Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta!

Estou a pensar em comprar uma carrinha comercial/pick up de dois lugares para ajudar nas obras da nossa casa. Neste momento me encontro na Suíça a trabalhar, mas no próximo mês já vou voltar de vez para a minha terra. Como na Alemanha os materiais de construção são mais acessíveis do que em Portugal, vou comprar máquinas e outras ferramentas para ajudar nas obras da casa (uma remodelação e outra construção nova). Como também vou precisar de um carro, pensei que poderia ser uma boa ideia o comprar na Alemanha e levar todo esse material dentro do carro para Portugal (poupo no transporte desse material e já fico com a carrinha). Destino final é a Madeira. Será viável esta ideia, a nível económico?

Fico muito grato por qualquer ajuda.

Grande abraço.
  2.  # 2

Bom dia Madeirense,
    Eu acho que o plano tem bastante lógica e faz sentido, deve é ser bem planeado e fazer bom uso da matemática antes de avançar.

Eu próprio já fiz uma operação dessas, com a diferença de o destino ser “apenas” o continente e a viatura ser um pesado de mercadorias que me serviu para fazer a mudança, transportar um veículo ligeiro de passageiros, transportar mais mercadoria adquirida na Alemanha e fazer a viagem nele. Economicamente foi um processo muito vantajoso porque no final de tudo concluído vendi o pesado já legalizado ainda por um preço bem superior ao que me custou na Alemanha.

No que diz respeito ao preço da carrinha e dos materiais /ferramentas, vai certamente conseguir bons preços comparativamente aos preços praticados em Portugal, portanto faz todo o sentido comprar na Alemanha.

O que vejo menos favorável é o facto de a carrinha ser Pickup, acho que um furgão faria muito mais sentido porque oferece muita volumetria para transportar os materiais, e ao ser uma carroçaria fechada oferece vantagens em relação à segurança e às condições climatéricas, e talvez seja mais fácil vender se algum dia deixar de fazer uso dela e quiser convertê-la novamente em moedas.

Na minha parca opinião, teria vantagem em comprar a carrinha e legalizá-la na Suíça ( ou comprar uma na Suíça) pelo menos seis meses antes de transferir a residência definitivamente para Portugal, isto porque creio ser vantajoso na hora de legalizar o veículo em Portugal. Se não estou equivocado e as leis não foram alteradas, o custo para legalização é bem mais baixo se o veículo fôr sua propriedade há pelo menos seis meses. Para obter informações mais fidedignas aconselho-o a pedir esclarecimentos nas entidades competentes, IMT, Alfândega ou alguma agencia especializada nestas burocracias.

Onde eu enxergo alguma despesa mais avultada é no transporte da viatura entre o continente e a região autónoma, não faço ideia dos custos envolvidos neste processo e talvez fosse sensato começar precisamente por indagar sobre as despesas dessa operação.

Boa semana para todos.
    Concordam com este comentário: 4por1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oMadeirense
  3.  # 3

Muito obrigado pela resposta, grande Camões!

Infelizmente não tenho nenhum carro cá - Suíça - em meu nome. A uns meses atrás estive a ler sobre o assunto e pelo que tinha entendido na altura, saía caro levar um carro de cá e levá-lo para Portugal, fazendo a mudança definitiva. A nível de valores, estamos a falar de um máximo de 6000€ para comprar um carro (só o vou usar um ou dois anos máximo e depois o vendo). Sendo um valor "baixo", será que ainda compensa importar o carro da Alemanha? É que vou ao site https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/ e fico chocado de quanto tenho de pagar de imposto! :'(

Tens razão em relação ao tipo de carro, pensei numa pick up mas para transportar as ferramentas elétricas e outros materiais, mais vale um furgão, sem dúvida.

Mais uma vez, muito obrigado e um grande abraço!
  4.  # 4

Olá mais uma vez Madeirense,

se não tiver direito a isenção do ISV creio que não compensa muito para uma viatura desse valor.
    Há várias parcelas que devem ser somadas ou subtraídas para concluir se o resultado final vai ser positivo ou negativo.

