Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: TFBÉ bastante longe mas posso ajudar á mesma... A piscina encontra se em que fase de construção? No seu desenho não vejo tubagem para aspiração, e na minha opinião dois bicos de entrada para 4,5m de largura parece curto para uma limpeza de lixo á superfície eficaz. Como já foi dito anteriormente, usar hidrotubo até á casa das máquinas, joelhos e T's, muita mas mesmo muita cola nas montagens, lixar muito bem a zona a colar... se quiser faço um esquema para que possa fazer as ligações
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dark4ever

Muito obrigado pela ajuda todas essas pequenas dicas são muito valiosas

Quem construiu a piscina foi um familiar meu que usou um esquema que um conhecido usou para a casa dele eu não entendo nada disto e só agora que comecei a pesquisar é que toda a gente fala no buraco para aspiração mas de facto não tem, apenas possui dois injetores e dois skimmers

Nesta fase da construção já não deve dar para adicionar o bocal de aspiração deduzo eu

A piscina está assim

https://ibb.co/QPN5Lmk
    • RUIOLI
    • 13 agosto 2024 editado

# 22

Julgo que há skimmers com buraco para a aspiração no próprio skimmer.

Só com dois injetores, tem de os abrir ao máximo na bola de regulação de caudal.

Tem dois projetores, como vai fazer a iluminação?

De resto é como lhe disseram, Hidrotubo até a casa das máquinas, produto de limpeza nas zonas de colagem, muita cola e da boa.

Tem fotos da casa das máquinas?
    • TFB
    • 13 agosto 2024

# 23

Muito honestamente eu faria o furo para a tomada de aspiração, a piscina ainda só está no reboco e não vejo qualquer problema em corrigir nesta altura, vai é dar trabalho. A única alternativa é um robot de aspiração. Relativamente às curvas do hidrotubo, não aconselho a mais de 25°, os joelhos servem para isso mesmo, para direcionar o hidrotubo sem ter que usar vários metros de tubo, e os T's também senão tinha que ter uma válvula para cada bico ou skimmer
    • TFB
    • 13 agosto 2024

# 24

Colocado por: callinas
    Os joelhos serão pontos de fuga possível de água. Portanto, situação a evitar. O tubo é flexível, não dobra,
    faz curvas longas com o tudo e usa só acessórios na zona da casa das maquinas.

A solução que descreve é possível mas se todos os terminais chegarem diretos á casa das máquinas, vai ser preciso bastante espaço e muitas uniões, essa situação não é muito recorrente.
    É preferível que a montagem na casa das máquinas seja algo como isto...
      IMG_20240813_163821.jpg
  2.  # 25

Colocado por: TFB

A solução que descreve é possível mas se todos os terminais chegarem diretos á casa das máquinas, vai ser preciso bastante espaço e muitas uniões, essa situação não é muito recorrente.
    É preferível que a montagem na casa das máquinas seja algo como isto...
      IMG_20240813_163821.jpg

Para este user, uma casa das máquinas dessas facilitava imenso.
    Concordam com este comentário: callinas
  3.  # 26

Sim, uma solução assim é ideal. É só ligar
  4.  # 27

Já agora, aproveitando o tópico, tenho duas questões:
    1 - Usam estabilizador de cloro? Tipo este: https://www.leroymerlin.pt/produtos/jardim/piscinas/tratamento-e-manutencao-de-piscinas/cloros-e-tratamento-de-aguas/estabilizador-de-cloro-4kg-qp-17784781.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_jardim_piscinas_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwq_G1BhCSARIsACc7Nxp6BGHquyLg4whcHTqZLm-6E_dCsdQ851EPqOaA3Gi6YklYwiIlNycaAuFpEALw_wcB
    2 - Quando a bomba está parada o vosso clorador salino desliga? O meu desliga o funcionamento da célula de eletrolise, mas fica ligado a ler valores (sondas estão na célula), como é água parada os valores de PH, sal, temperatura ficam disparatados... como tenho App para ler os valores com alarmes para quando estão fora dos parâmetros normais, se não souber que a bomba está parada, fico um pouco assustado...era mais inteligente não reportar quaisquer valores com a bomba parada (ou mostrar os ultimos com a bomba a funcionar, mencionando a ultima medição regular)
  5.  # 28

