Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de pedir uma ajuda.
    É o seguinte, eu tenho uma moradia com 50 anos que está encostada a dois vizinhos, mas de todas a minha é a que está mais baixa.

Tenho 2 telhados que levam com as aguas de 3 telhados dos vizinhos, isso é permitido? A quem me posso queixar?

Depois um desses vizinhos arranjou a casa toda e como antigamente a casa dele e a minha eram do mesmo dono tinham um só esgoto e ele diz me que só deixou como estava antigamente. (a dele que está mais alta o esgoto passa por baixo da minha casa de banho e junta na minha caixa de esgoto).

É permitido isto por estar feito de antigamente?

A quem me posso dirigir para me queixar destas situações?

Muito obrigado
  2.  # 2

Essas moradias provavelmente são um prédio com duas frações independentes.
  3.  # 3

Coloque as suas dúvidas diretamente nos serviços camarários. Os esgotos não me parece que possam estar juntos.

Encontrei no Código Civil este artigo:

ARTIGO 1365º
    (Estilicídio)

1. O proprietário deve edificar de modo que a beira do telhado ou outra cobertura não goteje sobre o prédio vizinho, deixando um intervalo mínimo de cinco decímetros entre o prédio e a beira, se de outro modo não puder evitá-lo.

2. Constituída por qualquer título a servidão de estilicídio, o proprietário do prédio serviente não pode levantar edifício ou construção que impeça o escoamento das águas, devendo realizar as obras necessárias para que o escoamento se faça sobre o seu prédio, sem prejuízo para o prédio dominante.

0.0081 seg. NEW