Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde Pessoal,

Daqui a poucos dias a minha empresa vai me atribuir uma viatura electrica. Assim sendo, tenho de começar a pensar nos carregamentos em casa. Pk se a experiência correr bem, devo de adquirir um carro eletrico para a minha mulher.
    Mas com isso advém a preocupação normal de carregamento.
    Eu tenho a possibilidade de carregar no trabalho, mas como estamos num regime hibrido (1x por semana on site) tenho tb de pensar nos carregamentos aqui em casa. O carro vem com o cabo normal para os carregadores de 3,6 kW bem como um carregador portátil de 16A 3,5kWh.

Eu de potencia contratada ao fornecedor de energia tenho os 6,9 kVa

Analisando os quadros de eletricidade eu tenho no quadro um dijuntor de 25A que vai para o quadro que está na garagem. Já no quadro da garagem ele tem um geral de 25A e as tomadas da garagem têm um dijuntor de 16A.

Tendo em conta o que descrevi, acham que preciso de fazer alguma coisa para carregar sem problemas na garagem?

Abraço,

Pedro Jorge
    • hangas
    • 14 agosto 2024 editado

# 2

Colocado por: pfjorgeTendo em conta o que descrevi, acham que preciso de fazer alguma coisa para carregar sem problemas na garagem?

E como é que vai carregar? com o carregador portátil incluido com o carro? Que tipo de ficha usa?

Se for assim não deverá haver problema, visto que esses carregadores geralmente estão limitados a 13A ou mesmo a 8A e usam ficha shucko.

Mas dependendo do carregador que for usar, poderá ter ou não que fazer algumas alterações.

Por exemplo, tendo um carregador com ficha CE de 16A (ficha Azul) poderá ser necessário tirar um circuito directo do quadro da garagem para essa tomada dedicada.
  2.  # 3

Desde já o meu obrigado pela reposta. A informação que tenho é esta

Carregador EV 16A 3.5KWh – Carregador veículo elétrico Tipo 2
    Características Principais:

Potência de carregamento: 3.5Kw por Hora – 16A
    Compatível com todos os carros com entrada tipo 2
    Ficha Shucko
    Cabo com 4 metros
    Proteção contra subtensão, sobrecarga e superaquecimento
    LCD integrado que permite monitorizar a temperatura, tempo de carregamento, potência e carga acumulada.
  3.  # 4

Colocado por: pfjorgePotência de carregamento: 3.5Kw por Hora – 16A

Esses carregadores com ficha shucko que chegam aos 16A requerem algum cuidado com a instalação.
    Nomeadamente uma tomada de boa qualidade, dedicada para esse fim. i.e. com uma ligação directa ao quadro para essa tomada.
    As mais comuns são a da greenUp e a da Efapel.

Isto porque as tomadas comums, geralmente estão varias ligadas num unico circuito e as mesmas não estão preparadas para estar varias horas na potencia maxima.

Se o carregador permitir limitar a corrente de carregamento, e num cenario em que opte por não instalar uma tomada dedicada, seria conveniente limitar o mesmo a uns 13A no maximo.
  4.  # 5

Se não necessita da tomada para outros fins devia considerar uma tomada CE de 16A, e um carregador com essa ficha (alguns até têm conversores para schuko se alguma vez necessitar de usar numa tomada normal), dá outras garantias em termos de robustez e segurança, porque mesmo a puxar 13A durante várias horas uma tomada normal vai aquecer bem.

Eu estive quase para colocar essa solução (ficha CE + carregador), mas depois optei por um carregador dedicado (V2C Trydan).
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 15 agosto 2024 editado

# 6

Colocado por: AlexRibeiroEu estive quase para colocar essa solução (ficha CE + carregador), mas depois optei por um carregador dedicado (V2C Trydan).

Segui exatamente a mesma abordagem. Alias, acabei por ficar com as duas opçoes, e tenho apenas um PHEV.

Não sabemos se o carro do pfjorge é um PHEV ou um BEV. Mas para o ajudar na decisão considere o seguinte.
    Mesmo com 6.9KVA e especialmente se for um BEV, o carro vai ficar muitas horas a carregar.

Um carregador como o V2C trydan permite fazer a gestão dinâmica da potencia, de modo a que possa, se desejar carregar o carro com a potencia maxima disponivel na rede, sem comprometer o uso normal da habitação.
    i.e. ter o carro a carregar ao máximo que definir e ligar o forno sem problemas de o quadro ir abaixo.

Além disso pode fazer agendamentos para aproveitar o bi-horario, carregar apenas com excedente solar se for o caso, a acima de tudo o conforto de ser so chegar à garagem e ligar a ficha e deixar o carregamento acontecer de acordo com a programação que definir, ou dar a ordem pela app.

Outra coisa a ter em conta, é que o proprio carregador tem um espaço dedicado (uns 6 ou 7 modulos) para instalar as proteções necessárias dentro do mesmo, logo basta apenas passar um cabo adequado do quadro até ao mesmo.

