Colocado por: Vítor MagalhãesÉ tirar o miolo todo e colocar uma armadura de led mais pequena aí dentro 👌obrigado,eu tenho a armadura completa por sinal igual a algumas destas Não pesco mada disto mas o que pretendo é aproveitar a que mostro na imagem tenho a tampa que nao publiquei. Julgo que tirando arrancadores e balastro se pode fazer a ligação aproveitando os suportes existentes só não sei como se faz a ligação dos fios .Obrigado
Tipo isto:https://www.maxmat.pt/pt/pesquisa_36.html?term=Armadura+led
Colocado por: joel.vasco4Não precisa de comprar armaduras novas. Basta remover os balastros e arrancadores. Basicamente tem de fazer ligação direta da fase e neutro a cada um dos "encaixes" da lâmpada. O sentido é indiferente, com as lampadas led de 220V, se não ligar de uma maneira, roda a lâmpada e liga da outra. Espero que a imagem abaixo seja explícita:agradeco mas a foto que apresenta está um pouco escura e não compreedo as ligações cumprimentos
Colocado por: nielskyObraquim,
É só fazer a ligação direta desde o dado de junção até ao pino da lampada.
Normalmente as lâmpadas tem fase de um lado e retorno do outro.
Portanto isso é simples de fazer.
Colocado por: SophieAinda há pouco troquei uma lâmpada T5 fluorescente por uma lâmpada led T5. A única diferença é que tive de trocar o arranjador, que por sinal já vinha, em conjunto, com a lâmpada.
Colocado por: sognimNas lojas de material eléctrico, vendem as lâmpadas e os adaptadores.
Colocado por: CamõesOlá Quim,
Há vários sistemas de lâmpadas “fluorescentes”. Se no seu caso se trata de uma lâmpada comum com arrancador e balastro, a modificação pode ser feita conforme já foi aqui explicado. Adiciono uma representação gráfica para melhor exemplificar.
⚠️⚡️ Importante ler: ⚠️⚡️
Os trabalhos com eletricidade exigem extrema precaução e devem ser realizados apenas por profissionais qualificados. Executar estes trabalhos sem o devido conhecimento pode resultar em graves acidentes ou danos. Se optar por realizar qualquer intervenção, fá-lo por sua própria conta e risco. Siga rigorosamente todas as normas de segurança. Não assumo qualquer responsabilidade por eventuais danos. Os meus comentários têm apenas caráter didático.
Colocado por: BigmouseAs lâmpadas que utilizávamos da Philips, tem a alimentação (L-N) de uma lado e do outro tem um Shunt interno.
Não utilizávamos a configuração da fase e neutro no mesmo lado (exemplo do lado esquerdo da posição 4), porque caso não tivessem atenção à posição da lâmpada, provocavam um curto-circuito. Ao utilizar o esquema do lado direito, pode-se instalar a lâmpada da maneira que entenderem.
Colocado por: VarejoteAtualmente têm fase e neutro do mesmo lado.
Colocado por: CamõesSe o Quim facultar aqui informação sobre a lâmpada LED que vai usar(marca, modelo), talvez possamos opinar com mais pontaria. Há muitos fabricantes e cada fabricante pode usar o sistema de ligação que bem lhe aprouver…