Colocado por: pedro.nunesOlá a todos,
Precisava de ajuda em como proceder em duas situações:
O empreiteiro assinou a conclusão de obra que tenho em minha posse, contudo não tenho os certificados energético, gás, ited ou outros documentos que entendo serem obrigatórios. Confirmam?
Já entreguei o modelo 1 do IMI.
Deveria ter estes documentos comigo? Estarei a incorrer em alguma ilegalidade.
A outra situação: a obra não está concluída e o empreiteiro abandonou a obra (não tem feito nada desde maio) e eu pedi uma fiscalização na qual foram levantados irregularidades. Como devo proceder nesta situação?
Obrigado,
Pedro
Colocado por: zedasilva
Vamos por partes.
O empreiteiro assinou o quê?
O livro de obra?
Ele é que é o Diretor técnico?
Pediu uma fiscalização a quem?
Colocado por: pedro.nunes
Eu estou muito inocente neste processo que infelizmente está a correr mal.
Fizemos um contrato de construção chave na mão.
O empreiteiro assinou o "Termo responsabilidade para a utilização".
Sim diria que ele é o diretor técnico.
A fiscalização que pedi foi a uma entidade externa (outra empresa da área da construção) para documentar o estado da obra á data.
Colocado por: pedro.nunesA fiscalização que pedi foi a uma entidade externa (outra empresa da área da construção)
Colocado por: pedro.nunescontudo não tenho os certificados energético, gás, ited ou outros documentos que entendo serem obrigatórios.
Colocado por: pedro.nunesNa câmara foi entregue documentação necessária de acordo com o simplex urbanístico (o estritamente necessário).
Apesar dos certificados terem de existir deixou de ser obrigatório entregar na câmara.
O que estou a verificar é que eles não existem.
Existe algum decreto lei que suporte a obrigatoriedade da existência dos certificados aquando do fecho de obra?
Em suma, eu enquanto DO, que documentação devo ter em minha posse aquando do fecho de obra?
Quanto a mover uma ação contra o empreiteiro... Neste momento estava focado em resolver o contrato com o empreiteiro de forma a conseguir terminar a construção. E após isso mover uma ação contra o empreiteiro com os valores já apurados dos gastos efetivos.
Colocado por: PickaxeE eles não sabem esclarecer as suas dúvidas?
Colocado por: Pickaxe
Se não está no contrato do empreiteiro a obrigação de entregar esses certificados, trate você disso.
Colocado por: zedasilvaA empresa que lhe fez o relatório das irregularidades é que lhe deve orientar pois a situação pode ficar preta para si.
Colocado por: pedro.nunesTenho uma reunião em breve para colocar as dúvidas.
Colocado por: pedro.nuneso fecho da obra parte do principio que esses certificados devam existir, correto?
Colocado por: pedro.nunesO fato dos certificados não existirem apresenta uma "naõ conformidade" para o empreiteiro?
Colocado por: pedro.nunesDe que forma pode ficar complicado para mim quando foi o construtor que assinou o fecho de obra?
Colocado por: pedro.nunesO que é que eu enquanto DO posso fazer?