Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Já venho a acompanhar o fórum desde que comecei a fazer o projeto para uma (potencial) futura moradia e agradeço a todos os que de alguma forma contribuiram para que, não sendo desta área, percebesse algumas coisas.

    Moradia Térrea isolada cuja área de habitação tem 150m2, na zona Litoral Oeste, a 10kms da praia, com telhado "tradicional". A temperatura anual varia entre os 6ºC e os 25ºC e humidade entre os 73% e 81%. Quartos virados a nascente e sul, cozinha e sala a sul e poente. O Objetivo seria estar equipada com VMC e piso radiante, tendo pré-instalação de A/C. Janelas com vidros duplos.
    O projeto está totalmente aprovado pela câmara municipal.

    A equipa que tratou do projeto (Eng + Arq) conhecem a zona e o terreno, e recomendaram fazer as paredes em parede dupla (tijolo de 20 + 9)com caixa de ar e XPS no meio, rebocada por dentro e por fora. Ainda falei com eles relativamente a bloco térmico e capoto mas disseram-me que acústicamente ficava a perder e termicamente era ela por ela. O local é, para já, calmo por estar fora do centro e não haver comércio no redor, pelo que quem passa são mesmo apenas moradores. A moradia está projetada para estar afastada uns 11 metros da linha média da estrada.

    Ora, pedidos vários orçamentos e discussões com diversos construtores, recebi para já 3 orçamentos diferentes porque os construtores dizem que o que eles dão é "o melhor" e nem faz sentido trabalhar de outra forma nesta zona:
    (1) - Capoto 6cm (XPS) + Tijolo Térmico 25cm + Tijolo 11cm + Reboco
    (2) - Reboco + Tijolo Tèrmico 25cm + Wallmate 6cm + caixa de ar + Lã Mineral 5cm + Pladur (os pilares no projeto são de 20*40 e este construtor falou em mudar os pilares para 25*25 por causa do tijolo térmico...)
    (3) - Reboco + Tijolo 20cm + Caixa de Ar + XPS 6cm + Tijolo 11cm + Reboco

    Da vossa experiência, e sendo "cada cabeça sua sentença", conseguiriam dar-me alguma sugestão e/ou opinião?

    Todo o feedback é bem vindo.
    Obrigado!
  2.  # 2

    Bom dia,

    Eles dizem que a construção deles é a mais eficiente, mas deveriam explicar de que forma (termicamente) essa solução é a melhor.

    O problema de ter a caixa de ar apenas entre pilares é que deixa de ter isolamento nos pilares e vigas (má solução térmica). O isolamento térmico deverá incidir sobre os blocos/tijolos, pilares, vigas, palas..... tem de ter em mente que o betão é um excelente condutor térmico.

    O Capoto é uma má solução construtiva para quem não tem VMC, mas como você a vai colocar considere-a como uma excelente opção.
    Concordam com este comentário: fjmartinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio.silva.80
  3.  # 3

    Colocado por: antonio.silva.80Ainda falei com eles relativamente a bloco térmico e capoto mas disseram-me que acústicamente ficava a perder e termicamente era ela por ela

    E apresentaram-lhe os cálculos justificativos?
    Essa é uma solução do tipo "sempre fiz assim não estou agora para mudar o projeto"

    Em relação às propostas dos empreiteiros, o pessoal adora inventar ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Colocado por: antonio.silva.80com telhado "tradicional

    Esse telhado tem uns beirados em betão correto?
    Quer colocar aqui o pormenor que define como é feita a correção das pontes térmicas nesses beirados?
    Parece que está disposto a investir para ter algum conforto (VMC, Piso Radiante, AC, etc) mas as soluções construtivas são de uma casa em que isso pouca beneficio irá trazer.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    E apresentaram-lhe os cálculos justificativos?
    Essa é uma solução do tipo "sempre fiz assim não estou agora para mudar o projeto"

    Em relação às propostas dos empreiteiros, o pessoal adora inventar ...


    Não. Explicaram-me que se fosse uma moradia sem telhado o capoto + Tijolo térmico ia ser a opção que ele recomendaria, mas tendo telhado que esta era a que ele recomendava. Tèrmicamente seria igual, a nível de custo seria mais em conta.
  6.  # 6

    Colocado por: antonio.silva.80Explicaram-me que se fosse uma moradia sem telhado o capoto + Tijolo térmico ia ser a opção que ele recomendaria, mas tendo telhado que esta era a que ele recomendava

    Não percebo, nem vejo qualquer logica nessa diferença.