Colocado por: RUIOLI

Lá atrás deixei um link do OLX de uma empresa que vende material de piscina, bomba+filtro+QE+clorador+doseador de PH tudo por 1000€...por este preço, em poucos anos já gastou o diferencial em químicos...mas o user parece que prefere as pastilhas de cloro

Ok podemos dizer que o clorador salino é melhor… estou à vontade porque tenho esse sistema há mais de 20 anos. Mas nao sei se economicamente é mais vantajoso face às pastilhas de cloro. Não esquecer que a célula tem uma vida útil de cerca de 4 anos e que a sua substituição tem um preço elevado.
  6.  # 29

Uma ajuda pessoal

Foi ver a casa das máquinas (que não tem máquinas) e reparei em algo que acho que vai ser um bico de obra, porque tem lá um tubo que não me parece ser hidrotubo que é o tubo do ralo....

Este tubo (foto no link abaixo) têm 60mm se medir por dentro e 70mm se medir por fora

Isto não vai dar problemas? Não é um tubo grande demais? A bomba vai ter força ?

Já tinham visto algo assim?

Como vou adaptar este tubo a outro?

https://ibb.co/P9h8TZw
  7.  # 30

É de 63, tem acessórios para fazer essa transição para 50.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fresias
  8.  # 31

Uma pergunta (a ver se a última kkk)

Quantas válvulas é que vocês acham que preciso para a casa das máquinas?

Eu só vou ter um tubo do ralo, o tubo dos skimmers(que a água vai chegar num único tubo porque vou fazer colocar um "T", e o tubo de retorno para os bocais)

Será preciso válvula para o tubo do ralo?

Senão são só duas válvulas?
    • RUIOLI
    • 16 agosto 2024 editado

# 32

Necessita de mais uma para o esgoto, no ralo deve levar para o caso de ter de fazer manutenção a bomba, o mesmo (uma válvula) para a linha dos injetores. Se meter aspiração, também terá de ter válvula.
    • TFB
    • 17 agosto 2024

# 33

Válvula para skimmers, válvula para ralo de fundo e válvula para tomada de aspiração, neste caso inexistente, são 3 válvulas para entrada. Válvula para retorno, os injetores, e o esgoto não necessita de válvula. Na foto que coloquei acima tem lá o esquema de montagem básico da casa das máquinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dark4ever
  9.  # 34

Numa versão low cost pode não ter válvula na linha de esgoto, mas é recomendável, com o tempo a válvula seletora perde eficácia e deixa passar água para o esgoto, se não tiver válvula de seccionamento vai ter perdas de água por ali.
    Concordam com este comentário: Fresias
  10.  # 35

Boas malta uma questão adicional que me está a fazer um bocado de confusão e o eletricista não atende ...

Eu na piscina tenho para já apenas estas inserções (nicho) para as luzes:

https://www.piscinayspa.com/pt/acessorios-piscinas/23/iluminaco/368/nicho-padro-para-projetores/

A minha dúvida é, eu para as luzes tenho de comprar umas que venham com o encaixe frontal ou não? (Por encaixe frontal refiro-me ao aro exterior que vejo em algumas luzes PAR56

Por exemplo, estes exemplos trazem o caixilho branco (aro)
    Link 1: https://www.kuantokusta.pt/p/10267031/lampada-led-par56-c-aro-p-piscina-1224v-acdc-18w-branco-f-6000k-ip68-pisc-052

Link 2
    https://www.piscinayspa.com/pt/acessorios-piscinas/23/iluminaco/11559/proyector-led-lumiplus-essential-par56-astralpool/

Mas estas por exemplo não trazem:

https://www.alealuz.pt/lampada-led-par56-20w-12vac-6500k-ip68-b10d2/

Posso apenas comprar a "lâmpada" propriamente dita ou tem de vir com o aro branco à volta obrigatoriamente?

É que isto das luzes raramente as vou ligar honestamente...nem precisava das mesmas mas como já está lá o nicho agora não existe volta a dar...

