Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde camaradas,

Eu sou um chico esperto que nada percebo de construção, mas estou com aquela idade em que senão começar a ser eu a fazer e a bater com a cabeça também nasço, vivo e morro burro... então ando-me a aventurar a ver se vou aprendendo algumas coisas..

Então vou-me aventurar a instalar eu a tubagem de PVC da piscina e gostaria de tirar uma dúvida

Na imagem está um belo projeto da minha tubagem, uma coisa extremamente complexa como podem ver kkkkkk

Basicamente a minha ideia é fazer uma ligação super simples sem grandes invenções porque eu também não sou lá grande inventor.

Nota: A casa das maquinas está a 40cm do nivel de agua da piscina e a piscina têm 30m3

Basicamente gostava de saber o seguinte:
    1. Acham que o material que está no carrinho da segunda imagem serve para o meu projeto? o que acham que deva acrescentar ?
    (eu alguns artigos tipo "uniões" meti mesmo à sorte e valvulas acho que so preciso de 3(?) )

2. O PVC que meti é o PVC que se usa normalmente nas piscinas ou têm de ser algum PVC diferente mais resistente ao calor ou algo assim?

3. Vi videos no youtube a indicar que não se deve usar esses joelhos que estão no carrinho de compras mas do que andei a ver também não encontro online as ditas "curvas 90º" só joelhos.. acham que existe stress?

4. Eu vou literalmente colar tudo, existe algum sitio em que não deva colcar e deva colocar rosca ? (nas valvulas talvez?)

Sim eu sei, sou um nabo do catanas, mas olhem pancas da idade!

Link das fotos:

https://ibb.co/wC8bCbq
    https://ibb.co/RCbq8S5
  2.  # 2

LOL. Acho que começo logo mal não é camaradas ?
    Esse tubo que está na minha lista é para canalização de água não é adequado para o efeito né?

Tem de ser "tubo de PVC de pressão" sem o orging (anel) nas pontas mas onde compro esse tubo ?
    Não encontro em lado nenhum online (sou da zona norte)
  3.  # 3

Vai instalar tubagem de piscina ou de esgoto?

De piscina é hidrotubo.
    • RUIOLI
    • 12 agosto 2024 editado

# 4

PVC PN10 e em alguns casos (enterrado) Hidrotubo (se for piscina com tratamento com cloro, há um especial para isto, é branco)

https://poolsandmore.pt/categoria-produto/conducao-de-fluidos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dark4ever
    • RUIOLI
    • 12 agosto 2024 editado

# 5

Como vai meter água "nova" na piscina? Pode ser automático ou à mão com mangueira :)

Atenção que tem de haver um equilíbrio de caudais entre bomba, filtro, injetores (numero) e skimer. Tem de ser coerente.

Por questões de segurança deve ter dois ralos de fundo.
    Concordam com este comentário: souvs
  4.  # 6

Colocado por: RUIOLIPVC PN10 e em alguns casos (enterrado) Hidrotubo (se for piscina com tratamento com cloro, há um especial para isto, é branco)

https://poolsandmore.pt/categoria-produto/conducao-de-fluidos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dark4ever

Obrigado já ia começar mal 😅
    O preço de 6€/M é normal para o PVC PN10?

Ou encontra-se mais barato?

Quanto ao cloro refere-se a tratamento continuo com cloro certo? Ou seja eu apenas vou meter cloro com pastilhas não vou ter sistema continuo, chega este tubo?

Quanto aos ralos infelizmente também só tive esse informação depois da piscina já estar em betão acho que agora já não existe nada a fazer 😕
    Mas é assim tão perigoso? Desde que tenha a tampa antittampo é seguro certo?

Obrigado
  5.  # 7

De marcas piores consegue a menos de 6€/m mas não arriscava marcas manhosos.

Com cloro de pastilhas eu metia rígido e no caso de ser tubo flexível o dos skimers metia do flexível branco (anti cloro).

Com crianças podem ser sugadas no peito e costas, para adultos não é perigoso.
  6.  # 8

Alguém que me possa responder às questões por favor?
  7.  # 9

Basicamente gostava de saber o seguinte:
    1. Acham que o material que está no carrinho da segunda imagem serve para o meu projeto? o que acham que deva acrescentar ?
    (eu alguns artigos tipo "uniões" meti mesmo à sorte e valvulas acho que so preciso de 3(?) )

Falta aí material, desde skimers, boca de aspiração, etc etc

O tubo será hidrotubo, não tem de ser branco, o meu até é cinzento, mas branco por dentro.

2. O PVC que meti é o PVC que se usa normalmente nas piscinas ou têm de ser algum PVC diferente mais resistente ao calor ou algo assim?

Tanto para a água que entra como a que sai usei hidrotubo. O único sítio onde usei PVC rígido foi na casa das máquinas. PVC pressão 10kg

3. Vi videos no youtube a indicar que não se deve usar esses joelhos que estão no carrinho de compras mas do que andei a ver também não encontro online as ditas "curvas 90º" só joelhos.. acham que existe stress?

