Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Cumprimentos a todos os foristas e boas férias se for o caso!

Indo diretamente ao assunto, na vossa opinião ou eventual experiência real, qual a melhor solução para corrigir um problema de formigas que surgiu recentemente no meu jardim?

Passo a explicar:

Aqueles pequenos carreiros que eventualmente vão surgindo, têm sido fáceis de controlar e a situação tem-se mantido resolvida.
    No jardim propriamente dito, muito recentemente, tenho verificado um carreiro de formigas a percorrer o muro, que é branco, o que ajudou a fácil identificação dos rastejantes! O que verifico é que eles deslocam-se facilmente de um lado para o outro do jardim, de um dia para o outro. Ou seja, ainda há dois dias lavei com jato de água um carreiro junto ao rodapé do muro e apliquei um granulado. A situação ficou aparentemente resolvida no local. Dois dias depois, o local mantém-se imaculado mas, sensivelmente 3 metros ao lado, o carreiro mantém-se em força. E assim sucessivamente sempre que resolvo a situação num determinado local!! Eu sei que é a Natureza a dar o seu melhor, mas não deixa de ser uma praga infestante e que tem de ser corrigida!

Alguém tem alguma experiência ou informação para uma eficiente desinfestação das formigas do jardim? Ou alguém me aconselha um profissional eficiente para o efeito?

Acham que eventualmente um jardineiro me resolverá a situação?

Obrigado e fico antecipadamente agradecido às Vossas colaborações.

Att,
    Marco Pires
  2.  # 2

Colocado por: Marco_PiresEu sei que é a Natureza a dar o seu melhor, mas não deixa de ser uma praga infestante e que tem de ser corrigida!
    segundo consta elas trabalham mais em função do terreno estar mais ou menos compactado, mas concordo que é um desafio quando não podemos sequer andar descalços que elas entram logo em modo ataque.

1) elas surgem de um lado para o outro, porque o mesmo formigueiro é provavel que tenha mais do que uma entrada

2) nós afogamo-las. E estamos longe de sequer tentar controlar, mas sempre que regamos as árvores e detectamos um "ninho" nobo, atiramos água com alguma pressão. Há quem diga que misturar bicarbonato de sódio e açúcar (2:1) deixando à disposição perto do formigueiro uns dias antes, faz com que elas levem ambos para casa e o bicarbonato em contacto com a água, mata a maioria (nunca experimentámos)
  3.  # 3

Viva Marize

Obrigado pelo seu contributo!

Quando diz que as afoga, nota diferença nos dias seguintes?

Deduzo que no inverno o problema seja minimizado ou mantém o problema na mesma?

Já tem esse problema há muito tempo? Os ninhos estão na relva, como acontece comigo?

Já ouvi falar em plantar citronela, pelos vistos é um repelente natural...

Obrigado
  4.  # 4

Nós não temos relva, temos vários m2 de "ervado" junto da casa e das arvores de fruto.

Curiosamente onde elas fazem mais ninhos é no caminho compactado pela passagem do carro.

Sinceramente não noto diferença, mas também até ao momento não nos chateia muito... passo, encharco algumas, peço desculpa e sigo caminho 😅 temos muitos animais a que nos estamos a acostumar... para lhe dar uma ideia, temos uma osga no quarto que a única maneira de nos vermos livres dela seria sacar tudo a 100% e com o calor que está, deixa lá estar a osga... como lhe disse estamos longe de tentar controlar, é mesmo um dia de cada vez e as formigas nem são uma preocupação (mas são sem dúvida uma realidade)

Como moramos numa encosta e tivemos um inverno bem chuvoso, elas só começaram a reaparacer em força na primavera
  5.  # 5

Lido com esse problema há uns bons anos e, após experimentar outros métodos, verifiquei que o mais eficaz é o inseticida spray para rastejantes da marca continente ou jumbo (o do Lidl não resulta).

Não é ecológico mas resulta. Também tive resultados satisfatórios com um maçarico a gás, mas com muito mais trabalho da minha parte.

No inverno não há formigas de modo a chatear.
    • zed
    • 11 agosto 2024

# 6

Tenho uns carreiros por aqui mas não me incomodam desde que se fiquem pelo exterior, muros, etc. São muito benéficas para o ecossistema.

Quando chove por vezes fogem para dentro de casa, nesse caso uso aquele gel anti-formigas (não é apropriado para utilização no exterior).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 7

Viva,

Tenho um primo que me diz que o uso do pó de talco resolve o problema das formigas. Segundo ele, o odor do talco altera as feromonas que as formigas seguem, daí elas seguirem em carreiro! A sua ingestão também as elimina, segundo a mesma fonte, e é um método ecológico.

Alguém já ouviu falar disto?

Obrigado.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

Quais são os predadores naturais de formigas em Portugal?
  8.  # 9

Colocado por: PalhavaQuais são os predadores naturais de formigas em Portugal?