    Colocado por: antonio.silva.80Tèrmicamente seria igual, a nível de custo seria mais em conta.

    Não concordo nem com uma nem com outra
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilva
    Esse telhado tem uns beirados em betão correto?
    Quer colocar aqui o pormenor que define como é feita a correção das pontes térmicas nesses beirados?
    Parece que está disposto a investir para ter algum conforto (VMC, Piso Radiante, AC, etc) mas as soluções construtivas são de uma casa em que isso pouca beneficio irá trazer.


    Sim, correto.
    Penso que seja o anexo.
      Image.jpeg
      Image (1).jpeg
  8.  # 8

    Pormenores chapa 7 sem qualquer nexo.
    Não está garantido nem a térmica e muito menos a acustica
  9.  # 9

    O estado da construção/habitação/projecto em Portugal

    :(


    EDIT
    Antonio, Paredes, onde?
    Concordam com este comentário: fpacardoso, Pedro Barradas
  10.  # 10

    Colocado por: zedasilvaPormenores chapa 7 sem qualquer nexo.
    Não está garantido nem a térmica e muito menos a acustica


    Para que solução iria / recomendaria?
  11.  # 11

    A preocupação que os seus projetista tiveram com a térmica da sua casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      casa2.JPG
  12.  # 12

    Estes tijolos são seguros com quê?
    Super cola 3?
      casa1.JPG
  13.  # 13

    Colocado por: gil.alvesO estado da construção/habitação/projecto em Portugal
    :(


    EDIT
    Antonio, Paredes, onde?
    Concordam com este comentário:fpacardoso


    Não é Paredes de localização, era paredes da casa (assumo que se refere ao título).

    A questão aqui é que acredito que tanto eu como centenas/milhares de pessoas que percebem perto de zero de civil confiam em quem projeta/constrói... e quando entre eles nada bate certo... a minha vontade é continuar no grande centro urbano onde estou e não sair para a periferia :/
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 14

    Nos grandes centros urbanos a construção não é melhor.
    O António teve foi azar com os projectistas.
    Esse tipo de técnicas construtivas são dos anos 80
  15.  # 15

    Colocado por: antonio.silva.80Para que solução iria / recomendaria?
    qualquer uma que fizesse sentido.. esses desenhos não servem para nada
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemosqualquer uma que fizesse sentido.. esses desenhos não servem para nada

    Nem sequer houve o cuidado de colocar pormenores condizentes um com o outro.
    São coisas avulso
  17.  # 17

    confrangedor...:(
    arq / eng .....
    nem uma viga está desenhada nessas fachadas, qual será a estrutura pensada?
  18.  # 18

    Colocado por: marco1arq / eng ....

    Cada um fez a sua parte sem que houvesse preocupação em coordenar ambas. Aquela coisa do termo de responsabilidade pela coordenação dos projetos continua a limitar-se ao ato de fazer uma assinatura.

    Colocado por: marco1qual será a estrutura pensada?

    A ver pelo projeto de térmica, será uma coisa que o CYPE vomitou. Não interesse se corresponde aos requisitos do Dono de obra e às condicionantes do terreno.

    Não sei se é da idade mas cada vez mais me enervo com esta falta de responsabilidade e ética de alguns técnicos.
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvaNos grandes centros urbanos a construção não é melhor.
    O António teve foi azar com os projectistas.
    Esse tipo de técnicas construtivas são dos anos 80


    A questão nem é apenas a qualidade, mas também de preço. Posso dizer-lhe que num dos orçamentos, se juntar terreno + projeto + construção, o total ascende a valores aos quais facilmente se encontram moradias da mesma tipologia em concelhos limítrofes a Lisboa, perto de todo o tipo de infra-estruturas ausentes da área em questão. Foi daí que saiu esse “desabafo”.
  20.  # 20

    Colocado por: antonylemosqualquer uma que fizesse sentido.. esses desenhos não servem para nada


    Mas, com todo o respeito a todos os “projetistas” e construtores, de que me serviria um excelente projeto de os 3 orçamentos que recebi não correspondem integralmente ao projeto?
    Foi azar em ambos os campos?
 
0.0258 seg. NEW