Colocado por: pfjorgeTendo em conta o que descrevi, acham que preciso de fazer alguma coisa para carregar sem problemas na garagem?
Colocado por: pfjorgePotência de carregamento: 3.5Kw por Hora – 16A
Colocado por: AlexRibeiroEu estive quase para colocar essa solução (ficha CE + carregador), mas depois optei por um carregador dedicado (V2C Trydan).
Colocado por: hangasUm carregador como o V2C trydan permite fazer a gestão dinâmica da potencia, de modo a que possa, se desejar carregar o carro com a potencia maxima disponivel na rede, sem comprometer o uso normal da habitação.
i.e. ter o carro a carregar ao máximo que definir e ligar o forno sem problemas de o quadro ir abaixo.
Além disso pode fazer agendamentos para aproveitar o bi-horario, carregar apenas com excedente solar se for o caso, a acima de tudo o conforto de ser so chegar à garagem e ligar a ficha e deixar o carregamento acontecer de acordo com a programação que definir, ou dar a ordem pela app.
Colocado por: hangasOutra coisa a ter em conta, é que o proprio carregador tem um espaço dedicado (uns 6 ou 7 modulos) para instalar as proteções necessárias dentro do mesmo, logo basta apenas passar um cabo adequado do quadro até ao mesmo.
Colocado por: hangas
Segui exatamente a mesma abordagem. Alias, acabei por ficar com as duas opçoes, e tenho apenas um PHEV.
Não sabemos se o carro do pfjorge é um PHEV ou um BEV. Mas para o ajudar na decisão considere o seguinte.
Mesmo com 6.9KVA e especialmente se for um BEV, o carro vai ficar muitas horas a carregar.
Um carregador como o V2C trydan permite fazer a gestão dinâmica da potencia, de modo a que possa, se desejar carregar o carro com a potencia maxima disponivel na rede, sem comprometer o uso normal da habitação.
i.e. ter o carro a carregar ao máximo que definir e ligar o forno sem problemas de o quadro ir abaixo.
Além disso pode fazer agendamentos para aproveitar o bi-horario, carregar apenas com excedente solar se for o caso, a acima de tudo o conforto de ser so chegar à garagem e ligar a ficha e deixar o carregamento acontecer de acordo com a programação que definir, ou dar a ordem pela app.
Outra coisa a ter em conta, é que o proprio carregador tem um espaço dedicado (uns 6 ou 7 modulos) para instalar as proteções necessárias dentro do mesmo, logo basta apenas passar um cabo adequado do quadro até ao mesmo.
Ha mais carregadores que fazem gestão dinamica, mas este tem inumeras possibilidade de integração, podendo por exemplo usar um simples shelly (por wifi) no quadro principal em vez de ter uma pinça dedicada, que por vezes pode nao ser viavel de aceder a partir de um quadro parcial de uma garagem.
Em principio um carro de empresa terá um renting de 4 anos, logo é um investimento que mesmo a titulo individual pode fazer sentido.
Colocado por: Dias12
Como é que se processa essa gestão dinâmica? Ou como é que o carregador sabe que ligou o forno?