Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

200 m2 de relva nem é assim muito.
    • argo
    • 13 agosto 2024

# 2

730€/més de agua da rede potável para regar é de se considerar alternativas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 3

Colocado por: VarejotePor norma quando se dá baixa, ou mudança de titular nos SMAS Sintra, damos a contagem e os SMAS vão lá confirmar.

Eu tenho uma situacao engracada dessas, mas em Aveiro....

No 1o ano da universidade quando sai do apartamento onde estava em 2011, fui as aguas de aveiro cancelar o contrato. Dei a contagem, assinei a papelada, abandonei a casa e siga para bingo. Julho de 2015, primeiro contrato de trabalho. Ao fim de 1 mes, a empresa recebe uma carta para me penhorar o ordenado... das aguas de aveiro.
    La vou eu tentar investigar o que e que se passa, e descubro que como o contador da agua era dentro de casa e as Aguas de Aveiro so cancelam o contrato apos irem confirmar a contagem, os inquilinos posteriores andaram a usar agua a minha conta durante 5 meses porque as aguas de aveiro nunca conseguiram ir confirmar a contagem :) E entretanto uma divida de cerca de 220e tinha-se tornado em 600e + outros 600 em custas judiciais. Siga para um familiar advogado que me recomenda a assumir a divida, porque o que iria pagar em honorarios, custos e deslocacoes ao tribunal de Ovar mais a dificuldade de obter a documentacao necessaria nao ia compensar minimamente.

Serviu-me de licao e nos dias que correm mesmo com leituras de telemetria faco questao de enviar email com foto do contador e confirmar 3x em como cortaram tudo de cada vez que saio de uma casa.
  3.  # 4

Colocado por: IkoEu faço tudo por poupar água, e 700€ são quase 3 anos de consumo aqui em casa, família de 3.

familia de 4 e os 700€ tb chegavam para 3 anos, mas tenho uma cisterna de onde rego o jardim e lavo os carros.

voltando ao caso. uma casa em sintra de 400m2 com 200m2 de relva, estamos a falar de pessoas com mais posses do que o cidadão médio. pelo que a minha sugestão seria fazer uma big cisterna para acumular água durante o inverno para regar a relva durante o verão.

quanto aos 700€ vendo os escalões é capaz de ser mesmo o jardim o motivo do gasto.
  4.  # 5

Obviamente que n é nos banhos e na rega da relva que gastou isso.

Ou gastou noutra coisa, ou a contagem do início de mês n estava certa. Em Sintra ao início faziam a contagem a cada 2 meses, agora tem sido a cada 3 meses...

A faturação bate certa com o contador? Quantos m3 foram faturados?
  5.  # 6

Colocado por: Lee42bBoa tarde,

Mudei-me a um mês para uma moradia, são 400m2 de construção e 900m2 de terreno, esse mês recebi uma fatura da smas Sintra no valor de 730€.
    Parece me um exagero a considerar que só vivemos eu e a minha esposa, e só tomamos banho 2 vezes ao dia.

Não considero a possibilidade de fuga de água já que o contador não altera sem razão.
    Mas penso que a rega da relva possa ser a culpada por todo esse consumo de água. São 200m2 de relva, que é regada por 4 minutos, 2x ao dia.

Esse consumo é justificado pela relva?

Agradeço antecipadamente

2 pessoas, 2 banhos diários + consumo normal sem nenhum cuidado de poupança deve gastar aproximadamente 25m3.
    Considerando que houve leitura no mês anterior, teve um consumo proximo de 90m3 com a rega.
    Agora é tentar saber se bate certo esse consumo.

Qual a quantidade de aspersores e qual o débito de cada um?
  6.  # 7

2 pessoas 2 banhos + consumo normal 25m3???

Eu com gatos, cães, 2 adultos, mais criança, gastamos 5/7m3 por mês... se dobrássemos os banhos não gastaríamos o dobro mas ok...

Alias houve um mês em que fiz asneira e reguei com agua da rede ao invés de agua do furo e gastei cerca de 35m3...

