Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1marize
    faz sentido para o feng, penso que deve ir verificar.
    entrar pessoas no quarto pelas nossas costas diz que não é favorável.
    de qualquer forma esta disposição de quartos é a mais recorrente hoje em dia e presente em projetos de toda a especie e feitio.

Obrigada pelo seu comentário e ajuda
  2.  # 22

Colocado por: Sscmoreirao arq tem a esposa que trabalha na câmara na secção de urbanismo e obras

humm, diria que que o seu processo é algo armadilhado á partida, é pena porque até parece ser o melhor lote desse condominio.
    será que este caso está inserido na juridição das incompatibilidades? ou seja funcionária que está no organismo que aprova algo que é feito pelo conjugue?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira
  3.  # 23

Não sei qual a função da esposa do arq na câmara. Não ficaremos por esta planta mas acho que tenho muito a aprender convosco, e com os vossos contributos pelo que irei partilhar tudo o que formos tendo e fazendo por aqui. Na nossa zona não temos muita oferta de arq pelo que o contactámos.
  4.  # 24

Colocado por: SscmoreiraDisse-nos na altura que não tinha muita disponibilidade mas passados dois dias tinha esta planta no meu e-mail, achei estranho. E uma vez que o arq tem a esposa que trabalha na câmara na secção de urbanismo e obras nitidamente que foi uma repescagem da planta que tinha sido utilizada noutras moradias do condomínio. Ainda assim quando pedi ligeiras alterações não foi possível que as fizesse

Não tem tempo.
    Faz em dois dias uma planta inteira.
    Não tem tempo para modificá-la.

Quer mais red flags?
    Ainda por cima com um eventual conflito de interesses na Câmara. Um dia a mulher sai de lá e descobre-se que a sua casa nunca poderia ter sido aprovada.
    Parta para outra. Procure outro gabinete da zona.

Falta contexto. Não se percebe nada do que escreveu. Não tem uma imagem área do terreno?
    Porque é que a casa só tem dois lados com aberturas? Então repudiou-se por completo a orientação sul? Porquê?

Esqueça remendos a esta planta, eu começaria do zero. Algo com mais cabeça, tronco e membros... e menos projectos de gaveta.
  5.  # 25

Colocado por: SscmoreiraNa nossa zona não temos muita oferta de arq

Deve ser inédito, num dos países com mais Arquitectos per capita... seguramente encontrará umas dúzias deles ao virar da esquina.
  6.  # 26

Colocado por: marco1marize
    faz sentido para o feng, penso que deve ir verificar.
    entrar pessoas no quarto pelas nossas costas diz que não é favorável.
    de qualquer forma esta disposição de quartos é a mais recorrente hoje em dia e presente em projetos de toda a especie e feitio.

Não necessito de ir verificar, foi a minha area durante algum tempo.
    No Feng Shui tradicional não é chapa5, ou seja, dependendo da manifestação individual de cada morador (astrologia do Ki) a cama, lugar à mesa, local de trabalho, deve ser designado de determinado maneira. O que não deixa de ser caricato porque em um estudo de casal, e em função de para onde se pretende que a família caminhe, pode-se escolher beneficiar um e "prejudicar" outro.

Segundo o Feng Shui Intuitivo/sensorial, sente-se a casa e por onde flui a energia desde a porta até à janela/janelas do quarto.

Como tudo na vida, cada profissional tem a sua perspectiva, agora a minha praia nessa área é a radiestesia e novamente, não me faz sentido nenhum que uma cama ficasse com os pés para a porta, a menos que por exemplo fosse em uma "cabana" no meio do nada e tivesse uma bela vista do lado de fora da porta.

Boa protecção nas costas, um mundo de possibilidades à frente, assim se quer na cama, no trabalho e na construção da casa.
  7.  # 27

Colocado por: marizenão me faz sentido nenhum que uma cama ficasse com os pés para a porta

Em algumas regiões no norte, ouve-se muito essa relutância em colocar as camas com os pés para a ponta que vem do tempo em que quando havia um óbito se fazia o velório em casa e o caixão saía pela porta sempre com “os pés” para a rua.

O povo diz que “com os pés para a porta basta estar na última vez que se sai de casa”.

Por isso em muitos lugares as pessoas jamais colocam a cama com essa orientação! Antes metem a cama com os pés para o teto do que em direção à porta.