A meu ver, deve em primeiro lugar estudar a possibilidade de conseguir o direito à isenção, penso que um requisito são os seis meses que lhe falei acima. Os emigrantes que regressam definitivamente a Portugal tem o direito de levar os seus pertences consigo beneficiando de isenção de impostos na alfândega. No caso das viaturas automóveis, creio que tem que estar em posse do requerente pelo menos seis meses antes da mudança de residência.

Terá portanto de equacionar essa possibilidade para que o seu intento seja mais favorável.

Uma solução é comprar a viatura agora e adiar o regresso em pelo menos seis meses. Assim pagará com certeza apenas uma taxa muito reduzida para o processo burocrático e estará dispensado do ISV.

Se quiser comprar na Alemanha e beneficiar da isenção, vai ter que registar primeiro a viatura em seu nome na Suíça e esperar os tais seis meses até regressar definitivamente a Portugal.

Mais fácil seria adquirir a viatura na Suíça e evitar o processo intermédio de registar a viatura alemã na Suíça para depois registar novamente em Portugal.

Para obter uma resposta mais concreta à sua pergunta sobre se é ou não vantajoso todo este processo, deve primeiro apurar todas as parcelas necessárias para efetuar a computação.

Nas despesas as mais relevantes serão:
    -Custo da viatura;
    -Despesas com a viagem;
    -Custo do transporte entre o continente e ilha;
    -Custos com a legalização;

Do lado das receitas teremos:
    +Economia na aquisição de materiais/máquinas na Alemanha;
    +Eventual vantagem de transporte dos seus pertences;
    +Poupa a viagem de avião, que no caso de serem várias pessoas e dependendo da época do ano, pode ser considerável;
    +Vantagens ao usar a viatura durante o período de construção, que pode resultar numa economia também considerável;
    +Receita da venda da viatura quando não necessitar mais dela.

Concluindo, terá que tentar obter os valores de cada parcela e efetuar as operações matemáticas necessárias para obter o resultado que lhe permita tomar a decisão final.

Compreenda que esta minha opinião é apenas um esboço geral da estratégia e haverá com certeza alguns detalhes que podem ter alguma relevância no cômputo final.

Não me crucifique se o meu raciocínio se assemelhar a um queijo do Emmental.😊😊
  5.  # 5

Sem isenção do ISV, coisa que so consegue pela mudança definitiva de residencia para portugal e caso o carro tenha sido seu nos 6 meses anteriores à mudança de residencia, apenas pela carrinha em si não compensará quase de certeza (e por isso mesmo não se vêem quase nenhumas carrinhas importadas a circular em PT), já que o ISV a incidir sobre uma pick-up, com emissoes elevadas (há uma componente proporcional às emissoes) quase de certeza que torna a operação inviável (ou seja, fica mais barato comprar em PT). Como reside na Suiça, a carrinha terá que ter sido matriculada aí pelo menos os tais 6 meses antes da mudança para Portugal, e dependendo desse custo aí na Suiça, pode compensar ou não. Na sua situação, não há forma de importar diretamente um carro da Alemanha para Portugal sem ter que pagar o ISV. Atenção que mesmo possa beneficiar da isenção, vai precisar de documentos que comprovem a residência na Suiça (que mesmo que nada na lei o diga, invariavelmente a Autoridade Tributária pede uma declaração do Consulado). Tem a informação para a eligibilidade de isençao do ISV aqui: https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-a-isencao-do-imposto-sobre-veiculos-quando-se-vem-morar-para-portugal

Mais um fator a ter em conta é o IUC: como a Suiça não faz parte da UE, o IUC é calculado à data da primeira matricula em Portugal, mesmo que seja uma charanga velha. Como o IUC é mais uma vez calculado com base nas emissões, a probabilidade de vir a pagar um absurdo de IUC todos os anos pode vir tornar o eventual negocio menos apetecível.

