Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Infelizmente o mundo está cheio de pessoas menos sérias, sem consideração pelo próximo. Desta vez, parece que me calhou a mim ter de lidar com uma situação bastante desagradável. Passo a explicar.

Para fazer um determinado trabalho, pesquisei por carpinteiros na zona onde resido (Quinta do Conde) e, por recomendação de um conhecido meu, contactei um carpinteiro e começámos a falar sobre o projeto que eu pretendia. Isto em meados de Junho.

Veio a minha casa para lhe explicar os detalhes e ver o espaço. Dia 24 de Junho da-me um orçamento (apenas mensagem whatsapp). No dia 28 reunimos novamente, aceitei o orçamento. Disse-me que era necessário pagar 50% do valor à cabeça para encomendar o material. Até aqui tudo bem, ja aceitei esses termos no passado com outras pessoas e correu tudo OK. Aceitei, e fiz a transferência bancária para a conta dele (está mesmo em nome dele).

Ele esperava conseguir ter o material a tempo de começar o trabalho no dia 3 de Julho. A partir daqui começaram os problemas. Era eu a perguntar pelo ponto de situação e ele sempre a dizer "o material ainda nao chegou, vamos ver se é esta semana". Depois diz ter tentado fornecedores alternativos. Andámos nisto semanas, até que no dia 26 de Julho eu disse-lhe educadamente que a situação era insustentável e pedi que ele me devolvesse o dinheiro que ja lhe tinha transferido. Há um dado importante - ele tinha mencionado que o pagamento do material encomendado era à cobrança. Logo, o dinheiro ainda tem de estar com ele.

A partir daqui, nunca mais atendeu uma chamada e ainda disse que queria esperar mais uma semana pelo material. Tenho uma mensagem dele que diz "se o material nao vier esta semana, eu devolvo o dinheiro". Isto foi dito no dia 29 de Julho.

Nunca mais me atendeu, apenas deixou 2 mensagens a dizer "tou a tratar disso" e continua a ignorar-me. Estamos a 13 de Agosto. Não sei o que fazer. Nao é muito dinheiro (950€), mas para mim é bastante e faz-me muita falta.

Pensei em ir para um julgado de paz, mas infelizmente não ha nenhum julgado de paz que possa atuar aqui. O que estava a pensar fazer para já era pedir o parecer de um advogado, mas tambem estamos numa altura do ano que está tudo de ferias (ferias judiciais tambem).

Tenho uma morada dele mas que parece estar incompleta e não consigo saber exatamente qual é a casa. Nem sei se aparecer la a porta dele é algo recomendado, não quero que isto escale, embora as vezes tenha vontade. Não quero ter de ficar eu ainda com problemas com a justiça por fazer algo de cabeça quente.

Não sei se ele tem uma empresa registada sequer, encontrei uma página de facebook desatualizada e pouco mais.

O que fariam no meu lugar?

Muito obrigado desde já
  2.  # 2

Tente saber onde mora e faça uma visita, se possível acompanhado, para servirem de testemunhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Katelyne, fabiofarinha257
  3.  # 3

As testemunhas convém que sejam de peso ...
    Concordam com este comentário: pkasa
  4.  # 4

O problema é alguém acreditar que negoceia com um carpinteiro no dia 28 de junho, e ele faz o trabalho no dia 3 de julho.
    Todos os carpinteiros, que sejam bons profissional tem trabalho para os próximos 3 ou 4 meses, alguns já tem trabalho para mais de 1 ano.
    E se realmente é necessário comprar materiais, isso também pode demorar algumas semanas
    Concordam com este comentário: jorgealves, SS1128, joaosantos
  5.  # 5

Colocado por: PickaxeO problema é alguém acreditar que negoceia com um carpinteiro no dia 28 de junho, e ele faz o trabalho no dia 3 de julho.
    Todos os carpinteiros, que sejam bons profissional tem trabalho para os próximos 3 ou 4 meses, alguns já tem trabalho para mais de 1 ano.
    E se realmente é necessário comprar materiais, isso também pode demorar algumas semanas
    Concordam com este comentário:jorgealves

Se alguém me diz que pode iniciar no dia X, está a dar o seu compromisso, mesmo com alguns dias de tolerância. Se sabia que ia demorar muito mais, so revela falta de honestidade e transparência. A partir do momento que o próprio diz que me devolve o dinheiro se o material não chegar, e me ignora, quer dizer o quê?
  6.  # 6

Colocado por: fabiofarinha257quer dizer o quê?

