Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Segue em anexo foto de uma possibilidade de projecto para a minha habitação.
    Acontece que nao gosto de algumas coisas mas tambem na verdade nao sei como sugerir ao arquitecto para melhorar.
    O Arq sugeriu um jardim interior mas coloquei fora de questão. Entao para criar iluminacao natural colocou claraboias.
    O nao gosto mesmo é da lavandaria ficar sem iluminacao natural. Sugerem alguma modificação? estou aberto a todas as sgestões mesmo que implique mudar algumas ou muitas coisas.
    Todas as opinioes sao bem vindas.
    Obrigado
      imagem.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Couceiro1983Todas as opinioes sao bem vindas.

Para começar, o vosso orçamento está em consonância com esse projeto?
    O terreno é plano'
    A que cota é espectável que esteja o firme?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

Couceiro, muitos parabéns pela nova aventura!

1) onde é o norte?

2) quantas pessoas e com que idades vão morar na casa?

3) a frente da casa é movimentada? É um espaço que vai usar muito ou só de passagem?

4) há algum motivo para uma garagem tão grande? Vai precisar de arrecadação de lenha, ou uma bancada para DIY?

5) onde é que vão estender roupa nos dias de vento e sol? Na frente da casa ou vão atravessar pelos quartos ou sala?

6) porque é que nenhuma das camas está de frente para as janelas?

7) pessoalmente não gosto da distribuição do wc de suite, abrir a porta e ver um espelho de lavatório, quando podia ter algum armário bonito de apoio e ter o espelho mais resguardado

8) o corredor de entrada é mais espaçoso do que a lavanderia, a certa altura pode-vos apetecer passar a ferro no corredor. Honestamente para mim se é para ter lavanderia, é para contar com cestos no chão, com cabos esticados, e ponderaria integrá-la na garagem, aproveitando uma janela e fazer algo em termos (ou então não a considerar e ter a máquina de lavar roupa na cozinha e a tábua escondida em um buraco qq).
  4.  # 4

Colocado por: Couceiro1983O nao gosto mesmo é da lavandaria ficar sem iluminacao natural.

pode ser uma não questão, porque muitos acabam por trazer a tabua de passar a ferro para a sala para não ficarem num canto de castigo.
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 5

Colocado por: Couceiro1983O nao gosto mesmo é da lavandaria ficar sem iluminacao natural.

Ainda sobre este tema, eu também não gosto de qualquer espaço sem iluminação natural, incluindo uma wc. No entanto, por vezes é difícil conseguir ter essa disponibilidade em todas as divisões, portanto existem alternativas. Não vem mal ao mundo se aplicar uma janela de cobertura, e se ficar bem instalada não terá problemas e permite dar a esse espaço outra vida.
  6.  # 6

Colocado por: marizeHonestamente para mim se é para ter lavanderia, é para contar com cestos no chão, com cabos esticados, e ponderaria integrá-la na garagem

Realmente cada pessoa tem vivencias completamente diferentes. Eu na minha ideia futura tenho lavandaria e despensa juntas mas sem ter uma largura/area absurda (ate estou a pensar num corredor que faz um L sobre a cozinha). O suficiente para ter maquina de lavar roupa, secar roupa, espaco para arrumar material de limpeza, consumiveis e alimentacao. Vejo isto no conceito de 'arrecadacao' e nao 'utilizacao'. Nunca pensaria em meter alguem a passar a ferro de castigo na lavandaria.

No entanto, desde que tenho pesquisado neste forum que vejo muita gente com essa ideia.
  7.  # 7

Eu tenho uma lavandaria com cerca de 10m2, que para alem de alojar MLR e MSR, tem ainda uma arca frigorifica vertical e um tanque na bancada (coloquei uma bancada de cozinha numa das paredes com cerca de 3m). É a típica mudroom que se utiliza nos estados frios da América do Norte, com acesso acesso direto à rua (e tem janela). É a divisão com mais trafego da casa, entramos sempre por lá e deixamos logo sapatos, casacos, malas, etc. Além de ser a divisão onde se tratam das roupas, passa-se lá a ferro e ninguem se queixa nada (no nosso caso, que temos crianças muito pequenas, quem fica de castigo é quem não vai para a lavandaria... o que vai fecha a porta interior e fica lá descansado da vida!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 8

dmanteigas> há gente que fica de castigo na cozinha, a lavanderia não seria grande problema, pelo menos não tinha muita gente a passarinhar para a frente e para trás enquanto um trabalha.
    A questão é mesmo adaptar o espaço a cada estilo de vida.

Há quem tenha de ter tudo sempre arrumado então nem pensar em ter uma tábua de passar aberta. Há quem comece a passar a ferro hoje e termine em Março de 2025, por isso nem pensar em estar sempre a arrumar cestos. Realidades diferentes com necessidades diferentes.

tigonal> a vossa visão faz-me muito sentido 👌🎯
  9.  # 9

Colocado por: marizedmanteigas>há gente que fica de castigo na cozinha, a lavanderia não seria grande problema, pelo menos não tinha muita gente a passarinhar para a frente e para trás enquanto um trabalha.
    A questão é mesmo adaptar o espaço a cada estilo de vida.