Curva e joelho é parecido. Há quem chame joelhos às curvas e curvas aos joelhos. Na casa das máquinas pode dar jeito ter curvas a 90 como curvas alongadas a 90, ou até 2 meias curvas.

4. Eu vou literalmente colar tudo, existe algum sitio em que não deva colocar e deva colocar rosca ? (nas valvulas talvez?)

Deve colar tudo mesmo o ralo de fundo que costuma vir com rosca. Na casa das máquinas o filtro de areia liga com ligações roscadas nesse caso não cola. Não cola acessórios que possa necessitar de retirar para substituir, por avaria etc . As válvulas cola as extremidades ao tubo, as mesmas tem uma junta de rosca desmontável, essa rosca tem vedante obviamente não cola.

Eu tenho 4 válvulas, descarga de fundo, entrada de água, saída água/skimmers, Boca de limpeza.

Tem de ver se pretende encher a piscina com a mangueira para controlar o nível ou se pretende que seja automático.

Tenho 2 skimers astalpool se estiver interessado
    Concordam com este comentário: TFB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Dark4ever
  8.  # 10

Não encontro na net, hidrotubo branco por dentro, por dentro quando muito é azul.
  9.  # 11

Tem razão , não é branco por dentro, é branco no núcleo.
      Screenshot_2024-08-13-09-43-06-614-edit_com.android.chrome.jpg
    • RUIOLI
    • 13 agosto 2024 editado

# 12

Para quem mete pastilhas de cloro nos skimers, é conveniente meter um Hidrotubo resistente ao cloro...já vi fotos em que o Hidrotubo normal ganhou bolhas interiores e se desfez...

https://youtu.be/SZfwZKb_W3g?si=n32x-NUgOojQo4e2
  10.  # 13

Creio que o fabricante/qualidade do tubo também conta.
  11.  # 14

Há cloradores salinos a 500 euros, sinceramente penso que já nem vale a pena pensar em cloro pastilhas.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Busca
    • RUIOLI
    • 13 agosto 2024 editado

# 15

Colocado por: callinasHá cloradores salinos a 500 euros, sinceramente penso que já nem vale a pena pensar em cloro pastilhas.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

Lá atrás deixei um link do OLX de uma empresa que vende material de piscina, bomba+filtro+QE+clorador+doseador de PH tudo por 1000€...por este preço, em poucos anos já gastou o diferencial em químicos...mas o user parece que prefere as pastilhas de cloro
  12.  # 16

Colocado por: callinasHá cloradores salinos a 500 euros, sinceramente penso que já nem vale a pena pensar em cloro pastilhas.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,Busca
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dark4ever

Depois se pudesse enviar uma foto de como está a sua casa das máquinas agradecia

(A parte das válvulas ainda me faz um pouco de confusão onde tenho de as colocar ao certo)

Uma questão, ao usar o tal hidrotubo então já não preciso de muitos joelhos de 90° porque o tubo ao ser flexível ao fazer as curvas da piscina vou conseguir dobrar

Ou aconselham em colocar na mesma os tais joelhos?

E tipo eu vou usar então hidrotubo para tudo e uso apenas o rígido para ligação da bomba ao filtro, correto?
    • TFB
    • 13 agosto 2024

# 17

Dark é de que zona? Fiz toda a instalação da minha e é algo muito simples, o problema é saber fazer a primeira vez...
  13.  # 18

Colocado por: TFBDark é de que zona? Fiz toda a instalação da minha e é algo muito simples, o problema é saber fazer a primeira vez...

Sou de Viana camarada
    • TFB
    • 13 agosto 2024

# 19

É bastante longe mas posso ajudar á mesma... A piscina encontra se em que fase de construção? No seu desenho não vejo tubagem para aspiração, e na minha opinião dois bicos de entrada para 4,5m de largura parece curto para uma limpeza de lixo á superfície eficaz. Como já foi dito anteriormente, usar hidrotubo até á casa das máquinas, joelhos e T's, muita mas mesmo muita cola nas montagens, lixar muito bem a zona a colar... se quiser faço um esquema para que possa fazer as ligações
  14.  # 20

Colocado por: Dark4ever

Depois se pudesse enviar uma foto de como está a sua casa das máquinas agradecia

(A parte das válvulas ainda me faz um pouco de confusão onde tenho de as colocar ao certo)

Uma questão, ao usar o tal hidrotubo então já não preciso de muitos joelhos de 90° porque o tubo ao ser flexível ao fazer as curvas da piscina vou conseguir dobrar

Ou aconselham em colocar na mesma os tais joelhos?

E tipo eu vou usar então hidrotubo para tudo e uso apenas o rígido para ligação da bomba ao filtro, correto?

Os joelhos serão pontos de fuga possível de água. Portanto, situação a evitar. O tubo é flexível, não dobra,
    faz curvas longas com o tudo e usa só acessórios na zona da casa das maquinas.

0.0226 seg. NEW