Ha mais carregadores que fazem gestão dinamica, mas este tem inumeras possibilidade de integração, podendo por exemplo usar um simples shelly (por wifi) no quadro principal em vez de ter uma pinça dedicada, que por vezes pode nao ser viavel de aceder a partir de um quadro parcial de uma garagem.

Em principio um carro de empresa terá um renting de 4 anos, logo é um investimento que mesmo a titulo individual pode fazer sentido.
    Concordam com este comentário: AlexRibeiro
  5.  # 7

Colocado por: hangasUm carregador como o V2C trydan permite fazer a gestão dinâmica da potencia, de modo a que possa, se desejar carregar o carro com a potencia maxima disponivel na rede, sem comprometer o uso normal da habitação.
    i.e. ter o carro a carregar ao máximo que definir e ligar o forno sem problemas de o quadro ir abaixo.

Além disso pode fazer agendamentos para aproveitar o bi-horario, carregar apenas com excedente solar se for o caso, a acima de tudo o conforto de ser so chegar à garagem e ligar a ficha e deixar o carregamento acontecer de acordo com a programação que definir, ou dar a ordem pela app.

Exacto, essa para mim é a grande vantagem, o quadro nunca vai abaixo e quando é possível carrega com a potencia máxima, além de poder programar a que horas carrega. Quando chego a casa ligo o cabo mas só começa a carregar às 22, no bi-horário.

Colocado por: hangasOutra coisa a ter em conta, é que o proprio carregador tem um espaço dedicado (uns 6 ou 7 modulos) para instalar as proteções necessárias dentro do mesmo, logo basta apenas passar um cabo adequado do quadro até ao mesmo.

Tinha-me esquecido desta, as protecções estão todas dentro do Trydan (comprei exactamente os mesmos módulos que trás a versão com protecções, compensa comprar à parte face à diferença de preço para a versão sem protecções).
  6.  # 8

Colocado por: hangas

Segui exatamente a mesma abordagem. Alias, acabei por ficar com as duas opçoes, e tenho apenas um PHEV.

Não sabemos se o carro do pfjorge é um PHEV ou um BEV. Mas para o ajudar na decisão considere o seguinte.
    Mesmo com 6.9KVA e especialmente se for um BEV, o carro vai ficar muitas horas a carregar.

Um carregador como o V2C trydan permite fazer a gestão dinâmica da potencia, de modo a que possa, se desejar carregar o carro com a potencia maxima disponivel na rede, sem comprometer o uso normal da habitação.

Outra coisa a ter em conta, é que o proprio carregador tem um espaço dedicado (uns 6 ou 7 modulos) para instalar as proteções necessárias dentro do mesmo, logo basta apenas passar um cabo adequado do quadro até ao mesmo.

Ha mais carregadores que fazem gestão dinamica, mas este tem inumeras possibilidade de integração, podendo por exemplo usar um simples shelly (por wifi) no quadro principal em vez de ter uma pinça dedicada, que por vezes pode nao ser viavel de aceder a partir de um quadro parcial de uma garagem.

Em principio um carro de empresa terá um renting de 4 anos, logo é um investimento que mesmo a titulo individual pode fazer sentido.
    Concordam com este comentário:AlexRibeiro

Como é que se processa essa gestão dinâmica? Ou como é que o carregador sabe que ligou o forno?
    • hangas
    • 20 agosto 2024 editado

# 9

Colocado por: Dias12
    Como é que se processa essa gestão dinâmica? Ou como é que o carregador sabe que ligou o forno?

O carregador tem acesso aos dados de consumo da rede e de produção do inversor.
    No meu caso esse acesso é por MQTT através de uma solução caseira à medida que me da esses e outros dados para integração com varios sistemas. Mas tal não é necessário de todo.

O carregador em causa, tem de origem várias outrasformas de obter esses dados, uma delas é com recurso a uma pinça no quadro, ou mesmo via um shelly EM, via WiFi, se já tiver essa solução.

Quando ao inversor, ele também integra com as marcas de inversor mais comuns. Mas tal também não é necessario para todos os cenarios. Para este cenario de usar o excedente e limitar a potencia abaixo da contratada, basta medir o consumo da rede (via shelly EM ou pinça propria)

O carregador com isto ja consegue carregar apenas com excedente, aumentando ou reduzindo a potencia de forma a que o consumo da rede seja zero. Ou não deixar o quadro ir abaixo quando se liga um forno/AC etc ao não deixar o consumo da rede exceder a potencia contratada (ou outra definida).

Eles têm excelente documentação e está tudo explicado ao detalhe aqui: https://v2charge.com/pt-pt/suporte/trydan/controlo-dinamico-potencia/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  7.  # 10

Nunca é demais relembrar
      Screenshot_2024-08-20-13-48-15-683_com.google.android.apps.docs-edit.jpg

0.0124 seg. NEW