🤷🏻‍♂️
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 28

pois e há quem diga que não se deve meter a cabeceira da cama na parede da porta, assim como no enfiamento da porta.
    há para todos os gostos.
    Concordam com este comentário: marize
  9.  # 29

Pior é quando os quartos são tão atravancados que não há opção 😎
  10.  # 30

acredito no design, na proporção, escala, luz, equilíbrio, praticidade de algo, ...decoração, intenção e significado para as coisas serem assim ou assado.
    já vi quartos em que se abre a porta e tem se á frente uma banheira por exemplo, a cama é no meio da divisão, e outras coisas mais.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, marize, Sscmoreira, Camões
  11.  # 31

Isso dos quartos vai de cada um.
    Para mim, estão bem como estão representados na planta. A cama virada para uma parede, onde possa colocar uma TV. Dum lado o roupeiro, do outro a janela. A porta num dos cantos do espaço na frente na cama.
    Acho desconfortável a porta de entrada do quarto ficar na parede da cabeçeira. Do mesmo modo, acho desconfortável que esteja nalguma parede lateral ou na do fundo no enfiamento da cama. Como está parece-me bem. Mas quem manda, é quem lá irá viver.

Há outros "mitos" ou manias quanto às portas.
    Gosto que o "chefe de família" se sente à mesa, de frente para a porta ou lateralmente perto desta. Se possível gosto que o quarto do casal possa dalgum modo controlar a entrada ao terreno, que consiga ver o que se passa na rua, ao passo que se resguarda o quarto dos filhos mais virados para o interior do lote.

Gosto que se entre pelo átrio de entrada, seja vindo directamente da rua ou da garagem.

Gosto que ao abrir a porta do WC, a zona da sanita esteja resguardada.

Gosto que as aberturas não criem demasiada sombra a quem está a cozinhar, pelo alto contraste.
    Gosto que as aberturas não criem reflexo no ecrã da TV...

Mas o que gosto mesmo é que os espaços tenham tectos com formas regulares, quadrados, rectangulos... destesto ver L's ou reviengas... nos tectos. Gosto também que a estrutura não ande aos zig-zags...

Gostos não se discutem.
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
  12.  # 32

João, ontem já era tarde quando vi o seu comentário e tive receio de mais uma noitada de volta do Forum da Casa 😅

Agradecer-lhe pelas suas palavras e pela sua sensibilidade.
    No fundo o que sinto é que cada profissional inevitavelmente acaba por seguir uma linha de acção (incluo-me nesse campo, não me refiro só a arquitectos) e que isso acontece de maneira muito natural desde que a pessoa junte ao seu conhecimento, a sua sabedoria e que isso sim, trará a capacidade de empatia perante a relação com os clientes.

Na boa verdade acho uma atrocidade a análise de uma planta a seco, mas aceito obviamente que tem de ser feita.

Camas centradas nas paredes quando um dos dois faz yoga no quarto e necessita de mais espaço, quartos idealizados como perfeitas salas de estar e salas de estar sem possibilidade de eventos pontuais, tanta coisa podia ser dita.

Eu pessoalmente conecto-me bastante com a linha de Feng Shui intuitivo e já vi espaços e principalmente vidas mudarem com muita facilidade.

Belo jogo de computador humano 👌

Colocado por: marco1acredito no design, na proporção, escala, luz, equilíbrio, praticidade de algo, ...decoração, intenção e significado para as coisas serem assim ou assado.
    já vi quartos em que se abre a porta e tem se á frente uma banheira por exemplo, a cama é no meio da divisão, e outras coisas mais.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,marize,Sscmoreira,Camões
  13.  # 33

Colocado por: N Miguel OliveiraGostos não se discutem.

Lamentam-se!! :D

Eu quanto mais projetos vejo mais me convenco que a vivencia de cada um e sempre o fator principal de qualquer projeto. Eu nao percebo nada de fen shui ou semelhantes, mas sempre gostei de quartos virados para a parede com a porta do lado esquerdo e a janela do direito.
    Tambem na planta apresentada, nao gosto de todo de haver uma separacao entre sala de jantar, sala de estar e cozinha. Mas isto sou eu que na minha vivencia sempre tive o habito das jantaradas com amigos, familia etc e ter a 'flexibilidade' de ter um espaco amplo onde posso encaixar muita gente e poder estar a cozinhar enquanto convivo com as pessoas. Tambem gosto de cozinhas relativamente pequenas pelo que uma despensa e algo fundamental.

Depois tenho algo contra halls de entrada grandes... para mim e uma coisa minimalista com um armario embutido para guardar casacos e eventualmente sapatos. Um hall com 2.4m de largura parece-me um exagero. Alem de que com tanta largura vai impedir que se crie um corredor desimpedido entre a entrada e a parede do outro extremo, algo que gosto de ver. E uma batalha que vou ter em breve pois eu acho o hall de entrada um desperdicio de area e a minha mulher adora hall de entrada grande para la meter espelho, um movel todo bonitinho, uma sapateira e mais nao sei o que... :D
  14.  # 34

Colocado por: dmanteigasmais me convenco que a vivencia de cada um e sempre o fator principal de qualquer projeto
    🎯 isto!
    Concordam com este comentário: marco1, Na_mouch
  15.  # 35

Colocado por: dmanteigasEu quanto mais projetos vejo mais me convenco que a vivencia de cada um e sempre o fator principal de qualquer projeto.

