Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: SscmoreiraUma outra questão, o levantamento topográfico por norma somos nós que contratamos. Certo?

Que somos nós que pagamos somos, agora o contratar depende, eu por acaso fui que contratei mas, há arquitectos que têm topografos com quem gostam mais de trabalhar, ou pelo menos sabem onde arranjar algum no caso de não ter conhecimento de nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira
  2.  # 42

Sscmoreira,
    Mais um sinal de alarme.
    Então pede um orçamento e já vem com o projecto? Não lhe parece estranho?

Nota: quando quiser "citar" o comentário de alguém faz assim:
    - selecione a parte do texto do comentário que quer citar;
    - clica em "citar"
    - escreve o seu comentário depois disso, não no meio
    (senão é dificil ler o que escreve)
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
  3.  # 43

Colocado por: SscmoreiraUma outra questão, o levantamento topográfico por norma somos nós que contratamos. Certo?

Não existe norma.
    Há quem venda o terreno já com o levantamento.
    Há quem o contrate mal compre o terreno.
    Há gabinetes que tratam disso.

Se não tem, peça ao Arquitecto que lhe apresente preço para isso também.
  4.  # 44

Quanto à esposa trabalhar na Câmara, nunca percebi bem a pseudo vantagem que isso traz?

Se eu fosse proprietário, eu veria nisso um ponto frágil, e não uma vantagem.
    Quando peço um projecto de licenciamento, espero que este cumpra todas as regras, e evitar assim problemas futuros.

É como levar o carro à inspeção.
    Se o carro tem problemas eu quero é saber quais são, e resolvê-los o quanto antes... em vez de andar na estrada com alguma desconfiança sobre a segurança do carro.

Aqui é igual.
    Que a esposa trabalhe na Câmara só me traz desconfiança... na eventualidade de que o projecto não foi aprovado por estar bem, mas por ter levado um jeitinho para que passasse.

Um dia, há um problema, e não tenho legislação que suporte os meus argumentos...
    Concordam com este comentário: NGC
  5.  # 45

Colocado por: N Miguel OliveiraEntão pede um orçamento e já vem com o projecto? Não lhe parece estranho?

Pareceu-me estranho, mas mais estranho foi a não vontade em fazer qualquer tipo de alteração. Era nitidamente uma planta que simplesmente era um copy paste… enfim
  6.  # 46

Colocado por: N Miguel OliveiraSe não tem, peça ao Arquitecto que lhe apresente preço para isso também.

O gabinete com quem falei agora disse que seria necessário, fiquei sem perceber se são eles que tratam disso ou se teríamos de ser nós a fazê-lo. Já adiantei serviço e pedi orçamento, o primeiro orçamento foi de 490€+iva. É um terreno totalmente murado, plano. Está dentro dos valores cobrados? Vou pedir pelo menos mais ou dois orçamentos.
  7.  # 47

Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto à esposa trabalhar na Câmara, nunca percebi bem a pseudo vantagem que isso traz?

Acredito mesmo que não traga nenhuma vantagem, só neste tipo de facilitismos e de Chico espertices que não nos levam a lado nenhum…
  8.  # 48

Colocado por: Sscmoreira490€+iva. É um terreno totalmente murado, plano. Está dentro dos valores cobrados? Vou pedir pelo menos mais ou dois orçamentos.

O terreno está limpo?
    Tem construções preexistentes?

Vazio e limpo, plano e murado, 200-800m², é coisa para 300€+IVA na minha zona. Talvez menos até. Depende da dificuldade que o topografo considerar.

Para esses valores (500+IVA), já significaria que o topografo iria ter alguma dificuladade de acesso, ou fortes pendentes... ou muitas construções ao redor, ou deslocações significativas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 49

220/250 na minha zona, em terrenos de fácil acesso e não terem de andar a desbravar vegetação. Para áreas entre 1500 a 2600m2, é a minha experiência….

Que disparidade de custos se vê!
  10.  # 50

Aqui no concelho ao lado, Salvaterra de Magos, paguei 200 + iva pelo levantamento topográfico em 2019. Terreno plano com 5000 m2. E deixou várias estacas a marcar as estremas.
  11.  # 51

Trate o user de arranjar o topógrafo e levantamento topográfico.
    Assim o levantamento é seu, e pode enviar para quem quiser a fim de receber os estudos prévios.
    Se deixar que seja o gabinete a tratar disso, só tem a propriedade do levantamento quando pagar ao gabinete.
    Concordam com este comentário: marco1
  12.  # 52

Para todos os efeitos um levantamento topográfico é como que um documento do terreno, a par da certidão e da caderneta predial devia estar sempre presente e atual.
    Concordam com este comentário: marize, N Miguel Oliveira
  13.  # 53

Colocado por: NalotilTrate o user de arranjar o topógrafo e levantamento topográfico.
    Assim o levantamento é seu, e pode enviar para quem quiser a fim de receber os estudos prévios.
    Se deixar que seja o gabinete a tratar disso, só tem a propriedade do levantamento quando pagar ao gabinete.

Concordo consigo.
    Contudo, mesmo nos casos em que como Arquitectos agilizamos e coordenámos o levantamento topográfico com um topografo, a situação que refere é muito rápida.

