Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CMartinÉ horrível só se não se souber fazê-lo.
    Em termos de mobilar, vira a mesa sobre o comprido (até porque aqueles arrumos à entrada vão deixar de existir), e, querendo, a mesa pode ser extensível (ou não) se se justificar.
    Às vezes existe alguma dificuldade no percepcionar (conseguir “ver” o proposto, na mente)

A minha sogra tem a casa dela exatamente com essa configuração.
    Cozinha numa divisão, sala de jantar igual a essa e a de estar é outra divisão.

É horrível, um open space é de longe muito mais agradável, permite estar a cozinhar e a interagir com as pessoas da sala de jantar ou estar. Todas as pessoas conseguem interagir umas com as outras, sem estarem separadas por paredes.

Além disso quando dá uma festa em casa com 20 pessoas, tem de o fazer na garagem pois na sala de jantar não dá.

Na planta pode ficar bonito (para alguns) mas na pratica não funciona bem, pelo menos para mim.
    Concordam com este comentário: HideCode
  2.  # 2

Não tem necessariamente que ser visto nesse prisma.
    O gostar-se ou não de um espaço em open space ou sem ser open space está relacionado com todo o espaço da casa, e toda a relação desse espaço e entre os espaços.
    Ou seja, haja abertura para quaisquer conceitos, desde que, no todo, quando tudo junto, os critérios que definem aquela casa e arquitectura, façam sentido.
    Pessoalmente, não ponho de lado coisa nenhuma, desde que bem arquitectada e em conformidade. E isso respira-se de ponta a ponta, quando numa casa assim, pois tudo faz sentido, no seu todo.
    Esta sala de jantar da imagem acima, abre para uma ante salinha, fica contígua a uma cozinha e também a 2 salas de estar.
    O espaço, embora em open space, está bem delimitado e circulando-se à vontade, ainda assim, tem que se saír de um espaço para entrar no outro espaço. É um jogo de fechamentos e aberturas que permite percepcionar as divisões e os espaços dedicados, a delimitação de cada um, sem estarem em espaço fechado e sem sensação de confinamento.
  3.  # 3

Colocado por: paulosÉ horrível, um open space é de longe muito mais agradável, permite estar a cozinhar e a interagir com as pessoas da sala de jantar ou estar. Todas as pessoas conseguem interagir umas com as outras, sem estarem separadas por paredes.

Aqui está para mim o grande se não de soluções como esta. É horrivel o desgraçado do cozinheiro/a estar fechada na cozinha e o resto do pessoal todo na copofonia na sala de jantar, ou então para o cozinheiro/a não ficar sozinho, vai tudo encafuar-se dentro da cozinha.
  4.  # 4

Colocado por: paulosÉ horrível, um open space é de longe muito mais agradável, permite estar a cozinhar e a interagir com as pessoas da sala de jantar ou estar. Todas as pessoas conseguem interagir umas com as outras, sem estarem separadas por paredes.

Eu concordo plenamente, mas se ha algo que aprendi ao longo dos anos, e que cada cabeca sua sentenca.
    Por exemplo, eu nao consigo conceber alguem fazer uma ilha e nao colocar la a placa para cozinhar, podendo assim cozinhar virado para as pessoas e nao para uma parede. No entanto...
    Halls de entrada? A minha sogra tem na casa dela halls de entrada com mais area que os quartos. O da entrada sao ali mais de 20m2 a vontade... para mim, um desperdicio de espaco. A minha sogra adora e nem consegue conceber uma casa sem aquilo.
    Luz natural? Ha quem goste muito, quem goste pouco. E os quartos? Pelo que vejo aqui no forum da casa ensina-se nas escolas de arquitetura que devem ser virados a nascente para seev acordar com o sol. Ja eu se puder evitar sol pela manha nem penso duas vezes.
    Idem para o escritorio, se puder ficar numa zona o menos exposta possivel ao sol, melhor.

Por isso e que quando comento plantas e sendo leigo nao sou muito taxativo. Cada um sabe aquilo que gosta
  5.  # 5

Colocado por: dmanteigasEu concordo plenamente, mas se ha algo que aprendi ao longo dos anos, e que cada cabeca sua sentenca.

Sem duvida!
  6.  # 6

É um pedido nosso que a cozinha não seja em open space, não gosto de todo. Acho que pode ser funcional, mas não me consigo identificar com uma sala/cozinha tudo junto.
  7.  # 7

Colocado por: SscmoreiraÉ um pedido nosso que a cozinha não seja em open space, não gosto de todo. Acho que pode ser funcional, mas não me consigo identificar com uma sala/cozinha tudo junto.

Eu tb pensava assim, até agora ter open space. De longe melhor em tudo!
    Concordam com este comentário: fabsil
  8.  # 8

Colocado por: paulos

Eu tb pensava assim, até agora ter open space. De longe melhor em tudo!
    Concordam com este comentário:fabsil

Gostos, são gostos.

Pessoalmente, também já não abdico de open space.

Para mim, espaços que se querem comuns (como sala e cozinha) estarem isolados.... são ótimos para separar a familia nas poucas horas do dia em que ela pode estar junta.
    Concordam com este comentário: paulos
  9.  # 9

No fundo não ficará separado, porque tem as portas de correr que permite que estejam abertas enquanto se cozinha mas fechadas quando assim preferir.
  10.  # 10

Colocado por: SscmoreiraNo fundo não ficará separado, porque tem as portas de correr que permite que estejam abertas enquanto se cozinha mas fechadas quando assim preferir.

Mesmo aberta corta grande parte da visão para o outro lado.
    Não é o mesmo nem lá parecido.

No apartamento tinha duas portas para a sala (em dois locais diferentes) e quando se estava na cozinha não se conseguia ver quem estava na sala.
    Conclusão, quando lá tinha família, estavam 6 a 7 pessoas dentro de uma cozinha de 15m2, numa mesa de 4 lugares para se poder falar :)
  11.  # 11

pode haver casos e dinamicas funcionais especificas de cada vivência que justificam ter a cozinha separada. portanto taxativamente á partida uma coisa não é melhor que outra.
    Concordam com este comentário: primavera, fabsil, sltd, CMartin

0.0332 seg. NEW