Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Estou a iniciar o processo de construção de uma habitação de uma moradia num terreno que possuo e no orçamento que me foi apresentado pelo empreiteiro contém as seguintes condições de pagamento:

- 5% com a assinatura do contrato
    - 25% com a entrada em obra
    - 60% prestações intermédias
    - 10% na entrega da obra

O valor do orçamento ronda os 280k €.

Ou seja, com estas condições teria de adiantar 30% do valor do orçamento mesmo antes de a obra iniciar, que corresponde a cerca de 85k €.

É normal pedirem estes valores como entrada? Sinceramente não me sinto muito confortável de libertar estes valores antes de os trabalhos estarem feitos.

Qual é a melhor forma de negociar isto com o empreiteiro?

Alguma sugestão que possam fazer?

Obrigado.
  2.  # 2

5% com entrada em obra, o restante com autos de medição mensais.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  3.  # 3

Nunca aceite essas condições de pagamento.
    Até pode aceitar os 5% com a assinatura do contrato, mas os pagamentos seguintes tem que ser da seguinte forma:
    Após conclusão das escavações x%
    Após conclusão da estrutura y%
    Após conclusão das alvenarias z%
    Após conclusão da cobertura k%
    Após conclusão dos revestimentos das paredes w%
    Após conclusão das carpintarias n%
    Após conclusão de qualquer coisa m%

Não tem que ser exatamente assim, mas tem que ser após a conclusão das várias fases da construção, e em cada pagamento desconta os 5% que pagou com a assinatura do contrato.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, imo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  4.  # 4

Colocado por: Varejoteo restante com autos de medição mensais.

Isso é o ideal, mas tem que existir um mapa de quantidades e um orçamento descriminado, que não me parece que exista neste caso.
  5.  # 5

Colocado por: Pickaxe
    Isso é o ideal, mas tem que existir um mapa de quantidades e um orçamento descriminado, que não me parece que exista neste caso.

Sim, pode ser por fases de conclusão, mas tem de ter atenção às percentagens, muitos com estrutura concluída, já contam mais de 60%/70% do total.
  6.  # 6

Colocado por: Rui456Qual é a melhor forma de negociar isto com o empreiteiro?

Olá,
    Mostrar que percebe da poda e que não está para ser levado de paleio dessa maneira.

Já agora, foi o único orçamento que recebeu?
    Como eram os outros? Também eram assim?

O seu Fiscal o que acha disto tudo?!
    O que deu ao empreiteiro para orçamentar? Mapa de Quantidades pelo menos?

A que se devem, como se justificam 30% antes de entrar em obra. Como foi calculado este valor?

Colocado por: Rui456Sinceramente não me sinto muito confortável

Sinais dos tempos modernos...
    Infelizmente isto hoje em dia está muito desequilibrado para o lado dos empreiteiros. E se todos na mesma zona fazem isto, é uma pena, mas terá que lidar com isso. Cada vez que passar a imagem de leigo, leva sarrafada.
  7.  # 7

Colocado por: Rui456Alguma sugestão que possam fazer?

Tal como já aqui foi indicado, evite esse tipo de situação em que entrega uma fatia grande do valor como adiantamento. Mesmo que as prestações intermédias seja mais suaves, o empreiteiro já tem um valor alto do lado dele, e se alguma coisa correr mal, esse dinheiro a mais (a mais daquilo que estará efetivamente construído) já não o recupera. Eu até concordo que seja feito algum adiantamento em determinadas circunstâncias (para garantir a encomenda de materiais para algumas especialidades, como serralharias e carpintarias por medida, por exemplo), mas dentro de limites razoáveis.
    Idealmente, deverá efetuar pagamentos mais em linha com aquilo que vai sendo concluído, ou por fases especificas ou com pagamentos mensais de acordo com as despesas reais daquele mês.

Colocado por: VarejoteSim, pode ser por fases de conclusão, mas tem de ter atenção às percentagens, muitos com estrutura concluída, já contam mais de 60%/70% do total.

