Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: zedasilvaPodem dizer que por 5K não era de esperar melhor, eu não concordo.

Eu também não.
    5k deveria dar para muito melhor que isto.
    Quando vi os desenhos, imaginava que tivessem sido 2 ou 3k.

Uma coisa é que em Licenciamento haja partes por estudar, e que os detalhes constructivos sejam demasiado genéricos. Outra, bem diferente, é que o pouco que se apresenta tenha tantos "erros". Houve tempo para desenhar os alveolos dos tijolos ou os perfis do tecto falso, mas não houve tempo para pensar um bocadito.

Colocado por: antonylemoso meu conselho é descobrir um bom técnico/fiscal com experiencia de construção e nao tomar decisões sobre nada sem primeiro consultar com ele

Concordo com o Antony, é trazer um fiscal o quanto antes, para rever o projecto. Se isto é assim nos pormenores, imagino a Arquitectuta, o desenho da Estructura, etc... talvez haja muito por onde poupar. 420k por 150m² parece-me demasiado. Mesmo sendo chave na mão.
  2.  # 2

Colocado por: N Miguel Oliveira420k por 150m² parece-me demasiado.

Zona Oeste, se não é um nativo é porque tem dinheiro.
    Leva com a ripa.

Eu até apostava que o projeto tem uma piscina e uns 3D todos catitas.
    Substitui-se a ripa por um barrote dos grandes.
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaEu até apostava que o projeto tem uma piscina e uns 3D todos catitas.

A da piscina até percebo.
    Agora nunca percebi porque é que fazer 3D bonitos é mau. É apenas uma ferramenta que ajuda a perceber o projecto. Isso facilita o trabalho ao empreiteiro também.
    Entendo é que se puxe pelo preço quando se apresentam pormenores constructivos como estes, dá logo a ideia que "este cliente não percebe nadinha disto"... ou pior, "que não se pode contar com estes técnicos para nada durante a obra".

Isto tomando como pressuposto que o empreiteiro age em boa fé e tem brio. Porque se for matreiro, aí nem corda se lhes deve dar, é procurar outro e tá. Um empreiteiro que propõe ele a composição da parede em orçamento, diz muito sobre o que pode esperar. Projectos não serão para cumprir, sejam eles bons ou maus.

Mostrar em 3D que a obra será bonita, proporcional, bem "esgalhada", faz com que alguns empreiteiros se animem e queiram fazer parte. Mostrando por vezes alguma abertura para ceder no lucro mas ganhar no portfolio.
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel OliveiraAgora nunca percebi porque é que fazer 3D bonitos é mau

Para empreiteiros que orçamentam em função da carteira do cliente isso é considerado um sinal de riqueza.

Colocado por: N Miguel OliveiraIsso facilita o trabalho ao empreiteiro também.

Verdade, e nada contra eles, mas em algumas situações só devem aparecer depois dos contratos de empreitada assinados.
  5.  # 5

Colocado por: antonylemos
    já agora como estão os pormenores das sapatas?

Assim
      Untitled.png
  6.  # 6

Colocado por: zedasilva

Investir 420K num projetos desses merece no mínimo duas marteladas no dedo mindinho.
    Investe 5k numa revisão de projetos e certamente ganhará 50k na obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marize

150 habitação, se somar alpendres, garagem e varandas dá 300m2.
  7.  # 7

Colocado por: Na_mouchEsses valores de 420k e 170k devem estar muito puxados.

Estou a comparar com a estrutura da minha casa cuja estrutura ficou pronta em jan 2023 e movimentação de terras + estrutura ficou por menos de 90.000€ iva incluído.

O ideal é falar com pessoas que estejam a construir para lhe aconselharem enpresas recomendaveis. Nada melhor do que quem está a fazer casa para lhe desvendar os prós e contras dos construtores.

A questão é essa, é que falei, em teoria, com os "melhores" desta zona, recomendados por mais do que uma pessoa a quem fizeram a construção.
  8.  # 8

Colocado por: zedasilva
    Zona Oeste, se não é um nativo é porque tem dinheiro.
    Leva com a ripa.

Eu até apostava que o projeto tem uma piscina e uns 3D todos catitas.
    Substitui-se a ripa por um barrote dos grandes.

Nativo, "sem dinheiro" (no sentido que acredito que estava a mencionar), e sem piscina.
    3Ds também não achei "suberbos" comparados com alguns que vi, mas achei-os suficientes para o que era.
    O objetivo era mesmo sair do grande centro urbano e voltar "à base" por acreditar que a longo prazo seria a decisão mais sensata.
  9.  # 9

10.  # 10

Colocado por: antonio.silva.80por acreditar que a longo prazo seria a decisão mais sensata.

