Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Moro no último andar de num prédio que tem uma clarabóia gigante nas escadas. No verão a temperatura junto à porta de entrada deve estar próxima dos 50ºC, sem exagero. A minha porta é de madeira e se meter a mão por dentro é horrível o quão quente está. Já falei com o condomínio e não tive grande abertura quanto a melhorar a clarabóia para refletir calor ou colocar algum tipo de sombra. Por isso o melhor que consigo é melhorar a minha própria porta para mitigar a entrada de calor. Alguém sabe que tipo de soluções há para melhorar o isolamento da porta? Eventualmente terá de ser uma porta nova. Alguém conhece empresas de qualidade de fabrico de portas na região de Lisboa?

Obrigado a todos
    •  
      imo
    • 17 agosto 2024

# 2

Não me parece aceitável o condomínio do seu prédio obrigar um condómino a suportar essa temperatura sempre que entra ou sai da sua própria casa.
    Eu tentaria levar a coisa a bem, mas caso não surtisse efeito consultaria advogado de modo a obrigar o condomínio a cumprir a sua obrigação, que é a de resolver esses problemas
    Voa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rflora
    • size
    • 17 agosto 2024

# 3

Colocado por: rflora
    Já falei com o condomínio e não tive grande abertura quanto a melhorar a clarabóia para refletir calor ou colocar algum tipo de sombra. Por isso o melhor que consigo é melhorar a minha própria porta para mitigar a entrada de calor. Alguém sabe que tipo de soluções há para melhorar o isolamento da porta? Eventualmente terá de ser uma porta nova. Alguém conhece empresas de qualidade de fabrico de portas na região de Lisboa?

Atingindo essa temperatura na caixa das escadas pelo efeito de estufa, pouco adiantará isolar a porta de entrada do seu apartamento, porque também as paredes transmitem a temperatura.
    Será um problema que incomodará outros seus vizinhos, pelo que, talvez seja conveniente conversarem sobre essa questão e impor ao administrador a convocação de uma reunião para o problema ser resolvido.
  2.  # 4

Colocado por: sizeAtingindo essa temperatura na caixa das escadas pelo efeito de estufa, pouco adiantará isolar a porta de entrada do seu apartamento, porque também as paredes transmitem a temperatura.
    Será um problema que incomodará outros seus vizinhos, pelo que, talvez seja conveniente conversarem sobre essa questão e impor ao administrador a convocação de uma reunião para o problema ser resolvido.
    Exatamente, deverá existir um limite a partir do qual deverão ser adotadas medidas para melhorar a qualidade de vida dos moradores, especialmente se for conhecido o ponto especifico causador do problema. Eu digo isto apenas numa perspetiva de bom senso, porque acerca de regras de condomínios percebo zero.

Nesse caso, havendo vontade, possivelmente a intervenção a tentar fazer (mantendo a claraboia por causa da iluminação) poderia ser melhorar ou substituir os vidros por uns mais eficazes, com capa solar, e talvez ponderar a instalação de uma ventilação forçada a retirar esse ar quente que naturalmente sobe e se acumula na parte mais alta da caixa de escadas (pelo menos no calor do verão).
  3.  # 5

A claraboia deve ser completamente estanque. Se colocarem uma saída de ar junto ao teto onde está a clarabóia, esse calor vais sair fazendo subir ar fresco dos andares de baixo.
    Concordam com este comentário: zed
  4.  # 6

Dependendo da idade do prédio, pode ser eventualmente possível que essa claraboia não cumpra com as normas de segurança.

Se fosse eu, provavelmente andaria "à volta".
    Fotografias, medição e contactava 3 empresas para eventual intervenção.

Carta registada ao condomínio com pedido de substituição com os orçamentos em anexo e cópia por debaixo da porta a todos os outros condóminos.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  5.  # 7

Colocado por: imoNão me parece aceitável o condomínio do seu prédio obrigar um condómino a suportar essa temperatura sempre que entra ou sai da sua própria casa.
    Eu tentaria levar a coisa a bem, mas caso não surtisse efeito consultaria advogado de modo a obrigar o condomínio a cumprir a sua obrigação, que é a de resolver esses problemas
    Voa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rflora

Obrigado. Vou falar com eles novamente. A temperatura só é assim no último andar, pelo que todos os de baixo se estão a marimbar se os de cima estão a assar.
    Concordam com este comentário: imo

0.0128 seg. NEW