Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Peça mais estudos prévios a outros gabinetes.
  2.  # 2

Colocado por: fernandoFerreirapra começar seria aproximar a garagem da cozinha. eliminar a despensa, pois já teria a que fica junto a garagem. já ficava uma cozinha e sala de jantar em condições.
    e o resto até está arrumadinho.

Exacto, pegar naquele volume da garagem, e encosta-lo à fachada da cozinha. Ficava logo com a lavandaria acessível pelo interior, criando ainda uma comunicação directa entre cozinha-garagem-lavandaria, ou cozinha-lavandaria-garagem.

Corrigir ali aquela circulação e abertura de portas da antecâmara para os quartos/WC.

E depois era mais uns toques aqui e ali e era ver se a coisa tinha pernas para andar.
    Concordam com este comentário: Sscmoreira
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o seu Arquitecto nem contratado foi ainda, nem recebeu nenhum €€€ até agora. Estou enganado?

Já perguntei se não seria melhor fazer o levantamento topográfico disseram-me que não, porque com a planta síntese do loteamento tinha as medidas em que só estão as medidas do terreno e a existência de muros, nada mais.
    Já nós disponibilizamos a pagar (como é óbvio acho que ninguém trabalha para aquecer) ao que nos foi respondido que só no final da planta estar fechada.
    Acredite que não tem sido falta de vontade ou limitações da nossa parte.
  4.  # 4

Boa noite, temos uma nova planta e gostava de ter a vossa opinião / sugestões acerca da mesma.
      Captura de ecrã 2025-05-29 110028.png
  5.  # 5

A minha sogra ia adorar essa sala de jantar aka hall de entrada.
    Eu pessoalmente nao gosto nada desses halls gigantescos.

Quanto a planta em si, eu pessoalmente nao gosto, mas tambem nao sei as vossas preferencias
    Concordam com este comentário: Matisofi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sscmoreira
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigasEu pessoalmente nao gosto nada desses halls gigantescos.

Este espaço é o reflexo de todo o projeto. Uma coisa sem nexo e sem pensar nos custos.
    Este hall não custa menos de 20.000€ ao Dono de obra. Será que o arquiteto teve isso em conta?
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  7.  # 7

Colocado por: Sscmoreiranoite, temos uma nova planta e gostava de ter a vossa opinião / sugestões acerca da mesma.

Sinceramente... tanta a´rea mal aplicada e/ou desperdiçada.
    Ora veja bem: Átrio entrada; Is de serviço; circulação da área intíma.
    A falta de brio nalguns detalhes.. olhe lá a porta da IS da suite!? quase encostada à bancada. A IS comum, com a sinta de frente para a porta, ali encostada.. a IS de serviço, com uma área enorme, e um asanita ao fim do túnel, tudo sem qq qualidade espacial , harmonia.
    O quarto do canto inferior esquerdo, necessita mesmo daqueles dois janelões!?
    Concordam com este comentário: Matisofi
  8.  # 8

A primeira coisa que salta a vista é o espaço que se perde para circulação.

Não parece equilibrado, por exemplo, ter esse hall/corredor e depois ter de contornar a mesa de jantar para entrar na cozinha...
  9.  # 9

A lavandaria também não faz muito sentido estar ali, vai lavar a roupa e depois tem que andar com os cestos de roupa molhada pelo hall de entrada e atravessar a sala para ir estender nas traseiras? Ou vai estender na frente da casa?
    Mais valia a lavandaria desaparecer dali e juntar tudo na divisão dos arrumos.
    Assim tem acesso direto ao exterior.
  10.  # 10

Colocado por: SscmoreiraBoa noite, temos uma nova planta e gostava de ter a vossa opinião / sugestões acerca da mesma.
      Captura de ecrã 2025-05-29 110028.png

