Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho seguido o forum à uns tempos, e chegou a minha vez de fazer o meu primeiro tópico.

Temos a possibilidade de construir casa num dos terrenos dos meus sogros, e tenho andado a analisar as varias possibilidades, como estamos no estrangeiro, primeiro queremos nos informar de todas as etapas preliminares antes de consultar um arquiteto e podermos aproveitar o máximo de tempo possível durante as férias para tratar do máximo de coisas.

Imagino, que primeiro terei de contactar a CM para nos assegurarmos que o terreno é efetivamente construtivel (que em principio é), e após a confirmação da CM tratar das escrituras para passarmos o terreno para o nosso nome certo?

Em seguida, imagino que o ideal seria fazer um levantamento topográfico do terreno para termos as medidas certas.

Depois temos de encontrar um arquiteto, e depois do que tenho lido por aqui nos variados projetos apresentados por outras pessoas, tenho um pouco medo de contratar um arquiteto que nao dê grande ênfase aos detalhes da construção, e que depois venha a ter problemas com a empresa de construção, por falta de clareza no projeto.

A nossa ideia é fazer uma casa bastante simples no exterior, sem luxos aparentes, e dar prioridade ao conforto térmico e acústico. Nao queremos vir a ter problemas com humidades, e com tantas metodologias diferentes, fico um pouco perdido em questão ao que deveremos fazer cuidado.

A questão do telhado é outra, parece que cada um tem uma opinião diferente, sinceramente preferia um telhado plano, mas terei de poder me assegurar que a impermeabilização é bem feita para evitar vir a ter problemas.

Como a casa estará fechada uma grande parte do ano, pelo menos numa fase inicial, temos ideia de instalar uma VMC, para climatização pensamos em AC por condutas. Pensei em fazer piso radiante, mas penso que tendo AC nao compense fazer também a instalação do piso radiante.

Entretanto, estive a brincar um pouco para nos projetarmos no que seria possível fazer no terreno, pois é bastante comprido e nao tao largo, e saiu-me isto aqui (nao façam atenção as espessuras das paredes como é óbvio):

Re-s-do-cha-o-15082024-177e
    Re-s-do-cha-o-zoom

Como é óbvio, isto nao é um planta muito trabalhada e será certamente bastante diferente disto no final, mas podem ir dando opiniões e ideias para o futuro se assim entenderem, nos agradecemos.

A ideia é: 1 Master Suite com walk-in closet + casa de banho com duche e banheira (a mulher gosta de tomar uns banhos de vez em quanto e relaxar na banheira, por isso vai ter mesmo de ser), 2 quartos com casa de banho individual, 1 escritório (a ideia será ter um sofa cama que podera servir para visitas pontuais).

De resto, o que temos em mente seria ter uma dispensa escondida atrás da cozinha acessível por uma porta escondida nos moveis da cozinha e igual pela garagem. A dispensa seria entao utilizada como lavandaria e dispensa.
    A nossa vontade é ter apenas na cozinha o necessário no dia a dia.

Para fechar e resumindo, quais as etapas preliminares em que temos de pensar antes de iniciar a construção e durante a construção da mesma?

Obrigado a todos pela vossa atenção.
  2.  # 2

Vai construir em que municipio? Há muitos que limitam a profundidade das moradias (ex: 18m) pelo que pode não ser viável a casa de um só piso (assumindo que pode construir).
  3.  # 3

Oh telefonia sem fios…
    Bem vindo à chafarica.

A ver…

Se a casa está fechada grande parte do ano fará sentido o escritório?
    PRH também não me parece muito sensato porque parece-me que vai querer um sistema de actuação rápido.
    Sendo Norte para cima vai ter uma casa à Sombra…
    Zona social está mal exposta…
    Afastamento a Sul não me parece que seja execuível mmm sem vãos de compartimentos habitáveis.
    A IS social não pode abrir para a sala.
    O corredor não tem largura regulamentar.
    O quarto principal tem de ser diferente. Aquela porta a abrir para a cabeceira… no no(!)

Não entregue nada disso ao arq. que encontrar diga-lhe só a vivência que pretende para a casa e como pretende viver nela.
    E qual o orçamento que quer cumprir com 20% de folga.

Abr.
  4.  # 4

Viva!
    Antes de mais obrigado aos dois pelo feedback.

Colocado por: miguekVai construir em que municipio? Há muitos que limitam a profundidade das moradias (ex: 18m) pelo que pode não ser viável a casa de um só piso (assumindo que pode construir).