Quer dizer que é um aldrabão, mas isso eu percebi logo quando ele lhe disse que em menos de uma semana lhe fazia o trabalho.
    Concordam com este comentário: fabiofarinha257
  7.  # 7

acho que estás a pressionar demasiado o homem com o material...
    E nao sendo correcto e como o pressionaste ele cagou para ti e foi fazer outros trabalhos
    é a vida
    olha
    vai perguntar ao teu amigo como é, ele é que recomendou nao foi?
  8.  # 8

Deveria haver uma lista sobre esse tipo de caloteiros.
  9.  # 9

Colocado por: André CordeiroDeveria haver uma lista sobre esse tipo de caloteiros.

Caloteiros são os clientes que não pagam
    Concordam com este comentário: André Cordeiro
  10.  # 10

Colocado por: fabiofarinha257
    por recomendação de um conhecido meu, contactei um carpinteiro e começámos a falar sobre o projeto que eu pretendia.

O problema começou aqui, não peça é mais recomendações a esse conhecido.

Já aconteceu-me uma situação similar, que se arrastou um ano, e lá acabou por fazer o serviço. Mas foi um desgaste enorme. Até à polícia fui mas eu não tinha nem morada. Só através de muitos telefonemas e explicar lhe para se portar como um homem sério.
  11.  # 11

Isto às vezes de ser recomendações de amigos ou familiares pode não ter muita validade.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  12.  # 12

Colocado por: Vítor MagalhãesIsto às vezes de ser recomendações de amigos ou familiares pode não ter muita validade.

Terá tanta validade como a as recomendações de utilizadores do fórum, que ninguém sabem quem são no mundo real.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, joaosantos
  13.  # 13

Cabe a nós avaliar vários "orçamentos"/fornecedores.
    Sempre ouvi dizer que os santos da porta não fazem milagres, não me tem enganado.

Recomendações são isso mesmo, pode correr bem com um e com outro ser um autentico barrete
  14.  # 14

Colocado por: Varejote

Terá tanta validade como a as recomendações de utilizadores do fórum, que ninguém sabem quem são no mundo real.
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Se forem utilizadores identificados e que efetivamente percebam da poda tem toda a legitimidade, especialmente sem interesse comercial.

A questão é, um conhecido ou um familiar pode recomendar um "profissional" medíocre que tenha feito um trabalho aceitável para ele que pouco ou nada percebe, mas na verdade pode não ser um trabalho bem executado.
    Por isso o mais importante é ver trabalho feito que esse é que continua a ser o melhor cartão de visita.
  15.  # 15

Colocado por: Vítor Magalhães
    Se forem utilizadores identificados e que efetivamente percebam da poda tem toda a legitimidade, especialmente sem interesse comercial.

A questão é, um conhecido ou um familiar pode recomendar um "profissional" medíocre que tenha feito um trabalho aceitável para ele que pouco ou nada percebe, mas na verdade pode não ser um trabalho bem executado.
    Por isso o mais importante é ver trabalho feito que esse é que continua a ser o melhor cartão de visita.

Cabe a quem recebe a informação, tanto do fórum, como amigos, fazer essa triagem e decidir.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      AndreS
    • 14 agosto 2024 editado

# 16

O homem quer é recomendações.

Acabam sempre por dar na cabeça, a alguém que quer ajuda, ele sabe que fez asneira.

Eu procurava saber dados concretos dele. junto da pessoa que recomendou, é um inicio.
    Até dar umas volta na zona que diz que ele vive. Pergunte na zona se o conhecem.
    E se conseguir chegar à fala com ele, sim, tenha pessoas a acompanhar. E quiçá com o telemóvel a gravar.

Se falar com ele, não parta para ameaça, seja educado, e paciente.

(Sugestões de alguém que não faz mal a uma mosca, não sei a sua personalidade.)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio

0.0121 seg. NEW