Sscmoreira, no forum, irá ouvir milhares de opiniões tanto de profissionais, como de não profissionais. Tem que ter isso em atenção, para que possa avaliar por si mesma, a valorização que dá a cada opinião.
    Tendo dito isto, penso que as opiniões, sendo muitas, ajudam por vezes a reflectir, está certo, mas não ordenam. Ou seja, se no seu íntimo não concordar com as opiniões que são dadas, não se ponha a pedir ao seu arquitecto que faça alterações só porque sim, se a própria Sscmoreira não sentir que as opiniões reflectem aquilo que a Sscmoreira quer, e sente para a sua casa.
    De resto, um arquitecto é um criativo técnico, nunca um mero projectista, e realiza-se através da sua obra. Geralmente, não fica confortável e até perde a motivação quando sente que lhe estão a mudar o programa, e que estão a fazer dele um mero desenhador.

Não vi a primeira planta, mas nesta, para também eu dar um opinião entre as milhares, e não sabendo do orçamento, nem da localização, e nem do programa, eu tentaria juntar a lavandaria ao espaço de arrumos que está por trás da cozinha, dando dupla utilidade a esse espaço, e, em contraponto, diminuiria o espaço do Hall aumentando por sua vez o espaço de estar, não me parece muito bem a localização da mesa de jantar, também a sala tem uma dimensão que, a mim, me parece pouco proporcional face às restantes divisões. A sala é o espaço nobre da casa e, geralmente, eu imagino-a sempre com uma área pelo menos 30% superior à das restantes divisões, ou aumentando neste caso, a sala (diminuindo o Hall e juntando a lavandaria aos arrumos da cozinha) ou diminuindo um pouco as outras divisões para dar mais area à sala. Mas é apenas uma ideia.
    Outra coisa, as portas dos quartos nunca abrem para as cabeceiras das camas. Quando num quarto deitados, temos que ter o controlo (visão) para a porta de forma natural.
    E os sofás nas salas, geralmente recebem-nos, e não estão de costas quando se entra na divisão.
    No entanto, estas coisas, dão para se jogar, com mais ou menos destreza em decoração, mas em construção nova, a minha opinião é que se construa tendo-as em conta, já agora, já que se vai construir.
    No entanto, uma casa não é só área e divisões, é um fluxo (de hábitos de vida, de hierarquias…) e arquitectar uma casa é uma arte. E eu desconheço o programa para a casa, e desconheço o trabalho do seu arquitecto.
  11.  # 11

.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
      9361648a-b43d-422b-856d-4c8ff57e3845.jpeg
  12.  # 12

PS. Precisa de garagem fechada ? Com as quatro paredes ? Talvez não (…).
  13.  # 13

E sem saber do orçamento, porque esta sairia mais cara, gosto mais da sua primeira planta. Apenas com uma relação diferente entre a sala de jantar e de estar.
    É assim, as opiniões dum fórum
      IMG_0605.png
  14.  # 14

Eu prefiro esta segunda opção, seguindo o comentário que aqui disseram de passar a lavandaria para a despensa. Puxe o sofá mais para onde estava a despensa, e rode a mesa de refeições 90 graus.

Reduziria o hall de entrada dentro do possível, provavelmente trocava a posição da porta do wc comum com o armário, colocando este assumidamente no hall.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  15.  # 15

Na suíte o closet e a WC podiam ficar lado a lado na vertical onde agora está a cama para não ter aquele "corredor" dentro do quarto. Assim poupa espaço.

Ou até elimina o closet e faz roupeiro de ponta a ponta nas parede aposta á TV da sala. Tem bastante comprimento para meter um bom roupeiro.

Alguém há-de fazer um rabisco como fizeram para a ideia da lavandaria 😁
  16.  # 16

E se eliminar um dos dois janelões do quarto e da suíte, consegue encostar as camas às paredes das cabeceiras, as paredes certas.
      9361648a-b43d-422b-856d-4c8ff57e38452.jpeg

0.0306 seg. NEW