Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde malta!

Estou com algumas dúvidas e precisava da vossa ajuda, se possível.

Já tenho a licença de utilização, datada de Junho 2024 e já lá estou a viver.

Contexto: comprei um lote e fiz a construção de uma moradia unifamiliar. Já tenho o documento da câmara municipal de licença de utilização. Mas agora como devo proceder para atualizar os documentos nas finanças e registos de "terreno para construção" para "moradia", alguém me sabe dizer? e a ordem do pedido dos mesmos?

Muito obrigado!!!
    • size
    • 16 agosto 2024

# 2

Colocado por: andreruela
    Já tenho a licença de utilização... e agora?

Começar por preencher o Modelo 1 das Finanças, acompanhado dos documentos que a situação exige.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dc, andreruela
  2.  # 3

Colocado por: size

Começar por preencher o Modelo 1 das Finanças, acompanhado dos documentos que a situação exige.
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dc,andreruela

Posso fazer tudo online ou tenho mesmo de me dirigir a uma repartição de finanças?
  3.  # 4

Pode submeter online mas a minha experiência diz que a validação final é com a sua presença.
  4.  # 5

Faz online, imprime comprovativo e vai às finanças com o comprovativo, planta de localização e plantas da casa. Leve também a "licença de utilização", não é precisa, mas podem pedir.
    Depois vai à conservatória com o modelo 1

Tem a certeza que tem uma licença de utilização? é isso que diz no documento?
  5.  # 6

Colocado por: Pickaxe

Tem a certeza que tem uma licença de utilização? é isso que diz no documento?

Sim, é licença de utilização. Emitida pela Câmara Municipal...
  6.  # 7

Colocado por: andreruelaSim, é licença de utilização.

É isso que está escrito no documento que tem?
  7.  # 8

É isso que está escrito no documento que tem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
      Captura de ecrã 2024-08-20, às 16.32.49.png
  8.  # 9

Captura de ecrã 2024-08-20, às 16.32.49.png

Bem me parecia que não tinha escrito "licença de utilização" em lado nenhum. Agora é o que há.
  9.  # 10

Isso não é uma licença de utilização.
    É um documento emitido pela câmara municipal que diz que houve um técnico contrato pelo Dono de obra que disse que a obra estava concluída e cumpria todas as regras exigíveis.
  10.  # 11

Bem me parecia que não tinha escrito "licença de utilização" em lado nenhum. Agora é o que há.

Eu pensei que isto fosse a licença de utilização. O banco aceitou como tal. Já não existe a licença com o nome licença, é isso? Este documento serve para as finanças e conservatória?
  11.  # 12

Colocado por: zedasilvaIsso não é uma licença de utilização.
    É um documento emitido pela câmara municipal que diz que houve um técnico contrato pelo Dono de obra que disse que a obra estava concluída e cumpria todas as regras exigíveis.

Mas há forma de ter mesmo uma licença de utilização?
  12.  # 13

Mas há forma de ter mesmo uma licença de utilização?

Esse documento é a licença de utilização, pelo que me explicaram. A lei mudou este ano.
  13.  # 14

Colocado por: rui1987Esse documento é a licença de utilização, pelo que me explicaram. A lei mudou este ano.

Não é a licença de utilização, é o documento que vem substituir a licença de utilização, mas não é a mesma coisa.
  14.  # 15

Na AT pedem-me as telas finais para inscrever o imóvel na matriz, mas eu não tenho telas finais.

Creio que no âmbito do simplex urbanístico, deixou de ser necessário..

Alguém na mesma situação?
  15.  # 16

Colocado por: Bragas Vmas eu não tenho telas finais.

Claro que tem, os seus técnicos não lhe disseram isso?
    Não houve alterações á obra pois não?
    Imprime plantas e alçados do projeto de arquitetura e isso são as telas finais.

P.S. Não tem que agradecer. São 5€
    Sempre é mais barato que os 250€ que o arquiteto lhe iria cobras pelas ditas "Telas finais"
    Concordam com este comentário: Dj_C, Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  16.  # 17

Estou mais ou menos na mesma situação. O que me foi esclarecido pelo arquiteto e pelo apoio telefónico das finanças é que deverei pedir á câmara cópia carimbada.
  17.  # 18

Colocado por: zedasilva
    Claro que tem, os seus técnicos não lhe disseram isso?
    Não houve alterações á obra pois não?
    Imprime plantas e alçados do projeto de arquitetura e isso são as telas finais.

P.S. Não tem que agradecer. São 5€
    Sempre é mais barato que os 250€ que o arquiteto lhe iria cobras pelas ditas "Telas finais"
    Concordam com este comentário:Dj_C,Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

O meu arquiteto está de férias e só consigo falar com ele depois do dia 19.. assim já me ajudaram..
  18.  # 19

Atualiizacao:

Como aqui foi sugerido, fiz a submissão do Modelo 1 via portal, e preparava-me para ir pessoalmente ao serviço de finanças paraninfareis o processo com os documentos que me tinham dita no e-balcão serem necessários..

Hoje fui contactado pelo Serviço da minha região, com a indicação que havia falta de informação sobre um parcela cedida ao domínio público, à qual respondi:
    “Indiquem-me o e-mail e eu faço chegar o documento que esclarece a cedência, e aproveito e remeto a “licença de utilização” e as plantas carimbaras pela câmara”

Ao que me responderam:
    “Não precisa de enviar. A câmera já nos enviou esses documentos”

Processo a andar..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  19.  # 20

Entretanto recebi e-mail da AT com comprovativo de submissão de
    modelo 1.

Alguém tem ideia do próximo passo?

Vai ser efetuada avaliação?

Quando passará a constar a construção na CPU?

Obrigado

0.0239 seg. NEW