis e batráquios.
    O Grão-duque que come por ano mais de 4000 ratos.
    O Mocho e as Corujas, que, além dos ratos que destroem, devoram numerosos insetos noturnos e crepusculares.
    A Garça-real defende a espécie bovina das moscas e mosquitos parasitas.
    O Corvo engole por dia uma quantidade prodigiosa de vermes brancos (rosca), e larvas de muitos insetos variados que vivem escondidos na terra.
    O Peto limpa dos insetos a madeira velha das árvores.
    A Codorniz e a Perdiz comem vermes brancos (rosca) e pequenos insetos.
    O Cuco que vale muito mais que a reputação tem, caça as lagartas peludas que as outras aves não podem comer.
    O Melro limpa os jardins das lesmas e caracóis.
    O Tordo engole por ano mais de um milhão de insetos nocivos.
    O sustento do Estorninho é quási o mesmo que o do Melro ou do Tordo; além disso é também muito guloso por saltões e gafanhotos.
    O Galipso é infatigável caçador de variadíssimos insetos e um benemérito destruidor do teredo, que aniquila as construções navais.
    A Cotovia alimenta-se especialmente de vermes, grilos, saltões e larvas de formigas.
    O Pardal devora o verme branco (rosca), os besouros, moscas, pulgões, etc. Quando tem filhos necessita para bem os alimentar 400 insetos por dia.
    Uma ninhada de Carriças come 150 lagartas diariamente.
    O Rouxinol é um grande destruidor de larvas das formigas, que particularmente aprecia.
    A Toutinegra caça no ar as moscas e mosquitos, e limpa as árvores dos pulgões.
    A Andorinha tem um estômago que pode absorver seguidamente uma média de 340 insetos.
    Contam-se por centenas as lagartas que os Chincharavelhos servem diariamente aos filhos. Um casal destas prestimosas aves absorve por dia 500 ovos, larvas e corpos de insetos.
    Um Pisco fechado em uma sala apanha por dia 600 moscas.
    O Chasco agarra no ar moscas e mosquitos; além disso limpa as vides da pyrale de menos são 115 cachos salvos.
    Vinte Lavandiscas ou Alvéolas limpam em um dia um celeiro de todo o gorgulho. Pode-se calcular bem os serviços que nos prestam estas aves tão gentis, sabendo-se que cada gorgulho pode levar a destruição de 92 grãos de trigo.

https://www.fcsh.unl.pt/pragasnosperiodicos/items/show/1459
    Concordam com este comentário: argo
  2.  # 22

Rouxinol e Cotovia comem larvas de formiga 🐜
    • argo
    • 13 agosto 2024

# 23

Campanha das Quatro Pragas
    Consequência de matar os pardais --> 15 a 55 milhoes de pessoas morreu de fome.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Dias12
  3.  # 24

Não fossem já o aumento das pragas, uma consequência de afastarmos os seus predadores.

Seja com químicos pulverizados por aviões, com desmate de árvores, com plantação de monoculturas, fogos de artifício, caça, ou seja lá o que for.

A minha principal aprendizagem nos últimos anos, começou por assumir a minha ignorância. Há mesmo muita coisa que eu não sei e me questiono se algum dia terei estofo para descobrir. Mas o que vou aprendendo, principalmente através do silêncio e da escuta, tem sido maravilhoso 🙌
      Screenshot_20240813_072924_Chrome.jpg

0.0090 seg. NEW