Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Já pesquisei sobre este tema (aqui no fórum inclusive), mas não encontrei um exemplo que se aplique à minha situação. E os pouco que encontrei acabam algumas diferenças entre si, que confundem ainda mais.

Portanto, neste momento tenho a obra neste estado, com os pisos exteriores por fazer. Sapatas e vigas de equilibrio ainda à vista:

(No pronto, o piso vai andar +/- a meio do primeiro bloco)

A casa será revestida a capoto e levará piso em toda à volta. Ou seja, não haverá zonas ajardinadas coladas à casa.

Para esta zona que ficará "enterrada", que situação recomendam? Justifica aplicar XPS também no alicerce?

Ou é suficiente impermeabilizar estas sapas e V.E. (por exemplo, com betuminoso), aplicar tela pitonada, e depois perfil de arranque uns 20 ou 30 cm acima do piso exterior?

Muito obrigado :)
  2.  # 2

E o aplicador que vai fazer a aplicação nem tem solução?

Tem AQUI um exemplo.
  3.  # 3

Este organismo tem á disposição a informação geral sobre Etics, inclusive um ficheiro ( dwg) com todas as situações em obra sobre etics.
    https://www.apfac.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaoreis
  4.  # 4

Colocado por: joaoreispor exemplo, com betuminoso

Pessoalmente prefiro soluções de base cimentícia para garantir a compatibilidade com as argamassas do ETICS.
    Tem como o exemplo o Hidro One da Colaliz.

Obviamente que se o produto betuminoso constar na ficha técnica a sua compatibilidade, serve igual.
  5.  # 5

Um exemplo
      ETICS arranque abaixo do solo com continuidade isolamento 2.png
  6.  # 6

Colocado por: SEEINGE o aplicador que vai fazer a aplicação nem tem solução?

TemAQUIum exemplo.

Ainda decidi o aplicador.

A minha intenção era resolver já este arranque, com as minhas mãos (até porque a casa nao é grande), para o pedreiro poder terminar o piso exterior e melhorar um pouco as condições para depois se conseguir montar andaimes/cavaletes (sem estragar tubagens de infraestruturas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  7.  # 7

Colocado por: SEEINGUm exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaoreis
      ETICS arranque abaixo do solo com continuidade isolamento 2.png

Por sugestão do marco1, fui espreitar e este pormenor também parece opção.
    Não leva o isolamento totalmente até ao começo do alicerce, mantendo-se todos os pressupostos de impermeabilização e drenagem.

A minha duvida é se as perdas térmicas justificam levar o XPS até abaixo.

8.  # 8

Colocado por: joaoreisA minha duvida é se as perdas térmicas justificam levar o XPS até abaixo.

O XPS é utilizado porque tem menor absorção de água e não pela questão térmica.
  9.  # 9

joaoreis

como referi no meu post estes pormenores são generalistas, repare que consoante os casos poderá haver variantes, por exemplo se a casa tem cave, ou desvão ou se é piso terreo. Penso que se for cave o xps em si, pode efetivamente arrancar mais abaixo até ao topo da sapata, se for desvão pode não precisar pois a laje do proprio rc terá que ser isolada, se for piso terreo talvez não seja preciso tambem pois a "terra" será o melhor isolante termico e tambem poderá haver piso radiante que terá o seu isolamento. penso que terá que analisar a situação no seu todo com a equipe de projeto.
  10.  # 10

Obrigado pela ajuda, marco1 e SEEING :)

Colocado por: SEEINGO XPS é utilizado porque tem menor absorção de água e não pela questão térmica.

Exato. A questão nao era essa, mas sim levar ou nao o XPS a cobrir toda a sapata e viga de equilíbrio até baixo.

Colocado por: marco1joaoreis

como referi no meu post estes pormenores são generalistas, repare que consoante os casos poderá haver variantes, por exemplo se a casa tem cave, ou desvão ou se é piso terreo. Penso que se for cave o xps em si, pode efetivamente arrancar mais abaixo até ao topo da sapata, se for desvão pode não precisar pois a laje do proprio rc terá que ser isolada, se for piso terreo talvez não seja preciso tambem pois a "terra" será o melhor isolante termico e tambem poderá haver piso radiante que terá o seu isolamento. penso que terá que analisar a situação no seu todo com a equipe de projeto.

Sim, será piso terreo, sem desvão. E levará isolamento no piso interior. Pelo que, efetivamente, talvez nao justifique encostar o xps quase à terra.
  11.  # 11

Colocado por: joaoreis
    1. Sim, será piso terreo, sem desvão. E levará isolamento no piso interior. Pelo que, efetivamente, talvez nao justifique encostar o xps quase à terra.

E poupa o quê? Uns míseros €€.
    Coloque a placa de XPS até onde lhe seja possível. Corte a placa na face próxima da terra em cunha de forma a facilitar o encostar da tela pitonada.
  12.  # 12

...
    Concordam com este comentário: marco1, joaoreis
      Arranque.png
  13.  # 13

Colocado por: SEEING
    E poupa o quê? Uns míseros €€.
    Coloque a placa de XPS até onde lhe seja possível. Corte a placa na face próxima da terra em cunha de forma a facilitar o encostar da tela pitonada.

Nem é tanto pela questão da poupança.

Para ficar bem, todo o "alicerce" terá de ser rebocado (faltou alguma perfeição do pedreiro nesta questao).

Além de ter também sapatas para isolar.
  14.  # 14

as sapatas não são para isolar, apenas impermeabilizar, para encostar o xpx na empena apenas tem de primeiro impermeabilizar depois o xps e depois a tela pitonada

0.0155 seg. NEW