Viana do Castelo
    Pelo que consegui apurar pelo PDM (pagina 54)
    , pelo que percebi existe sim essa limitaçao no caso de construçao em banda ou geminadas, numa tipologia isolada como é o caso em principio nao deverá ser problema..
    PDM Viana

Colocado por: gil.alvesOh telefonia sem fios…
    Bem vindo à chafarica.

A ver…

Se a casa está fechada grande parte do ano fará sentido o escritório?
    PRH também não me parece muito sensato porque parece-me que vai querer um sistema de actuação rápido.
    Sendo Norte para cima vai ter uma casa à Sombra…
    Zona social está mal exposta…
    Afastamento a Sul não me parece que seja execuível mmm sem vãos de compartimentos habitáveis.
    A IS social não pode abrir para a sala.
    O corredor não tem largura regulamentar.
    O quarto principal tem de ser diferente. Aquela porta a abrir para a cabeceira… no no(!)

Não entregue nada disso ao arq. que encontrar diga-lhe só a vivência que pretende para a casa e como pretende viver nela.
    E qual o orçamento que quer cumprir com 20% de folga.

Abr.

O Escritorio sera uma divisao obrigatória porque sou diretor de uma empresa no ramo de desenvolvimento de software, pelo que a ideia é provavelmente num futuro proximo voltarmos a Portugal, e eu vir apenas cá 1x por mês, sendo que o meu trabalho é todo feito a distancia..

Quanto a planta, como eu disse foi feita apenas para ver mais ou menos se conseguiamos meter os espaços que necessitamos dentro daquele terreno, obvio que nao irei mostrar isto ao arquiteto para não o lançar num projeto sem reflexão e me enviar uma posta qualquer..

Quanto a orientação solar, infelizmente não deverà haver grande alternativa a isto (fazer a casa alongada neste sentido..).

Pensamos entre 250 et 300k €. Este projeto acima tem pouco mais de 200m2 com garagem incluida.
  5.  # 5

se quiser pode contactar-me na altura de escolher arquitecto. também trabalho nessa zona

de resto melhor que apresentar esses desenhos é ter uma lista de necessidades e desejos.
    é muito mais útil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsf2007
    • marize
    • 5 setembro 2024 editado

# 6

PPArquitecto, com uma pesquisa rápida ao seu perfil dá para reparar que se não todos, a grande maioria dos comentários que fez, foram em modo publicidade.
    Ora não tendo qualquer contributo participativo nas publicações dos demais foristas, nem cumprindo os requisitos da admisnistração para fazer publicidade, além de lhe sugerir ler as regras da mesma, reportei o seu comentário.
  6.  # 7

Colocado por: marizePPPArquitecto, com uma pesquisa rápida ao seu perfil dá para reparar que se não todos, a grande maioria dos comentários que fez, foram em modo publicidade.

Andam por cá outros
  7.  # 8

Pickaxe, com certeza que sim! Mas vou denunciando à medida que encontro.
    Sinto ser ou por falta de noção (porque genuinamente com 97 visitas desde 2016, pode passar muito pouco tempo por aqui e não se ter apercebido) ou uma total falta de respeito com os profissionais que dão acompanhamento gratuito constante e diário.
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes
  8.  # 9

Bom dia marize,

Obrigado pelo seu comentário e pela nota sobre as regras do fórum.
    Realmente não passo cá muito tempo e não foi minha intenção desrespeitar os outros profissionais nem as regras. Passarei a ter mais atenção às mesmas e peço desculpa se ofendi alguém.

Gostaria contudo de realçar que tive 9 agradecimentos em 96 dos comentários que fiz. O que se pode traduzir num aproveitamento/contributo de 11,46% em 8 anos de fórum.
    Não são os seus 25,31%, em 13 anos de fórum, mas sempre foi algum contributo.

Cumprimentos
    •  
      marco1
    • 6 setembro 2024 editado

# 10

PPPArquiteto
    pessoalmente acho que quantos mais profissionais aparecerem melhor, o que penso é que mais de 90% dos seus comentários foi apenas a anunciar que estavam disponiveis para determinado trabalho em vários topicos, ou seja seria mais interessante em alguns topicos "ver" a sua opinião e algum contributo face ao conteudo dos mesmos por forma a que os DO e não só possam ter alguma percepção do vosso trabalho e tambem aprender algo com o vosso saber e experiência.
    Concordam com este comentário: Rui_Mendes, marize, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães

0.0151 seg. NEW