Quando incluímos um lev. topo. o cliente ao pagar a adjudicação, dámos a indicação ao topografo para ir medir tal terreno. Encontrámo-nos com ele no local para esclarecer o que queremos que ele meça em particular. Nesse mesmo dia recebe 100% do seu pagamento. 2-3 dias depois recebemos o ficheiro, que encaminhá-mos de imediato ao cliente. Na mesma semana fica tudo pronto.

Isto para dizer o quê?
    Metade das vezes em que o cliente já tem um levantamento, há informações que gostaríamos de ter medidas e não temos. Alturas de muros, das soleiras de varandas das construções ao redor, 50m de arruamento no mínimo, e para cada lado. Se for importante vamos lá nós e medimos ou enviamos algum topografo para coisinhas assim mais tarde. Mas são tempo e deslocações perdidos. Por outro lado, também já temos recebido levantamentos que não têm toda a informação georeferenciada como deve de ser e depois atrasa-se o processo na Câmara por causa dum erro qualquer. Já aconteceu também.

Sinceramente gostámos de saber quem é que mediu as coisas, e sobretudo, como.

Eu também pensava que eram todos iguais, mas não é bem assim. Um levantamento topográfico é a base de tudo o que vem a seguir, se isso vem errado, incompleto, etc... é uma chatice.

Pelo que, estou 100% de acordo na parte em que é algo que é do proprietário a 100%, e mesmo que o projecto depois pare por alguma razão, é sempre algo que deve estar na posse do proprietário o quanto antes. Até por isso se justifica que o cliente pague o serviço do topografo logo no primeiro dia.

Mas também vejo as vantagens de ser o Arquitecto a mediar a coisa, pois o levantamento topográfico será a sua base de trabalho. Por outro lado, depois do Arquitecto já lhe ter "dado" uns 10 ou 20 terrenos a medir... a coisa começa a ser mais simples, o Engenheiro Topografo começa a saber o que costumámos querer... e os preços começam a ir descendo também, pelo que acaba por ser outra vantagem para o cliente. Sobretudo se ele estiver presente no dia da medição também. Paga directo e todos ficam contentes.

Uma outra situação possível. O cliente pede recomendação ao Arquitecto, e este diz-lhe uns 2 ou 3 na zona em quem confie no seu trabalho. Encontrando-se no local com o escolhido no dia que for medir. O cliente escolhe e paga directamente, e o Arquitecto dorme descansado.

Depois, há ainda outro detalhe que se reflete no preço final: a estação de medição (aquele tripé todo xpto). Sei que nalguns casos, esse aparelho custou mais que a "carrinha" comercial nova que o Eng. usa para a/se transportar. São "ferramentas" bastante caras.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  14.  # 54

Colocado por: N Miguel OliveiraO terreno está limpo?
    Tem construções preexistentes?

O terreno está limpo, não têm qualquer construção pre existente para além dos muros que limitam o terreno e não há dúvidas com extremas.
  15.  # 55

Colocado por: Casa da HortaAqui no concelho ao lado, Salvaterra de Magos, paguei 200 + iva pelo levantamento topográfico em 2019. Terreno

Quem foi o seu topógrafo? Quem me deu o orçamento foi a Toporigor em Samora Correia. O outro topógrafo que contatei refere que tem que se deslocar ao terreno porque não dá orçamentos sem se deslocar ao terreno e o analisar. O terreno tem 1000m2
  16.  # 56

Colocado por: SscmoreiraO terreno está limpo, não têm qualquer construção pre existente para além dos muros que limitam o terreno e não há dúvidas com extremas.

Sim, deve ser algo simples de medir nesse caso. Por aqui, 300 paus +IVA chegavam.
  17.  # 57

Colocado por: N Miguel OliveiraSim, deve ser algo simples de medir nesse caso. Por aqui, 300 paus +IVA chegavam.

O meu marido por vezes diz que por ser para Santo Estêvão, tudo é mais caro. Resta-me pedir pelo menos mais um ou dois orçamentos e pedir à arq quando vier de férias esclarecimentos relativamente a se devo ser eu a fazê-lo ou qual o valor que o gabinete cobra pelo mesmo. Grata a todos os que contribuiram
  18.  # 58

Colocado por: N Miguel Oliveirama outra situação possível. O cliente pede recomendação ao Arquitecto, e este diz-lhe uns 2 ou 3 na zona em quem confie no seu trabalho. Encontrando-se no local com o escolhido no dia que for medir. O cliente escolhe e paga directamente, e o Arquitecto dorme descansado.

A melhor opção, sem dúvida.
  19.  # 59

Colocado por: Sscmoreira

Quem foi o seu topógrafo? Quem me deu o orçamento foi a Toporigor em Samora Correia. O outro topógrafo que contatei refere que tem que se deslocar ao terreno porque não dá orçamentos sem se deslocar ao terreno e o analisar. O terreno tem 1000m2

Não cheguei a ficar com o contacto dele. Vou mandar sms ao projetista e se responder envio por mp.
  20.  # 60

Não dá para mandar mp. Se quiser o contacto do topógrafo mande mail para acasadahorta.2014_gmail

0.0283 seg. NEW