E por fim, vejo algumas luzes de halogéneo PAR56 (mas estás nenhuma traz o aro) e são bem mais baratas 15€, alguém usa ?
  11.  # 36

Comprei aqui, tem bons preços:https://swimhome.es/pt/iluminacao-de-piscinas-3

Tem de ter aro. Se comprar compatível com PAR56 é muito mais fácil de instalar. Eu como não gostei dessas, eram limitadas, comprei uma LED RGBW de 60w com comando por APP e aro inox. Mas como não era.compativel com PAR 56, tive de mandar imprimir um aro plástico em 3D, deu trabalho mas ficou espetacular. Programo para ligar a hora do jantar, é melhor que ver a TV :) Até modela as luzes em função da música ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: souvs, Dark4ever
  12.  # 37

Boas malta
    Por aqui ainda andamos na luta isto de ser leigo na matéria torna tudo 100x mais difícil porque em qualquer passo surgem dúvidas 🤣 mas seguimos lutando

Duas questões:
    1- A parte de fora do tubo dos injetores é roscada. Eu posso colar o tubo diretamente por dentro do tubo dos injetores ou tenho de comprar um adaptador que enrosque na rosca e do outro lado seja para colar o tubo?

Faço esta questão porque faz.me um pouco de confusão colar diretamente aqui ao tubo do injetor porque se um dia existe a necessidade de substituir o tubo teria de remover toda a caixilharia do injetor não é? Ou da para "descolar " o PVC caso seja necessário?

Link imagem: https://ibb.co/RgSGS3J

2- Quanto ao foco para a piscina já me recomendaram aí uns sites e agradeço imenso mas continuo super confuso sobre que foco posso mandar vir...porque na imagem abaixo é como está atualmente o nicho (e é tudo o que veio com o nicho ou seja não tenho nenhum aro em nada para por em cima) e tipo só o diâmetro da caixilharia são 23 cm ou seja eu vou precisar de um foco que tenha parafusos de fixação para encaixar com para aí uns 24/25 cm não?

Isto de serem focos "PAR56" significa que qualquer um dá para encaixar aqui?
    Será que o meu nicho não é PAR56.
    ?

Ou existe mesmo medidas diferentes? É que raramente vejo medidas de encaixe nas descrições de produtos dos focos para piscinas

Link imagem : https://ibb.co/3m1mgCd

Por exemplo este foco dá ou não para o que quero?
    É que na descrição diz "
    Dimensões: 295 x 65 mm (Fixação: 210 mm)"

Ou seja a fixação dos parafusos tem um diâmetro de 21cm e o meu nicho o diâmetro dos parafusos são 24/25 cm
    Estou a pensar bem???

https://www.castroelectronica.pt/pt/product/lampada-led-par56-c-aro-p-piscina-12vac-25w-ip68-1700lm
    • RUIOLI
    • 19 agosto 2024 editado

# 38

Colocado por: Dark4everBoas malta
    Por aqui ainda andamos na luta isto de ser leigo na matéria torna tudo 100x mais difícil porque em qualquer passo surgem dúvidas 🤣 mas seguimos lutando

Duas questões:
    1- A parte de fora do tubo dos injetores é roscada. Eu posso colar o tubo diretamente por dentro do tubo dos injetores ou tenho de comprar um adaptador que enrosque na rosca e do outro lado seja para colar o tubo?

Faço esta questão porque faz.me um pouco de confusão colar diretamente aqui ao tubo do injetor porque se um dia existe a necessidade de substituir o tubo teria de remover toda a caixilharia do injetor não é? Ou da para "descolar " o PVC caso seja necessário?

Link imagem:https://ibb.co/RgSGS3J

2- Quanto ao foco para a piscina já me recomendaram aí uns sites e agradeço imenso mas continuo super confuso sobre que foco posso mandar vir...porque na imagem abaixo é como está atualmente o nicho (e é tudo o que veio com o nicho ou seja não tenho nenhum aro em nada para por em cima) e tipo só o diâmetro da caixilharia são 23 cm ou seja eu vou precisar de um foco que tenha parafusos de fixação para encaixar com para aí uns 24/25 cm não?

Isto de serem focos "PAR56" significa que qualquer um dá para encaixar aqui?
    Será que o meu nicho não é PAR56.
    ?

Ou existe mesmo medidas diferentes? É que raramente vejo medidas de encaixe nas descrições de produtos dos focos para piscinas

Link imagem :https://ibb.co/3m1mgCd

Por exemplo este foco dá ou não para o que quero?
    É que na descrição diz "
    Dimensões: 295 x 65 mm (Fixação: 210 mm)"

Ou seja a fixação dos parafusos tem um diâmetro de 21cm e o meu nicho o diâmetro dos parafusos são 24/25 cm
    Estou a pensar bem???

https://www.castroelectronica.pt/pt/product/lampada-led-par56-c-aro-p-piscina-12vac-25w-ip68-1700lm

1 - cola o tubo por dentro do lassa muros, se tiver de refazer a tubagem, como vai colar uns 5 cm, ficam uns 10 cm livres, dá para cortar o passamuros a seguir ao tubo colado e colar outra vez a seguir.

