Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, chegou a nossa vez de finalmente pedir a vossa opinião acerca da planta que nos chegou. Gostaríamos de perguntar se as áreas estarão bem distribuídas e se sugerem algo diferente. Estamos receptivos aos vossos comentários. A garagem não será localizada onde está, mas junto à cozinha foi um pedido nosso porque não nos faz qualquer sentido sair da garagem e termos de percorrer um alpendre com as compras até chegar à cozinha e vamos também eliminar a despensa que a nossa ver é desnecessária, desde que se faça um bom aproveitamento da arrumação na cozinha.
    A moradia será em Santo Estêvão (Benavente)
      IMG_8430.png
  2.  # 2

Olá,
    sem saber para onde fica o norte, a disposição no terreno, etc., diria o seguinte:
    Não entendo muito bem a relação entre cozinha / despensa / sala de jantar... A sala de jantar parece-me claustrofóbica (para além de ser absolutamente desnecessária na minha opinião).
    A proporção cozinha / sala (ainda por cima considerando que tem uma sala de jantar dedicada) parece-me desequilibrada. Julgo que a cozinha é relativamente pequena, principalmente no sentido em que depois de ter os eletrodomésticos grandes instalados, julgo que sobra pouca área de trabalho.
    Por outro lado, a sala é enorme... mas isso já são gostos. Para a minha forma de viver a casa dou mais valor à cozinha, no sentido em que a mesma é maior que a sala (mantendo a mesa de refeições na cozinha obviamente), sendo que o espaço para cozinhar é muito importante. Já a sala... meh. Mas mais uma vez, são gostos, cada um sabe do seu modo de vida.
    Gosto que tenha um hall minimamente formal, mas ainda assim segue a trend atual, de desembocar diretamente na sala, sendo obrigatória a passagem por esta para ir para a cozinha ou para a zona privativa, algo que nunca irei compreender.
    Na zona dos quartos, as áreas parecem-me bem, mas aquela porta da IS da suite a abrir direto para a cama é um no no.
    Por algum motivo parece-me pouco vão de janela... mas compreende-se pelo controlo de custos.

Boa sorte.
  3.  # 3

Agradeço muito o seu comentário bem como os alertas que nos faz. O terreno tem cerca de 1000m2, vou deixar a localização pode ser que seja facilitador. A despensa será para eliminar porque a meu ver é uma área desperdiçada. Ao eliminar a despensa temos mais algum espaço que poderemos aproveitar para ter mais área na cozinha.

https://www.google.com/maps/place/Rua+do+Caldeano,+Santo+Estev%C3%A3o/@38.859752,-8.7402543,286m/data=!3m1!1e3!4m6!3m5!1s0xd191a2fad3ff12b:0xfb6fbc3fd7c921c8!8m2!3d38.8610177!4d-8.7391063!16s%2Fg%2F11tcz72fkp?authuser=0&entry=ttu
  4.  # 4

As áreas para mim são pequenas. Cozinha com 17m2 e ainda quer eliminar a dispensa vai faltar espaço. A sala tbm acho pequena, eu só tenho 42m2 e acho pouco. A garagem idem. O quarto mais pequeno que tem é igual ao do meu filho mais novo, uma secretária lá e fica tudo muito acanhado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira
  5.  # 5

Faltam dados. planta de implantação, orientação solar, etc...

A Is de serviço, parece-me algo estreita, pelo menos uns 1.40m de largura. Experimente com o átrio de entrada com 1.90/2.00m de largura.

Precisa de átrio de entrada!? numa moradia inserida num lote de 1000m2... presumo eu que o "átrio" seja efectuado pela espaço exterior que antecede a entrada na edificação.

A sala de refeição formal está ali, tremendamente oprimida.... e precisa de arrumos com 60cm de profundidade? 40cm devem bastar para arrumos do material de apoio.

A cozinha, veja bem o layout e o triangulo de utilização.. Parece-me que uma casa tem necessidade de uma despensa... não acho a cozinha pequena. antes pelo contrario. Em particular tendo uma zona de refeições ali ao lado.

Na sala, deve ilustrar os espaços de utilização comum com o mobiliário... Parece-me ter muita área, mas excessivamente desperdiçada face o cruzamento de percursos entre os diversos compartimentos.
    Uma lareira na parede exterior, é sempre penalizador em termos de eficiência energética...Reveja todo o layout, no seguimento do que escrevi acime.

O acesso entre a sala e a zona intima.. está mal bolada( mais uma vez, experimente ensaiar um layout). A porta vai ficar assim!?

Na garagem, meta um portão com pelo menos 3.00m de largura.

Algum motivo para não ter fenestração nos topos do edificado?
    • marize
    • 15 agosto 2024 editado

# 6

Todas as camas estão com os pés virados para a porta ⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️ privacidade zero e luminosidade atravessada!