Ainda assim, dependendo da poupança que possa vir a ter em materiais e ferramentas, pode ser vantajoso para si ("é fazer as contas" como dizia o engenheiro da ONU). O seu caso especial, ao ser na madeira, torna as contas mais dificies, mas lembre-se que, se fosse para o continente, tem sempre a possibilidade de comprar materiais e ferramentas na Alemanha (ou outro país qualquer da UE) de forma competitiva, e mesmo com custos de envio, muita vezes já compensa comprar material de fora (por exemplo eu mandei vir as minhas torneiras da Alemanha).
  6.  # 6

Caro amigo Camões, não tem nada de pedir desculpa, eu é que lhe agradeço de coração tamanho comentário em detalhe! God bless you!

Infelizmente não posso ficar mais tempo na Suíça porque tenho um crédito para obras a decorrer e por essa razão tenho que ir o quanto antes e arregaçar as mangas para trabalhar na nossa casa.

Já lhe mando uns queijinhos daqui da Suíça para si, são uma delícia ihihihih.

tigoncal, muito obrigado pelo seu comentário. Durante esta tarde contactei uma empresa que trata de importações de carros, o que me foi dito - neste exemplo específico -, compensa comprar um carro na Alemanha e o trazer para Portugal.

Aqui em baixo segue um exemplo.

Peugeot Partner L1 Premium 1.6 HDI: https://shorturl.at/P9EDr
    Ano: 12/2017
    Km's: 229.000 km
    Combustível: Diesel
    Potência: 73 kW (99 PS), 1.560 cm³
    Valor: 4,700€

Segundo o consultor, o valor para legalizar este carro em Portugal é de 875€ (300€ ISV + 575€ de legalização). Ele disse que este tipo de carro (2/3 lugares, comercial) paga menos impostos. Somando, este carro fica por volta dos 5,575€. Eu que gaste mais uns 150€ de combustível e outros 150€ em portagens, vai me ficar por 5,875€.

Um carro semelhante a este em Portugal tem um valor a volta dos 9,000€: https://shorturl.at/q8wqJ

9,000€ - 5,875€ = 3,125€.

Está correta a informação que o consultor disse?
  7.  # 7

Na melhor das hipoteses paga ~2400€ só de ISV, assumindo que as emissões de CO2 são WLTP.
      CaptureAugust.JPG
  8.  # 8

As viaturas comerciais só pagam 10% do ISV que no caso de importação usadas ainda teêm uma redução em função da idade.
  9.  # 9

O que seja comercial compensa porque paga pouco de legalização, ainda um destes dias simulei para uma vito de 2020 salvo erro e dava 200 e poucos euros de ISV
  10.  # 10

Mas a isenção é direta ou é depois dedutivel em IRC?
  11.  # 11

Colocado por: tigoncalMas a isenção é direta ou é depois dedutivel em IRC?

Perguntei ao consultor e ele disse que é dedutível na hora.
    •  
      SEEING
    • 21 agosto 2024 editado

# 12

Uns exemplos que pedi pois tinha interesse...deixa de ter:

Megane 3, 1.5 dci 110 ch
    Preço carro: 3 500€ (Por Negociar)
    ISV: 2 201 €
    Despesas de Importação: 2 800€
    Preço final Chave-na-mão: 8 501€

Citroen C4
    Preço carro: 3 800€ (Por Negociar)
    ISV: 2 786 €
    Despesas de Importação: 2 800€
    Preço final Chave-na-mão: 9 386€

Ambos comerciais de 2 lugares.
  12.  # 13

SEEING, vai ao site do Portal do Aduaneiro (https://aduaneiro.portaldasfinancas.gov.pt), podes simular e ver que realmente há um desconto nos carros ligeiros comerciais de 3 lugares, no entanto quando colocas na mesma categoria o de 2 lugares o valor é muito superior. O consultor me tinha dito que os 10% também se aplicava aos de 2 lugares. Amanhã vou esclarecer este ponto.
  13.  # 14

Quem me deu preços foi mesmo uma empresa que faz importação de carro chave na mão.
    Imagino que estejam dentro de legislação.
    Neste exemplo do meu interesse, deixei obviamente de ter interesse.
    Boa sorte ;-)
  14.  # 15

Colocado por: oMadeirenseEu que gaste mais uns 150€ de combustível e outros 150€ em portagens, vai me ficar por 5,875€.