Galinhas e osgas 😎
  9.  # 10

Sapo 🐸 e rã?

É preciso anfíbios.SOS!
    Concordam com este comentário: marize
  10.  # 11

Colocado por: marize

Galinhas e osgas 😎

Há várias espécies de formigas e as grandes sim, as galinhas comem-nas. Agora aquelas pequeninas carnívoras podem comer uma ou outra, mas depressa aprendem a evitá-las. Por causa do cheiro que libertam.

As osgas são é comidas pelas formigas quando deixam de se mexer. Assim como caracóis, escaravelhos, tudo. São um verdadeiro problema estas pequeninas. As grandes não, não fazem mal nenhum.
      IMG20240812075312_copy_3000x1350.jpg
  11.  # 12

Luís essas pequeninas quando estou a regar, sinto-as a picar na perna e atiro o jacto com toda a pressão para as sacar fora e elas não largam 😂 não sei que raio de garras têm, mas só raspando com a mão é que as desgraçadas descolam!
    • size
    • 12 agosto 2024 editado

# 13

Colocado por: Marco_Pires
    Formigas no jardim, qual a melhor solução para as eliminar?

Usei isto. Eliminação total do ninho.
    O alimento é levado para o linho, onde todas comem .
      FR.png
  12.  # 14

Bom dia size,

E os resultados foram satisfatórios? Penso que esse produto que indica está à venda na Leroy Merlin (não sei se me é permitido referir lojas ou marcas).

Vou tentar com esse produto que penso ser um granulado. Como fez? Colocou o granulado à entrada do ninho?

Obrigado
  13.  # 15

Bom dia , já usei um produto granulado idêntico a esse e fiquei , de boca aberta .
    Nos primeiros 15 minutos pareciam loucas a levar o granulado para dentro do ninho , passado esse tempo era vê las a carregarem com os grãos cá para fora Que praga
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 16

Dentro de casa costumamos usar pó de talco por causa do gato, no exterior junto à porta de entrada usamos um biocida em pó, de aspeto semelhante ao talco, mas que de momento não me recorda a marca. No jardim ou quintal não usamos nada, deixamo-las seguir o curso de A a B evitando apenas deixar alimento em locais onde não as queremos. Isto para a tradicional formiga preta no exterior.
    Concordam com este comentário: zed
    • size
    • 12 agosto 2024

# 17

Colocado por: Marco_PiresBom dia size,

E os resultados foram satisfatórios? Penso que esse produto que indica está à venda na Leroy Merlin (não sei se me é permitido referir lojas ou marcas).

Vou tentar com esse produto que penso ser um granulado. Como fez? Colocou o granulado à entrada do ninho?

Obrigado

Foi eficaz, porque nunca mais apareceram as formigas. Dizimei a espécie no espaço.
    Coloca-se o produto ao redor da saída e entrada do formigueiro e nos possíveis carreiros por onde andam a pastar.
    Sim, o produto vende-se na Leroy Marlin
  15.  # 18

Colocado por: 4por1passado esse tempo era vê las a carregarem com os grãos cá para fora
    😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
  16.  # 19

Colocado por: size

Foi eficaz, porque nunca mais apareceram as formigas. Dizimei a espécie no espaço.
    Coloca-se o produto ao redor da saída e entrada do formigueiro e nos possíveis carreiros por onde andam a pastar.
    Sim, o produto vende-se na Leroy Marlin

Viva size,

O produto que me indica é inócuo para a relva ou é capaz de fazer "mossa"? Utilizou-o em relva? É que alguns carreiros são em plena relva...

Obrigado.
  17.  # 20

Colocado por: marizeLuís essas pequeninas quando estou a regar, sinto-as a picar na perna e atiro o jacto com toda a pressão para as sacar fora e elas não largam 😂 não sei que raio de garras têm, mas só raspando com a mão é que as desgraçadas descolam!

A minha história com elas começou há 10 anos. Numa outra casa onde passava os fds, no primeiro verão, tinha uns tomates maravilhosos mas a praga de formigas pequenas era tal que, se quisesse fazer uma salada de tomate, precisava tirar os calções, vestir calças, calçar meias altas para meter por cima das calças e meter uns ténis. Simplesmente não podia entrar no terreno nem deixar a minha filha brincar cá fora (formiga foi a 3ª palavra que começou a dizer!).

Foi aí que começou a minha saga. Conheço e experimentei todos as sugestões referidas e outras tantas. Já nem sei enumerá-las todas. Gastei uma boa quantia em terra de diatomáceas e mais o aplicador, passei horas e horas com maçaricos, todos os pós, todos os líquidos, toda a espécie de biokil, o gel, as armadilhas, sei lá! Por isso quando alguém pede ajuda gosto de dizer logo a solução eficaz, mesmo sabendo que não é a melhor para quem está numa fase inicial do problema.
    Concordam com este comentário: marize

0.0198 seg. NEW