A sala de jantar está super atravancada, com as pessoas sentadas à mesa, é suposto conseguir passar em redor.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 7

marize diz o feng que é os pés virados para a porta e a cabeça mais ou menos de frente para a porta de entrada, ou seja deitado ter o "controle" da entrada e não ter o acesso pelas costas, a meu ver acho que está bem assim.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 8

Colocado por: SscmoreiraA garagem não será localizada onde está, mas junto à cozinha foi um pedido nosso

Olá.
    Nesse caso mostre-nos a planta com isso mudado, pois altera significativamente a disposição da casa.
    Acho que uma garagem deve ligar ao átrio da entrada, e não à cozinha. Assim, usa o átrio da entrada para "entrar" em casa. É ali que deixa o casaco, os sapatos, as chaves, etc etc. Quando faz compras idem, entra pelo átrio. Pois nem todas as compras são para a cozinha.
    Pessoalmente, não gosto de entrar pela cozinha... deixar as compras... e patanhar a casa toda para ir deixar os sapatos no átrio.
    Tê-los na garagem acho que é duplicar a função do átrio... pelo que mesmo que queira sair de casa a pé, teria que ir pela garagem.
    Pensem nisso :)

Alguma razão para que a sala não tenha mobiliário desenhado? Acho desproporcional o tamanho da sala de jantar face ao tamanho da sala de estar. Acho que eliminaria aquela pseudo-despensa... acaba por entalar muito a cozinha e a sala de jantar.

A zona dos quartos parece-me bem. Espero que estejam orientados a poente e nascente.

Para que lado fica o norte?
    Falta contexto! Porque é que numa casa de 4 lados, só há aberturas em dois?

Boa sorte.
  8.  # 9

O terreno tem cerca de 20 metros de largura por 50 de comprimento. Temos uma condicionante na entrada do portão de acesso à garagem terá de ser mesmo à direita, uma vez que ao fundo do condomínio temos o estacionamento e o depósito do gás. Estando no terreno virados para a zona de implantação estamos a noroeste e a oeste. Não sei se me faço entender. Agradeço todos os vossos comentários
  9.  # 10

Eu pedia mais estudos prévios a outro arquitetos.
  10.  # 11

Temos uma outra planta que não gostamos porque quando pedi ao arq que não queria ter a garagem naquele local, virou-me a casa toda. E entretanto ainda me disse que teria de ficar assim como estava porque caso contrário iria alterar a configuração exterior. Embora seja um condomínio não há qualquer orientação de construção tipo tendo já lido todos esses documentos. Vou partilhar a segunda planta que enviou mas que para mim não me faz sentido algum.
      IMG_8432.png
  11.  # 12

Colocado por: SscmoreiraEstando no terreno virados para a zona de implantação estamos a noroeste e a oeste. Não sei se me faço entender.

Não... ;)
  12.  # 13

Vou tentar pôr uma planta com as respetivas orientações
      IMG_8430.jpeg
  13.  # 14

esse condominio tem dois lotes aparentemente vagos, qual deles é? percorrendo a rua no sentido norte qual é o da direita ou o da esquerda?
  14.  # 15

É o terreno da direita. O da esquerda tem já uns pilares
  15.  # 16

Quem estiver nos quartos e quiser ir à cozinha tem que passar pela sala, o que pode não ser conveniente
    Entrar em casa directamente para a sala, é uma solução mais adequada quando a área total é pouca, O que não será o caso aqui.

Esta planta parece desenhada por alguém que trazia a ideia de outra casa qualquer, com outros parâmetros

Para mim era tudo para refazer.
    Ainda por cima uma casa de banho social que é visível (e audível) da sala, o que vai dar uma sinfonia de descarga de autoclismo e televisão ao mesmo tempo
  16.  # 17

Colocado por: marco1marize diz o feng que é os pés virados para a porta e a cabeça mais ou menos de frente para a porta de entrada, ou seja deitado ter o "controle" da entrada e não ter o acesso pelas costas, a meu ver acho que está bem assim.

João isso não faz sentido nenhum, quando.o corpo se deita seja para namorar ou para descansar, o foco é energia para dentro e não para controle/fora 👌
  17.  # 18

Quando consultamos o arq este fez questão de ir ao terreno, achamos estranho mas claro que fomos com o arq ao terreno. Disse-nos na altura que não tinha muita disponibilidade mas passados dois dias tinha esta planta no meu e-mail, achei estranho. E uma vez que o arq tem a esposa que trabalha na câmara na secção de urbanismo e obras nitidamente que foi uma repescagem da planta que tinha sido utilizada noutras moradias do condomínio. Ainda assim quando pedi ligeiras alterações não foi possível que as fizesse, pelo que neste momento apenas temos essa planta e gostaríamos de ter a vossa opinião de forma a puder trabalhá-la. Não desgosto de todo da planta em si, embora ache que beneficia de alterações.
  18.  # 19

Colocado por: SscmoreiraE uma vez que o arq tem a esposa que trabalha na câmara na secção de urbanismo e obras nitidamente que foi uma repescagem da planta que tinha sido utilizada noutras moradias do condomínio. Ainda assim quando pedi ligeiras alterações não foi possível que as fizesse
    Pois...
    isso assim parece já está a nascer torto. Faça como já lhe recomendaram, e peça mais estudos a outros profissionais (mais isentos de preferência). Está na fase em que pode (e pelos visto deve) fazer isso, porque depois de se comprometer e começar, qualquer arrependimento sai caro ou terá de ser digerido.
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
    •  
      marco1
    • 15 agosto 2024 editado

# 20

marize
    faz sentido para o feng, penso que deve ir verificar.
    entrar pessoas no quarto pelas nossas costas diz que não é favorável.
    de qualquer forma esta disposição de quartos é a mais recorrente hoje em dia e presente em projetos de toda a especie e feitio.

0.0233 seg. NEW