Eu diria que provavelmente nessa fatura entrou agua da obra... o ideal é verificar o consumo na mesma hora em 2 ou 3d seguidos e percebe logo se foi da obra ou se por ventura tem uma fuga...
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 8

Colocado por: diouf_matos2 pessoas 2 banhos + consumo normal 25m3???

Colocado por: nielskysem nenhum cuidado de poupança deve gastar aproximadamente 25m3.

Vai lá tomar banho de 20 minutos 2 vezes ao dia e faz as contas no final do mês.
  8.  # 9

Colocado por: nielsky

Vai lá tomar banho de 20 minutos 2 vezes ao dia e faz as contas no final do mês.

20minutos são 4 banhos 😂
  9.  # 10

Há quem tome banho à gato, esses gastam pouca água.
  10.  # 11

Isso deve ser problema de contagens... o valor que está na fatura bate certo com o contador? Tinha dado as contagens antes?

Cá em casa somos 4, rego metade dessa relva (também já a habituei a beber pouco), enchi parte de uma piscina... nem chego a esse valor por ano.

Também sou de Sintra, as minhas faturas são sempre bimestrais, veja também o periodo da mesma.
    • reg
    • 13 agosto 2024

# 12

Colocado por: Lee42bSão 200m2 de relva

Com essa área já compensa ter o furo.
    Quantos às contas é fácil, é só contar quantos difusores de rega tem e somar, depois saber que marca e modelo tem, conforme potência, pesquisar na internet quantidade de água que gasta por minuto e fazer as contas.
    • reg
    • 13 agosto 2024

# 13

Colocado por: diouf_matosEu diria que provavelmente nessa fatura entrou agua da obra...

Se a casa tem piscina, é bem possível que encheram antes de vender daí essa conta.
  11.  # 14

Colocado por: reg

Se a casa tem piscina, é bem possível que encheram antes de vender daí essa conta.

Quando se compra, muda o titular e atualiza a contagem à data da mudança.
    Até podiam ter gasto 500m3, que não era imputado ao novo titular.
  12.  # 15

Mesmo enchendo a piscina nunca dá um valores desses. Que gaste 100 euros por isso.

Só se for uma piscina olímpica.

O utilizador deu as contagens? Alguma vez alguém foi ver as contagens? Aqui só aparecem de vez em quando...

Isso provavelmente é uma estimativa sem sentido, ou água usada antes do utilizador estar na casa, ou ambas.
  13.  # 16

Com essa área já compensa ter o furo.
    Quantos às contas é fácil, é só contar quantos difusores de rega tem e somar, depois saber que marca e modelo tem, conforme potência, pesquisar na internet quantidade de água que gasta por minuto e fazer as contas.

Não me parece que compense a não ser que consiga água muito próximo da superfície e não seja daquela já com 500 furos em que no Verão desaparece. A relva não precisa de tanta água assim... depois com o excesso de regas fica com as raízes pouco fundas e ai vai precisar de muitas regas.
  14.  # 17

Colocado por: VarejoteHá quem tome banho à gato, esses gastam pouca água.

Ainda vão buscar agua ao chafariz publico.
  15.  # 18

Esse valor apresentado dá um consumo de 115 m3.
    Considerando:
    - 30 dias.
    - 25m3 consumo da casa.
    - 90m3 consumo rega.

3m3 /dia equivale a 1,5m3 por período de rega.

Eu como tenho agua do furo não faço ideia de quanto consumo para regar a horta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • reg
    • 13 agosto 2024

# 19

Colocado por: bmccruzA relva não precisa de tanta água assim...

Depende muito, tenho vizinhos que têm furos e regam só porque sim, aí tem razão, regar 2 vezes por dia 4 minutos cada não assim tanto.
  16.  # 20

Colocado por: nielskyEsse valor apresentado dá um consumo de 115 m3.
    Considerando:
    - 30 dias.
    - 25m3 consumo da casa.
    - 90m3 consumo rega.

3m3 /dia equivale a 1,5m3 por período de rega.

Eu como tenho agua do furo não faço ideia de quanto consumo para regar a horta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Uma bomba de furo de 1"1/4 tira cerca de 4-5m3/h

0.0216 seg. NEW