Acredite que será.
  11.  # 11

Os pormenores das sapatas são pormenores tipo do CYPE.
    10 minutos de trabalho e podem ser alterados para uma coisa em condições.
    Depois é fazer como sempre se fez. Copy past mas agora de uma coisa melhorzita.
    •  
      humarkx
    • 14 agosto 2024 editado

# 12

12.  # 13

Colocado por: antonio.silva.80
    150 habitação, se somar alpendres, garagem e varandas dá 300m2.

A minha tem 170m2 (r/chao) + alpendre de 60 + 20 varandas + 250 de cave em betão armado

O chão da cave ficou em terra por opção própria.
  13.  # 14

Colocado por: antonio.silva.80Assim
    descupa o lapso.. pergunto como estão pormenorizados no projecto de arquitectura.
  14.  # 15

Caro António, só o estou a "picar" porque sinto que deve conseguir descer esse preço de estrutura e conseguir poupar muito dinheiro.

Eu tive orçamentos de 75.000 a 140.000 (+Iva) para a mesma estrutura.

Pode acertar jo construtor certo e poupar mais de 50.000€ na estrutura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio.silva.80
  15.  # 16

Colocado por: zedasilvaVerdade, e nada contra eles, mas em algumas situações só devem aparecer depois dos contratos de empreitada assinados.

Essas situações só se põem com empreiteiros chico-espertos, sem brio ou ética alguma.
    Pelo que tenho visto, o efeito tem sido o contrário, quando há uma obra melhor conseguida a nivel de projecto, existe um esforço para usá-la mais tarde como referencia e assim conseguir novos clientes.
    A menor margem de lucro traduz-se num investimento em marketing para a empresa de construção.

Aliás, é algo parecido com os projectos, quando o desafio é interessante, tendemos a baixar o preço (para aumentar a provabilidade de embarcar na aventura) apesar de dar mais trabalho.
    Acho isto perfeitamente normal. Porque mais tarde, quando nos pedem referencias de obras feitas, acabam por ser os projectos melhor conseguidos que nos vêem à cabeça em primeiro lugar.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16.  # 17

E isto dos 3Ds nada tem que ver com fazer casas mais exuberantes, maiores ou mais caras. Acho que até é mais ao contrário. É reduzir um bocado ao tamanho ou ao sonho, para que sobre alguma margem para melhores materiais nalgumas partes.
    Muitas vezes, terminam por ser fotografias de detalhes que funcionam melhor como marketing. Por outro lado, ninguém quer que a sua casa pareça um mamarracho no geral da obra. Idem para os projectistas e empreiteiros.

Uma casa grande, de grandes vãos, exuberante no tamanho, perde qualquer interesse de publicidade se depois leva com janelas fracas, se é corrida a flutuante do barato e com uma decoração que parece um armazém do IKEA (nada contra).

A melhor remuneração, seja dos projectistas ou dos empreiteiros, não é o que se cobra em sí, é o reconhecimento que depois vem em forma de novos clientes, em prémios, etc.

O que atraí novos desafios, não são 3Ds ficticios, são fotografias reais. E para que a realidade seja o melhor possível, nada como usar as ferramentas disponiveis para estudar e evitar mal entendidos, entre as quais estão os 3Ds. O 3D não é o fim último, é apenas um veículo para se chegar ao resultado.

Agora, também vejo que o cidadão comum não distingue projecto de Licenciamento com o Manual de Execução da Obra.
    Ainda que por exemplo neste caso, se os pormenores já são assim, de pouco adianta enterrar mais tempo, energia e dinheiro a desenvolver mais o projecto. Mas isso não deveria ser motivo para o desleixo que há depois... do perdido por 10 perdido por 1000... e perde-se por completo o sentido de ter feito um projecto.
    Do mesmo modo, parece que não se vislumbra a vantagem de ter um fiscal. Para mim, quanto mais cedo este player aparecer no processo, melhor.
  17.  # 18

Estão-lhe a assaltar a carteira e nem pedem desculpa, que ROUBO!!!!!!

Você tenha juízo e contacte um arquiteto em condições e depois procure empreiteiros com preços justos, é o meu único conselho. O que já mostrou dos projetos é de uma miserabilidade…
  18.  # 19

Colocado por: antonylemosdescupa o lapso.. pergunto como estão pormenorizados no projecto de arquitectura.

Assim
      Capture3.PNG
  19.  # 20

antonio, supondo que ( debaixo para cima) vai ter um masame armado e depois o isolamento, penso que a camada de betonilha a seguir deveria ser mais espessa por forma a acomodar as diversas redes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonio.silva.80

0.0255 seg. NEW