Exato. Cada caso e um caso. Por isso e que o projeto de uma casa e algo tao unico e pessoal e muito relacionado com as vivencias de cada um.
    Os meus pais tem um mastodonte de 3 pisos de 140m2 cada mais uma churrasqueira com anexos de 80m2, num terreno de 1800m2. Os pais da minha mulher e algo semelhante mas um dos pisos e sotao. Entretanto como ja vivemos em Aveiro, Coimbra, Porto, Lisboa, Viseu, ja experimentamos de tudo - quartos em varias casas, um t1 convertido de um T3 original, um mini T0, um T2 com sala e cozinha separada, um T3 com cozinha em open space... nao sei se foi suficiente para saber aquilo que quero, mas foi certamente suficiente para saber aquilo que nao quero. Por exemplo, quartos grandes (no nosso caso so servem para dormir e mesmo o da miuda que esta cheio de brinquedos nao precisa de ser enorme), halls e corredores gigantes, banheira (demasiado investimento para a unica que a usa ser a cachopa ocasionalmente quando quer brincar), despensas/lavandarias do tamanho de um quarto, sei que quero 1wc por quarto... tambem sei que se ha uma divisao a prioritizar em termos de area/conforto, e claramente a sala cozinha pois e la que passamos a maior parte do tempo juntos. Mesmo assim, ha um monte de coisas que continua a ser uma indecisao.

Quando olho para o projeto deste topico e tendo por base apenas a minha vivencia dentro de casa, ha varias coisas que nao gosto. Por exemplo, aquele hall de entrada tao grande, a lavandaria sem acesso direto pela cozinha, a IS de servico sem acesso direto pela sala/cozinha. Na suite acho a ideia engracada mas o meu plano era fazer o oposto. Fazer uma especie de 'closet' a entrada do quarto que depois abria em L para a entrada da casa de banho onde eles tem atualmente o closet. Nao gosto daquela curvatura que a cozinha faz e esta fora de questao nao ter a placa e a pia numa ilha virada para a sala, pois principalmente com filhos cozinhar com vista para a sala e uma necessidade.
    Tambem nao gosto de ver a garagem integrada na casa. Sim, eu sei que faz todo o sentido quando esta a chover entrar pela garagem diretamente para a casa. E mais confortavel, etc etc etc... mas para mim ter uma garagem separada nas traseiras da casa e daquelas coisas que da para 'sair de casa' e ir fazer 'coisas de homem'. Limpar o carro, trocar o oleo a mota, ou inventar trabalho para ficar a beber uma mini fresquina descansado e em silencio. Alem de que tambem acho que fica mais barato fazer uma garagem fora que integra-la na casa. Mas la est
    Concordam com este comentário: marize
  10.  # 10

A meu ver nota-se que é uma planta trabalhada, e com valor na sua busca por uma certa "organicidade",
    penso que se o arquiteto conseguir conjugar as premissas do Couceiro poderá ficar uma boa casa.
    falta saber o norte, relevo e alguma informação de forma a perceber a sua implantação e relação com o exterior.
    a cozinha talvez tenha miolo a mais no meio das bancadas e faria falta um acesso mais direto á lavandaria e quartos sem ter que dar a volta pelo hall de entrada.
    em termos de áreas poderia ser um pouco mais pequena talvez.
    já que os quartos não "participam" da zona da piscina talvez o seu corpo( quartos) poderia deslocar-se mais para cima da imagem e proporcionando nessa fachada da piscina outra organização do programa ( grill, cozinha, lavandaria,)
  11.  # 11

Colocado por: marize

6) porque é que nenhuma das camas está de frente para as janelas?

Olá Marize, fiquei muito curioso por causa desta sua pergunta...

Pode me explicar? A melhor disposição de um quarto de cama é com a cama de frente para a janela?
    • marize
    • 14 agosto 2024 editado

# 12

Colocado por: marrocoA melhor disposição de um quarto de cama é com a cama de frente para a janela?
    depende do objectivo do quarto.

Mas de uma maneira geral e da minha perspectiva, sempre que possível, pés da cama virados para a janela que por si, esteja virada para o lado mais Yin (*) da casa.

Ainda por cima neste caso em particular isso é possivel sem que a energia de descanso seja atravessada, o que é o ideal.

Pontos a evitar: a cabeceira ficar em uma parede de água (tubagens de wc), mas do que parece na planta, não está prevista canalização nessas paredes em dois dos quartos.

(*) zonas sociais viradas para lado Yang, mais sol, mais movimento de estrada; zonas de trabalho e de descanso virados para por do sol, maior recolhimento, mais sons da natureza.
  12.  # 13

Convinha perceber qual o orçamento para esta casa, para não estarmos a conversar no reino da fantasia.

Em área bruta, a casa tem cerca de 310m², ao que acresce a piscina e uma série de alpendres significativos.
    Isso é obra para mais de meio milhão de euros.
    É nessa ordem de grandeza que prevê orçamentos para a construção?
  13.  # 14

Colocado por: nunogouveiaEm área bruta, a casa tem cerca de 310m², ao que acresce a piscina e uma série de alpendres significativos.

A area bruta nao inclui a area de alpendres?

E que 310m2 apenas para casa + garagem parece muito grande.
    Mas de qq forma ha ai outro topico que uma casa estilo esta com quase 300m2 ficou por cerca de 300 mil euros

0.0208 seg. NEW