Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Tentei procurar aqui no forum mas não consegui entrontrar uma resposta clara ao que pretendo

- Que altura minima e aconselhada de tecto falso preciso para instalar VMC?
    - Qual a espessura minima e aconselhada é preciso para laje aligeirada, e afins, com piso radiante hidráulico ?

Obrigado desde já
  2.  # 2

Existem muitas soluções no que diz respeito a pavimento radiante / VMCs e a resposta que lhe vou dar é por isso relativa.
    Genericamente deve guardar 20cm para piso radiante e 20/25cm entre as vigas e o teto falso para tubagem. Se optar por maquinas VMC de teto deve considerar uma margem maior.
    O melhor que lhe posso aconselhar é que fale com os responsáveis pelos orçamentos de vmc/piso e pergunte quais são as dimensões dos sistemas que lhe estão a propor de forma a não ter surpresas não só nas alturas, como no espaço que deve reservar para maquinaria na planta da casa. Depois de reunidos estes dados fale com o projetista para fazer uso da informação e uniformizar o projeto de acordo com os sistemas propostos.
  3.  # 3

Colocado por: silvasm76Que altura minima e aconselhada de tecto falso preciso para instalar VMC?
    12cm para sistemas de distribuição standard,

Colocado por: silvasm76Qual a espessura minima e aconselhada é preciso para laje aligeirada, e afins, com piso radiante hidráulico ?
    lage+infraestrutura+regularização+piso radiante deverá contar por volta de 40cm
  4.  # 4

Boas,

Em relação ao piso, com 30 cm não consigo fazer tudo ? ( Lage aligeirada e afins para piso radiante hidráulico)

Em relação á VMC, fiquei confuso, o Jorge menciona 12 cm, enquanto o Artur menciona 25 cm para as tubagens de VMC.

(Moradia com cave, rés-chão e 1º andar)
  5.  # 5

Fiquei curioso, entre uma laje e o pavimento quantos cms se devem deixar para contemplar PRH, para acomodar esgotos (o resto acho que posso passar pelo teto), caixas de reunião para os mesmos e o pavimento?
    Abaixo da laje levará PUR injetado, no desvão. Na laje do Piso 1 não terei necessidades de isolamento.
  6.  # 6

penso que a camada de enchimento apos a laje da estrutura servirá apenas para acomodar a rede de eletricidade e pouco mais, os esgotos já "andam" pelo teto falso do piso abaixo.
    isso do pur projetado não ei se será boa ideia, pois a caixa do teto falso convem ficar mais disponivel para a passagem de tubagem quer de águas quer de alguma drenagem assim como eventuais VMC. e tambem se vai ter PRH que já tem o "seu" isolamento proprio, precisa de sse pur ali.
  7.  # 7

O PUR será somente no desvão sanitário. Os tetos falsos no interior da habitação sim, irão acomodar tudo o que referiu. Não sabia era que os esgotos podem andar dentro do teto falso (ainda não falei com os projetistas devido a férias) mas assim facilita imenso a coisa e tenho espaço para o PRH sem problema algum, além de uma corete que depois vai para o desvão.
    Obrigado.
  8.  # 8

claro que podem, e até assim permitem fazer as pendentes necessárias, agora convem ser em bom material que garanta o isolamento acustico e muito importante, prever os atravessamentos no caso de encontrar vigas pois nem sempre dá para passar entre estas e o teto falso.
    isto é um dos aspetos que uma laje maciça ganha em relação á abobadilha, ou seja permite até menores espessuras de laje de betão assim como eliminar vigas interiores.
  9.  # 9

Colocado por: silvasm76Boas,

Em relação ao piso, com 30 cm não consigo fazer tudo ? ( Lage aligeirada e afins para piso radiante hidráulico)

Em relação á VMC, fiquei confuso, o Jorge menciona 12 cm, enquanto o Artur menciona 25 cm para as tubagens de VMC.

(Moradia com cave, rés-chão e 1º andar)

Quando referi 20 cms no piso significa altura total para piso radiante e afins tal como perguntou, ou seja do tosco ate ao revestimento. (é relativo dependendo do tipo de casa que tem, com cave pode ser menos porque idealmente algumas tubagens andam no teto da cave)
    Dos orçamentos que recebi os tubos de VMC desde as maquinas até as caixas coletoras tem em media 15 cm diâmetro e das caixas até as divisões 7,5cm. Dai os 20cm que lhe falei.

O Jorge é instalador e tem respostas com base em experiencia no terreno, algo que eu não tenho.

Deve falar com o seu projetista de forma a prever estes sistemas tal como referi.
  10.  # 10

Existem diferentes formas e processos que se podem usar em função das limitações e exigências do projecto, é uma questão de opções, cálculos e execução.

0.0153 seg. NEW