Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!
    Será adequado para guardar 500kg de lenha no exterior?
      Screenshot_20240815_175316_Chrome.jpg
  2.  # 2

Se quiser aproveitar e plantar cogumelos Shitake ao mesmo tempo sim, fora isso, a madeira para estar adequadamente guardada, necessita de circulação de ar (por isso é que muitas pessoas optam por a por ao ar livre coberta nos dias de chuva e descoberta nos de calor).
    Concordam com este comentário: Ruikode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paula21
  3.  # 3

Concordo com a marize, a lenha tem de estar ventilada. Até para melhorar a eficácia, no exterior, deve ser empilhada cruzada para facilitar a mesma circulação de ar
    Concordam com este comentário: marize
  4.  # 4

Perante as vossas sugestões se optar por este abrigo, que seria colocado debaixo de um alpendre, quantos kg de lenha aqui caberia?
      Screenshot_20240818_163357_Chrome.jpg
  5.  # 5

Colocado por: Paula21Perante as vossas sugestões se optar por este abrigo, que seria colocado debaixo de um alpendre, quantos kg de lenha aqui caberia?
    Isso é muito relativo, e dependerá muito do tipo de madeira da lenha.
    Em termos de volume, terá nesse abrigo cerca de 0,35m3 disponível.
    Mas em termos de peso terá de calcular conforme a lenha que vai usar, porque a titulo de exemplo, com pinho terá uma densidade de 550Kg/m3, enquanto com azinho terá uma densidade de 900Kg/m3, com humidade a 12%.
    Como vê, pode variar muito o peso para o mesmo volume.
    Se usarmos uma média de uns 700Kg/m3, se calhar consegue arrumar uns 250Kg se tanto, contas toscas de merceeiro.
    • marize
    • 19 agosto 2024 editado

# 6

Paula, se me permite, pode ser eventualmente mais seguro/produtivo, primeiro ter a lenha e depois pensar como a vai acomodar.
    Pode inclusivamente ser o ideal, pedir a alguém que lhe construa o abrigo! Seja com madeira de paletes para lhe durar 2anos, com madeira tratada para lhe durar muito mais ou com outro material (aqui temos uns barrotes de cimento que tirámos de umas vinhas e onde ela está pousada).
    Ambos os abrigos que anexou parecem-me muito pequenos para a lenha que referiu.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6.  # 7

Colocado por: Paula21Será adequado para guardar 500kg de lenha no exterior?
    mais fácil é uma base em blocos para não estar em contacto com o chão e um toldo por cima da lenha.
    Concordam com este comentário: marize
  7.  # 8

A lenha é comprada para o espaço que se tem e gasta-se a que houver. É só pela gracinha de ter chama. A função da minha lareira nem é o aquecimento. Para isso há o ar condicionado e o aquecimento central.
    Mandar fazer um abrigo na minha zona fica caríssimo.

0.0130 seg. NEW