Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas amigos,

Comprei um forno novo AEG que vem com ficha Schuko para ligar à corrente. Ora o antigo forno estava ligado diretamente à caixa de derivação e reparei no quadro que o disjuntor dedicado ao forno é de 20 amperes enquanto que o da ficha na parede ao lado, onde está ligado o microondas, é de 16 amperes.

Questiono, na minha ignorância, se devo cortar o cabo do forno, junto à ficha Schuko, descarnar os fios e ligar diretamente na caixa de derivação ou se existe outra forma que me esteja a escapar.

Obrigado e um abraço.
  2.  # 2

Se quiseres perder a garantia do forno, corta o cabo....

Se não, coloca uma tomada na parede :)
    Concordam com este comentário: bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, glpsace
  3.  # 3

Certamente que se o forno vem equipado com uma ficha Schuko tem uma potência máxima igual ou inferior a 3,68 KW. Por isso, como referiu o pedrodmsousa, o mais sensato é montar uma tomada apropriada na parede.

Nunca é demais alertar para tomar todas as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes com energia elétrica.

Isto de dar conselhos para mexer em eletricidade e gás é um pouco arriscado porque nunca sabemos qual a capacidade técnica da pessoa que recebe os conselhos.
    Outro problema é que não sabemos em que condições técnicas se encontra a instalação elétrica, nomeadamente no que diz respeito a interruptores diferenciais para proteger os utilizadores.
    (Não estou a acusá-lo de ser incompetente)😀👍🏻

Se está à vontade para fazer o trabalho, tome igualmente todas as precauções, nomeadamente desligar o geral do quadro e certificar-se de que ninguém o liga inadvertidamente enquanto está a executar os trabalhos na instalação.

Se não está à vontade, contrate um profissional qualificado para fazer o trabalho.

Não gostaria de ser cúmplice no caso de qualquer acidente, porque ao dar conselhos deste tipo estamos a incentivar as pessoas a fazerem o trabalho elas próprias.

Não sei até se isso pode ter consequências legais no caso de alguma coisa correr mal. Deixo aqui a dúvida na esperança de que alguém possa esclarecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, glpsace
  4.  # 4

Muito obrigado pelas Vossas respostas.

Realmente a questão da garantia é muito pertinente e, tratando-se de um eletrodoméstico novo, realmente não quero inviabilizar a mesma por cortar o cabo, seja por mim ou por um profissional.

Parece-me que a solução mais sensata será colocar uma tomada de qualidade, aproveitando a ligação existente ligada ao disjuntor dos 20A no quadro geral, e arrumar o assunto.

Também não me aventuro muito na questão da eletricidade, tendo muito respeito e cuidado, mantendo-me nos "biscates" simples, sem grandes aventuras e desligando sempre tudo no quadro, sem hipótese que voltem a ligar por engano, enquanto estou a tratar da questão.

Um abraço.
  5.  # 5

Colocado por: pedrodmsousaSe quiseres perder a garantia do forno, corta o cabo....

Se não, coloca uma tomada na parede :)
    Concordam com este comentário:bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize,glpsace
    e substituir o disjuntor por um de 16A
    Concordam com este comentário: bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glpsace
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvese substituir o disjuntor por um de 16A
    Concordam com este comentário:bettencourt

Exactamente, leis antigas na época futura
  7.  # 7

Colocado por: jorgealvese substituir o disjuntor por um de 16A
    Concordam com este comentário:bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário:glpsace

Então não posso deixar ficar o de 20 amperes?
  8.  # 8

Não, se colocar uma tomada schuko
  9.  # 9

Colocado por: bettencourtNão, se colocar uma tomada schuko
    Estas pessoas agradeceram este comentário:glpsace

Bolas, que chatice, quase dá vontade de cortar a ficha Schuko e ligar diretamente à caixa. Que se lixe a garantia! :)

Bom, lá vou ter que comprar um disjuntor de 16A (é irrelevante se não for da mesma marca/família? os do quadro são todos Efapel) e uma tomada Schuko, provavelmente da Schneider ou algo do género.

Obrigado e um abraço.
  10.  # 10

Colocado por: glpsace

Bolas, que chatice, quase dá vontade de cortar a ficha Schuko e ligar diretamente à caixa. Que se lixe a garantia! :)

Bom, lá vou ter que comprar um disjuntor de 16A (é irrelevante se não for da mesma marca/família? os do quadro são todos Efapel) e uma tomada Schuko, provavelmente da Schneider ou algo do género.

Obrigado e um abraço.

Pode por de qualquer marca. Só tem de garantir que a curva é a mesma (representada por uma letra, esse deverá ser C) e que o poder de corte é pelo menos igual ou superior a esse (provavelmente esse que tem é de 3kA, mas pode ser 4,5kA, 6kA etc)

0.0120 seg. NEW