Precisamente por isso é que dá pena que se apresente um projecto de gaveta a um cliente como parece ter sido o caso. Não deveria ser assim.

Todos estes "tiques" devem ser comunicados ao gabinete logo no ínicio do projecto. Assim como a prioridade de cada "requisito" pois por vezes é complicado conciliar tudo.

Também por isso é muito importante que o casal tenha tudo isso esclarecido entre sí.
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
  16.  # 36

Eu só tenho um comentário a fazer, chiça o cliente pede que altere a garagem de sítio e o que o arquitecto faz é espelhar a casa?!! Valha-me.

Sscmoreira, sabe quantas plantas eu recebi para a minha casa??!! 13.

Entendo que agora se sinta condicionada pela esposa trabalhar na câmara e achar que se trocar o arquitecto, pode vir a ser prejudicada no andamento da coisa, para além que também já pode ter pago algum dinheiro. Mas um conselho de alguém que passou por uma situação bastante idêntica, perca o medo e o amor ao dinheiro e troque de arquitecto.

Para além que, se não tem tempo agora para si, vai ter quando?!!

Realmente os meus arquitectos sao uns santos 🤣.
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 37

Colocado por: FresiasRealmente os meus arquitectos sao uns santos

Pois somos! :)

Apesar de ainda não termos batido o nosso record com estas 13... a verdade é que o mais normal é fazermos só umas 3 ou 4 opções diferentes e afinar a escolhida mais outras 2 ou 3 vezes.

Talvez as 13 advenham do facto de se querer construir térreo em terreno com grandes pendentes. E dos requisitos irem mudando.

Mas isto da Arquitectura não é um serviço ao kilo ou à quantidade. O que é importante é o cliente dizer: "agora sim, está perfeito". Até lá, o trabalho continua. Sejam precisas 20 versões ou duas.

Se tudo correr bem, havemos de morrer todos e a construção continuará de pé. Há muita responsabilidade de quem quer construir. Não pode ser qualquer coisa.
    Concordam com este comentário: marco1
  18.  # 38

Colocado por: FresiasEu só tenho um comentário a fazer, chiça o cliente pede que altere a garagem de sítio e o que o arquitecto faz é espelhar a casa?!! Valha-me.

Acredite que nem eu queria acreditar quando vi a casa espelhada, nem uma tentativa de melhoria. Mesmo quando disse que não queria a garagem juntamente com os quartos a resposta foi que não poderia ser, que teria de ficar assim.
    Sscmoreira, sabe quantas plantas eu recebi para a minha casa??!! 13.

Entendo que agora se sinta condicionada pela esposa trabalhar na câmara e achar que se trocar o arquitecto, pode vir a ser prejudicada no andamento da coisa, para além que também já pode ter pago algum dinheiro. Mas um conselho de alguém que passou por uma situação bastante idêntica, perca o medo e o amor ao dinheiro e troque de arquitecto.
    Felizmente não paguei nada, até porque o que pedi após esta reunião inicial foi um orçamento. Não fosse o arq dizer-te que seria um outro valor qualquer, que neste caso eram 5500€ e não ter esse dinheiro para pagar.

Para além que, se não tem tempo agora para si, vai ter quando?!!
    A fiscalização da obra que o próprio tinha desenvolvido eram 150€ por mês, talvez aqui arranja-se um tempinho. Achei tudo muito estranho desde o início para ser sincera.

Realmente os meus arquitectos sao uns santos 🤣.
    Concordam com este comentário:marize
  19.  # 39

Colocado por: N Miguel Oliveira

Pois somos! :)

Apesar de ainda não termos batido o nosso record com estas 13... a verdade é que o mais normal é fazermos só umas 3 ou 4 opções diferentes e afinar a escolhida mais outras 2 ou 3 vezes.

Talvez as 13 advenham do facto de se querer construir térreo em terreno com grandes pendentes. E dos requisitos irem mudando.

Mas isto da Arquitectura não é um serviço ao kilo ou à quantidade. O que é importante é o cliente dizer: "agora sim, está perfeito". Até lá, o trabalho continua. Sejam precisas 20 versões ou duas.
    A verdade é porque talvez tenha visto a casa projetada assim pela primeira vez, embora ache que beneficiava de algumas alterações, agora quando imagino a casa embora pense na casa em L, meto-a sempre com essa mesma disposição.
    Se tudo correr bem, havemos de morrer todos e a construção continuará de pé. Há muita responsabilidade de quem quer construir. Não pode ser qualquer coisa.
    Concordam com este comentário:marco1
  20.  # 40

Uma outra questão, o levantamento topográfico por norma somos nós que contratamos. Certo?

0.0206 seg. NEW