Iniciar sessão ou registar-se
    • tfg_3
    • 15 agosto 2024 editado

# 1

Boas pessoal.

Ando com um problema em mãos que não sei como resolver... Já chamei as pessoas que fizeram a instalação e elas próprias dizem que não sabem o que pode ser.

Problema: tenho 2 equipamentos um ao lado do outro em módulos diferentes encastrados, 1 frigorífico e 1 arca no frost. A casa é nova e os equipamentos foram ligados há cerca de 1 mês e aqui a dias comecei a ver bastante água no chão das madeiras dos módulos que até já se entranhou e as madeiras incharam, as portas dos eletrodomésticos estão cheias de bolinhas de água...

Os técnicos reclamaram falta de ventilação, os módulos são abertos atrás e tem 1 grelha a meio debaixo do forno que está ao lado destes equipamentos. Por cima têm razão ele está fechado pelo teto falso mas os técnicos fizeram agora 2 furos no teto falso.

Exemplos: https://imgur.com/a/Rhonv5y

Não faço ideia o que fazer, adiciono a garantia? É normal este comportamento? É que eu tive 3 dias sem ir a moradia (ainda não estou lá a viver) e quando cheguei o frigorífico tinha muita água no chão.
    • marize
    • 15 agosto 2024 editado

# 2

Essa questão da ventilação pode ser um problema. No ano passado comprámos um frigorídico Bosch com arca no frost ("frosta" à mesma) e começámo-nos a aperceber que nas laterais, ele estava super quente. Mas quente a ponto de se por a mão e ser incomodativo.
    Ligámos para o apoio, e a primeira coisa que nos perguntaram foi se ele estava bem ventilado, que este modelo não era de encastrar (está livre, fofo e à sua vontade na cozinha) e eu disse sim, estava bem ventilado e a sra disse que era normal ele pontualmente aquecer, só não seria normal se a temperatura se mantivesse elevada, mas que esse auto controle era expectável(?!?!)

No que descreve eu já nem falo dos danos actuais, falo é que não estando detectado o porquê, os danos vão ser piores...
  1.  # 3

O grande princípio é ter boa ventilação mas pode ser outra coisa
    • tfg_3
    • 15 agosto 2024 editado

# 4

A questão é que agora já fizemos buracos para ventilar e vamos ver se resolve o problema. É que como é de encastre não consigo ver a temperatura nas laterais... O problema é que a casa é nova e a humidade está nos 70-80% na sala/cozinha e não sei se isso pode ser um problema também.

Fizemos 2 buracos no teto falso para o ar sair por lá e 1 buraco a ligar os módulos do frigorífico e arca. Vamos também colocar as grelhas por baixo de ambos que só temos 1 no forno.
  2.  # 5

Tem de baixar essa humidade urgentemente, compre um desumidificador para estabilizar entre 50 a 60
  3.  # 6

Obrigado pelas dicas, mas acha que pode ser disso? Agora já fiz os buracos, também não faz mal ter feito pois não?
  4.  # 7

Não, mas um em baixo e outro em cima? Com uma secção de 10x10 cm2?
  5.  # 8

Sim em baixo tem a grelha, em cima no teto falso tem 2 buracos redondos sim de cerca 10x10 e ainda tem na ligação dos dois módulos de madeira.
  6.  # 9

E todos esses buracos tem comunicação entre si?
  7.  # 10

Casa nova com essa humidade, quer dizer que está estanque como um aquário de repteis exóticos?!
  8.  # 11

Colocado por: bettencourtE todos esses buracos tem comunicação entre si?

Sim exato deixo aqui a foto.

https://ibb.co/fCxJzcN
  9.  # 12

Colocado por: marizeCasa nova com essa humidade, quer dizer que está estanque como um aquário de repteis exóticos?!

Parede dupla com isolamento e tela no telhado com isolamento também, o construtor disse que era normal e que tínhamos que arejar muito a casa.
  10.  # 13

tfg, alguns construtores adoram condicionar o ambiente.. Há ums dias entrei em um AL e com a porta fechada, dentro do quarto, era impossível respirar de tão estanque que estava.
  11.  # 14

Colocado por: tfg_3questão é que agora já fizemos buracos para ventilar e vamos ver se resolve o problema

Dpois buracos pode não ser suficiente. Tem que haver uma corrente de ar
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 15

Desaperte as presilhas das portas de encastre e deixe-as abertas durante a noite. Vai ver que as gotículas deixam de aparecer.
    Quais as temperaturas que tem no frigo e no congelador?
  13.  # 16

Colocado por: SirruperDesaperte as presilhas das portas de encastre e deixe-as abertas durante a noite. Vai ver que as gotículas deixam de aparecer.
    Quais as temperaturas que tem no frigo e no congelador?

Tenho 4 graus no frigorífico e -18 graus na arca. Só consigo fazer isso na arca no frigorífico não dá porque a porta usa as dobradiças da porta.
  14.  # 17

Suba para 6 e -15.
    Concordam com este comentário: tfg_3
  15.  # 18

Colocado por: Paramonte

Dpois buracos pode não ser suficiente. Tem que haver uma corrente de ar
    Concordam com este comentário:marize

Tem as grelhas por baixo do forno e vai ter futuramente debaixo do frigorífico e arca.
  16.  # 19

UPDATE: meti desumidificador a bombar na sala estabilizei a humidade nos 60% casa a arejar e não apareceu mais água. Frigo nos 6 graus e arca nos -15 graus. Agora só tenho numa bolha pequena de água no canto da porta do frigorífico mas é mínima e só aparece de vez em quando.

Vou continuando a analisar a situação. Obrigado por toda a ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • argo
    • 17 agosto 2024

# 20

Uma hipotese, a porta do frigorifico nao fechar bem por alguma razão, levando a um trabalhar mais intenso e ao entrar ar faz muita condensacao na traseira interior, por sua vez escorre pelo buraco para o tabuleiro evaporador mais volume do que evapora levando à poça. Cria muito gelo/condensação na traseira interior do frigorifico?
    Agora isto nao explica o elevada humidade da casa, pois o global de humidade da casa nao iria variar.

Tive uma situação parecida, instalaram o frigorifico de encastrar sem respiração superior atrás. Trabalhava sem parar com aquecimentos no armário elevados. Tive de desencastar e criar ventilação nas traseiras/ superior. Solução imediata.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize

0.0218 seg. NEW