Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Qual a espessura mínima aconselhada de painel de lã de rocha para revestimento de paredes exteriores (capoto),cujas paredes foram executadas com blocos térmicos de 30 cm de espessura da Artebel?
    Obrigado
  2.  # 2

Obra nova?
  3.  # 3

Sim
  4.  # 4

Nesse caso, existe um projeto de térmica onde inica quais os requisitos necessários.
    Pode alterar a solução desde que cumpra o mínimo que está na térmica.
    Atenção às alterações, nem sempre mais isolamento é melhor. As coisa devem ser ponderadas e escolhidas com tino.

Já agora, qual a razão por estar a considerar lã de rocha?
  5.  # 5

Casa isolada em zona florestal
  6.  # 6

Como o zedasilva disse consulte o projeto térmico!
    De grosso modo pode substituir a espessura de isolamento constate no projeto térmico pela mesma espessura em lã de rocha.
  7.  # 7

Colocado por: Eduardo A C PereiraCasa isolada em zona florestal

E o projeto de térmica inicial já não contou com essa condicionante?
    Tem noção que não é qualquer aplicador que sabe fazer um trabalho minimamente decente com lã de rocha?
  8.  # 8

Colocado por: zedasilva
    E o projeto de térmica inicial já não contou com essa condicionante?

Quantos projetos conhece que contemplem essa situação?

Colocado por: zedasilva
    1. Tem noção que não é qualquer aplicador que sabe fazer um trabalho minimamente decente com lã de rocha?

Se seguirem as regras de aplicação não há necessidade de assustar o Eduardo ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 9

Colocado por: SEEINGQuantos projetos conhece que contemplem essa situação?

Na verdade, muito poucos.
    Nós continuamos a fazer projetos apenas para cumprir regulamentos, não para cumprir os requisitos dos DO.

Colocado por: SEEINGSe seguirem as regras de aplicação não há necessidade de assustar o Eduardo ;-)

Não é assustar, é avisar.
    :)))
  10.  # 10

Colocado por: zedasilvaNa verdade, muito poucos.

A própria legislação é completamente omissa nesse aspecto.
    Basta ver a "recente" revisão do SCIE e da Portaria 135/2022 onde se permitem sistemas ETICS com EPS até aos 28 metros, sim 28 metros. Agora imagine um fogo que comece no RC, sem quaisquer medidas corta fogo, é sempre a andar por ali acima.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 11

Obrigado pela V. ajuda
  12.  # 12

Colocado por: zedasilvaNão é assustar, é avisar.

Bem, fazem disparates nos sistemas com EPS que muito provavelmente os repetem com lã de rocha ou lã de vidro.

A diferença principal nos sistemas com lã de rocha está na preparação da base, que na minha opinião deve estar rebocada.
    Na colagem, que também na minha opinião deve ser integral.
    E no barramento armado que, também na minha opinião exige um pentear prévio da placa com a argamassa isto antes de iniciar o barramento armado propriamente dito.

Tirando estes "pormaiores" como alguém que conheço costuma dizer, o resto é exatamente igual.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Eduardo A C Pereira
  13.  # 13

Colocado por: SEEING
    Bem, fazem disparates nos sistemas com EPS que muito provavelmente os repetem com lã de rocha ou lã de vidro.

A diferença principal nos sistemas com lã de rocha está na preparação da base, que na minha opinião deve estar rebocada.
    Na colagem, que também na minha opinião deve ser integral.
    E no barramento armado que, também na minha opinião exige um pentear prévio da placa com a argamassa isto antes de iniciar o barramento armado propriamente dito.

Tirando estes "pormaiores" como alguém que conheço costuma dizer, o resto é exatamente igual.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,Eduardo A C Pereira

Depende da marca que usar, mas algumas já tem a lá já com primário próprio para evitar essa situaçao, tipo a Sto e a rockwool
  14.  # 14

Colocado por: marcocarDepende da marca que usar, mas algumas já tem a lá já com primário próprio para evitar essa situaçao, tipo a Sto e a rockwool

Verdade marcocar mas veja quantas obras são realizadas com a STO e quantos painéis de lá de rocha pré-barrados encontra em obras no mercado nacional.

No final devemos sim referir o que se usa em Portugal e aquilo que o cliente tem vontade de pagar.

0.0153 seg. NEW