Este é outro perigo. O empreiteiro (mesmo que não tenha a ideia de dar o golpe), simplesmente é mal orientado, recebe os pagamentos e enfia o dinheiro no lugar errado 😅, seja noutra obra que está mais descontrolada, seja num camião novo ou qualquer coisa assim, e depois mais para a frente, nem materiais nem dinheiro para acabar a obra...
    Concordam com este comentário: marize, Camões
  8.  # 8

Recomendo claramente um mapa de quantidades. É a forma mais clara de se validar os pagamentos devidos seja mensalmente, seja pelas diferenças que se vão efetuando em obra.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  9.  # 9

claramente o empreiteiro está a defender-se, mas você tb precisa de se defender.

os 5% com assinatura do contrato, tb me parece bem. tem de haver um sinal de compromisso para com o empreiteiro.

os tais 25% com a entrada em obra, até pode nem ser viável para o dono da obra. porque o banco não vai libertar tanto dinheiro sem estar nada feito, nem pode haver capitais próprios deste volume.

como vai precisar de uma fiscalização independente do empreiteiro, é boa altura para arranjar uma, até para o ajudar na elaboração do contrato que vai assinar.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, marize
  10.  # 10

Já foi dito tudo o que penso, 5% e o restante por etapas,
    demolição x%,
    Escavação x%,
    Estrutura x%,
    Vamos iniciar em Setembro e vai ser nesses moldes, final de etapas pagamos x que estava no orçamento.
  11.  # 11

Colocado por: spvaleEstrutura x%,

Atenção a esta fase.
    Deveria ser incluído aqui a impermeabilização de zonas enterradas e a movimentação de terras no logradouro.
    Já vi muito DO a adjudicar só a estrutura e depois ter que pagar estes trabalhos à parte
    • spvale
    • 13 agosto 2024 editado

# 12

Colocado por: zedasilva
    Atenção a esta fase.
    Deveria ser incluído aqui a impermeabilização de zonas enterradas e a movimentação de terras no logradouro.
    Já vi muito DO a adjudicar só a estrutura e depois ter que pagar estes trabalhos à parte
    Não aprofundei mas até o Betão de limpeza está descriminado.
    No final é só somar os itens efectuados.
    Acima de tudo uma boa relação de confiança de ambas as partes...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 13

Muito obrigado a todos pelas respostas.

Vou levar este feedback e tentar negociar para que sejam apenas os 5% na assinatura e o restantes em autos mensais. Estou apenas a ponderar, caso seja necessário abrir um pouco a mão do meu lado, se os 5% inicias não forem suficientes para cobrir o custo de todo o material, pagar o remanescente desse custo até um máximo de 20k.

Quem irá executar a obra é uma empresa que tem diversos serviços, desde arquitetura, fiscalização de obra, remodelações, construção, etc. Aliás, foram eles mesmos que elaboraram os projectos de arquitetura, daí já terem um maior conhecimento do que é para executar em obra e até do próprio terreno que o visitarem algumas vezes. Pelo que também já existe uma relação de confiança anterior, pois durante a elaboração dos projectos de arquitetura e especialidades eu sempre paguei as facturas das diversas fases do projecto a tempo e horas.
  13.  # 14

Uma empresa do não se preocupe com nada?
    Boa sorte!
    Certamente que vai precisar.
    • Rui456
    • 13 agosto 2024 editado

# 15

Colocado por: spvaleJá foi dito tudo o que penso, 5% e o restante por etapas,
    demolição x%,
    Escavação x%,
    Estrutura x%,
    Vamos iniciar em Setembro e vai ser nesses moldes, final de etapas pagamos x que estava no orçamento.

Apenas por curiosidade, qual é a zona/região do empreiteiro/construtora?
  14.  # 16

Colocado por: Rui456

Apenas por curiosidade, qual é a zona/região do empreiteiro/construtora?

Famalicão,

Mesmo 20k é já um valor considerável, mas tente falar com o mesmo.
    Certamente donos de obra caloteiros também existem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui456
  15.  # 17

Colocado por: spvale
    Famalicão,

Mesmo 20k é já um valor considerável, mas tente falar com o mesmo.
    Certamente donos de obra caloteiros também existem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui456

Eu estou a construir num concelho ao lado do seu. Não me consegue indicar o seu empreiteiro por mensagem privada? Seria bom pedir-lhe um orçamento...
  16.  # 18

Eu também estou interessado em obter outro orçamento de outro empreiteiro em Famalicão. Pode partilhar o nome da empresa?
  17.  # 19

Ambos não consigo deixar mensagem privada,
    Deixem os respectivos e-mails.
  18.  # 20

Colocado por: spvaleAmbos não consigo deixar mensagem privada,
    Deixem os respectivos e-mails.

Podes enviar para [email protected]
    Obrigado.

0.0221 seg. NEW