Iniciar sessão ou registar-se
    • jmpnm
    • 16 agosto 2024 editado

# 1

Boas,

Tenho uma comutação de escada simples que liga ou desliga a partir de dois pontos diferentes duas lâmpadas em simultâneo.
    Queria mudar para uma comutação dupla com controlo independente de cada lâmpada.

O que tenho de fazer será o que está descrito abaixo?
      ComuEscada.JPG
  1.  # 2

Sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmpnm
    • jmpnm
    • 23 agosto 2024 editado

# 3

Colocado por: VarejoteSim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmpnm

Não consigo passar dois fios entre comutadores, pouco espaço no tubo....mas consigo passar um fio novo do ultimo comutador até às lâmpadas.

Em vez de mudar de comutação de escada simples para dupla, uma solução de compromisso podia ser pôr os dois comutadores de escada a funcionar como comutadores simples e poder acender uma lâmpada ou outra conforme a necessidade, assim não tinha de passar fios entre os comutadores.

A situação é uma varanda que tem dois pontos de luz e que é comum a uma sala e um quarto mas que quase nunca é necessário acender as duas lâmpadas ao mesmo tempo; podia perfeitamente por uma a acender a partir do quarto e outra a partir da sala.

As alteraçãos que teria de fazer serão estas?
      ComuEscada_Simples.JPG
  2.  # 4

Afinal quer o quê, 2 interruptores, 1 para cada lâmpada?

Funciona.

Acho estranho é não conseguir enfiar mais 2 condutores, só se o tubo estiver vincado.
    • jmpnm
    • 23 agosto 2024 editado

# 5

Colocado por: VarejoteAfinal quer o quê, 2 interruptores, 1 para cada lâmpada?

Não dá para passar mais cabos entre os comutadores.
    Pretendia, sem ter de mudar os comutadores de escada, pô-los a trabalhar como interruptores simples, 1 para cada lâmpada e aproveitando os fios já passados para levar a fase ao segundo comutador.
    Obg.
  3.  # 6

Já respondi, dá para fazer isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmpnm
  4.  # 7

Colocado por: VarejoteJá respondi, dá para fazer isso.

Vai sempre que ter que passar mais um para a segunda lampada, visto que actualmente deve ter uma picagam da primeira para a segunda, vai ter sempre que ter um 3º condutor nesse tubo.
  5.  # 8

Colocado por: hangas

Vai sempre que ter que passar mais um para a segunda lampada, visto que actualmente deve ter uma picagam da primeira para a segunda, vai ter sempre que ter um 3º condutor nesse tubo.

Não necessita mais nenhuma picagem, o esquema está correto para 2 escadas simples a fazer de interruptores.
    • hangas
    • 23 agosto 2024 editado

# 9

Colocado por: VarejoteNão necessita mais nenhuma picagem,

Sim, de acordo com o esquema. A minha observação e mais do ponto de vista pratico da coisa.
    Porque muito possivelmente no local, as duas lampadas, já são alimentadas por um unico tubo com 2 condutores com picagem entre elas.

Para implementar essa alteração, vai sempre precisar de mais um condutor separado no tubo já existente. Mas não será difícil ainda assim.
  6.  # 10

Sim, de acordo com o esquema. A minha observação e mais do ponto de vista pratico da coisa.
    Porque muito possivelmente no local, as duas lampadas, já são alimentadas por um unico tubo com 2 condutores com picagem entre elas.

Para implementar essa alteração, vai sempre precisar de mais um condutor separado no tubo já existente. Mas não será difícil ainda assim.

Mas o OP é que perguntou se assim era possível, deduzo que já tenha visto localmente as condições.
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 11

Colocado por: jmpnmNão consigo passar dois fios entre comutadores, pouco espaço no tubo....mas consigo passar um fio novo do ultimo comutador até às lâmpadas.

Certo, eu tinha ficado pelo "nao consigo passar fios". Mas realmente confirma-se que para as lampadas consegue.

Pronto.. agora é fazer :)
  8.  # 12

@hangas

Certo, eu tinha ficado pelo "nao consigo passar fios". Mas realmente confirma-se que para as lampadas consegue.

Pronto.. agora é fazer :)

Sim é isso, passa um cabo desde o comutador de escada até à primeira lâmpada e a segunda está ligada a essa, neutro e terra inclusive.
    Aproveito isso para desligar da primeira deixando ficar a ligação existente até à segunda lâmpada e passo um cabo novo do comutador de escada só até à primeira lâmpada.

É uma questão de acertar nas ligações para o comutador da sala acender a luz que fica em frente e o do quarto fazer a mesma coisa com a que lhe fica em frente....isto na varanda comum com dois pontos de luz, um em frente a cada divisão.

Como diz, é mãos na massa, ou melhor, no busca-polos :-) e fazer.
    Obrigados

0.0165 seg. NEW