150€ de combustível? Da Alemanha para Portugal?

Some também outras despesas, inspeções, seguros (não, o seguro não é igual a fazer um seguro no país de matrícula do carro e onde reside) etc.
    Conte com a burocracia da legalização ou então com a despesa de quem lhe vai tratar do processo.
    Tem prazos para legalizar, normalmente tem de tratar de papelada no país onde compra (não é só pagar no stand e arrancar).
    E, já agora, cuidado com o que compra.
    Cada vez há mais relatos de carros importados que depois são apreendidos porque têm VIN's falsificados, ou são roubados, ou foram abatidos e depois não se conseguem legalizar...
    Há redes que roubam carros num país, falsificam VIN, km etc, legalizam noutro país com documentos de carros abatidos e depois vendem.
    Há casos (muitos) em que já têm matrícula portuguesa quando se dá conta que o VIN é falso e que o carro foi roubado.
  15.  # 16

Colocado por: SEEINGQuem me deu preços foi mesmo uma empresa que faz importação de carro chave na mão.
    Imagino que estejam dentro de legislação.
    Neste exemplo do meu interesse, deixei obviamente de ter interesse.
    Boa sorte ;-)

As empresas de legalização também sabem fazer contas.
    Se o carro cá custa 10.000€ e eles conseguem comprar lá e legalizar por 6.000€, cobram 2.000€ pelo "trabalho", você poupa 2.000€.
    Ou acha que iam ganhar só 1.000€ para você poupar 3.000€?
  16.  # 17

Colocado por: LMigAlvesOu acha que iam ganhar só 1.000€ para você poupar 3.000€?

Você não leu nada escrito por mim com esse tipo de informação.
    Apenas leu que estive a ver se compensava e que depois de receber proposta, desisti da ideia!
    Nunca disse que ganham muito ou pouco!
  17.  # 18

Colocado por: SEEING
    Você não leu nada escrito por mim com esse tipo de informação.
    Apenas leu que estive a ver se compensava e que depois de receber proposta, desisti da ideia!
    Nunca disse que ganham muito ou pouco!

Mas compensa, se fizer você algumas coisas.
    Tem fóruns onde explicam todos os passos (diferentes conforme o país de origem do carro).
    Compensar com "preço chave na mão" é que é outra conversa.
    Se você for fazer a inspeção ao carro paga apenas a inspeção, se for uma empresa a fazer isso paga a inspeção e o serviço de quem lá for.
    Se você contratar uma transportadora para trazer o carro não precisa de fazer lá seguro, nem paga combustíveis, nem portagens.
    Se for um importador traz 6/8 carros num camião e cobra muito mais.
  18.  # 19

Colocado por: LMigAlvesMas compensa, se fizer você algumas coisas.

Sim concordo que pouparia umas boas centenas de euros mas o maior receio, sendo eu a tratar disso, é que perca os poucos cabelos pretos que me restam 😉.

E depois tb já li umas quantas histórias sobre este assunto:

Colocado por: LMigAlvesHá redes que roubam carros num país, falsificam VIN, km etc, legalizam noutro país com documentos de carros abatidos e depois vendem.
    Há casos (muitos) em que já têm matrícula portuguesa quando se dá conta que o VIN é falso e que o carro foi roubado.
  19.  # 20

Eu troquei de carro em dezembro.
    Vi várias opções, importar de concessionários das marcas, aventurar-me a fazer eu a legalização.
    Acabei por comprar cá, de serviço (dizem eles, provavelmente era carro de aluguer), com 1 ano e 2.200 km, por menos 6 ou 7 mil € que novo.

0.0231 seg. NEW