2- se o nicho é PAR56 e comprar um foco compatível com o nicho vai correr bem. Há muitos sistemas de fixação, alguns têm um pré aro que aperta no nicho e esse aro que fica a vista aperta no pré aro. A sua piscina vai levar tela armada, certo? https://youtu.be/jie0bBIbAr8?si=ucMql65JU6ks1RqB
  13.  # 39

Colocado por: RUIOLI
    1 - cola o tubo por dentro do lassa muros, se tiver de refazer a tubagem, como vai colar uns 5 cm, ficam uns 10 cm livres, dá para cortar o passamuros a seguir ao tubo colado e colar outra vez a seguir.

2- se o nicho é PAR56 e comprar um foco compatível com o nicho vai correr bem. Há muitos sistemas de fixação, alguns têm um pré aro que aperta no nicho e esse aro que fica a vista aperta no pré aro. A sua piscina vai levar tela armada, certo?https://youtu.be/jie0bBIbAr8?si=ucMql65JU6ks1RqB

1- Ahhh ok muito obrigado, nem me ocorreu isso 😅

2- eu por acaso já tinha visto esse vídeo, mas no minuto 2:18 ele está a fixar um aro branco na borracha preta e eu nem esse aro tenho...não entendo isto dos nichos faz-me uma dor de cabeça que não imagina, sinto-me mesmo nabo porque nem entendo bem para que servem os parafusos todos à volta do aro quando nem são utilizados...e porque o meu nicho não veio com esse aro branco?

Mas pronto já nem tento ahahah

Mas então acha que esses do link que coloquei servem para o efeito?

---------

Quanto à questão do revestimento da piscina epá nem ainda entrei por esse campo honestamente

Ainda tenho de me informar muito sobre isso 🤣
    já andei a ver uns posts de tela armada ou liner e essas cenas todas mas ainda não entendi muito bem isso tudo

Na minha cabeça era apenas colocar um material impermeabilizante e pintar com tinta de piscina , isto não é fazível? (Pelo menos vi uns vídeos no YouTube a fazerem isso)

É que honestamente isto é para ser uma piscina "low cost" 🤣

* Desculpe a ignorância mas sou mesmo 0 e estou a tentar aprendendo aos poucos a ir pesquisando e lendo algumas coisas, mas como existem certas bases que não possuo de construção torna tudo ainda mais difícil de assimilar

* Eu juro que no percurso da educação devia de existir obrigatoriamente aulas de eletricidade/ construção básica / etc, epá nem que fosse coisas simples só para dar mesmo umas luzes... uma pessoa chega à idade adulta (no meu caso 27) e sinto-me um retardado mental nestas áreas.
  14.  # 40

Colocado por: Dark4evernem entendo bem para que servem os parafusos todos à volta do aro quando nem são utilizados...e porque o meu nicho não veio com esse aro branco?

Esse nicho é para tela armada, leva um vedante preto que nas fotos que mostrou da sua piscina aparece, depois leva a tela armada, depois leva outro vedante preto e o aro branco (que você não tem, se for com tela armada vai ter de o comprar, bem como os parafusos e o outro vedante) que aperta contra os vedantes e a tela armada para não deixar passar água para a parte de trás da tela armada. Depois leva o o foco led. É isso que está no video. Se for pintado, não necessita dos vedantes e do aro, até pode comprar uma lâmpada LED para paredes de pastilha que é só apertar dois parafusos na parede, mais simples. Para mim, colocaria sempre o PAR56, uma vez que já tem o nicho para tal. O do link parece ser compatível.

Eu nunca apostaria numa solução pintada, mas compreendo a solução low cost... uma tela armada lisa não é cara e se bem aplicada dura mais de uma década, já a solução de pintura corre o risco de ter de esvaziar para andar a pintar todos os anos. Deixaram calha hung por baixo da pedra de bordadura? A estrutura da piscina é betão armado ou blocos?
    Concordam com este comentário: TFB

0.0260 seg. NEW