Colocado por: pkasaO que tem a fonte de energia a ver com o clima ?eu diria que tem tudo a ver. pois o comportamento dos equipamentos é muito diferente,
Colocado por: jorgealvesequipamentos
Colocado por: pkasaexistem bombas de calor que se adequam ao clima da Suécia ,certo ?sim e não
Questiono, existem ou não?
Colocado por: pkasaVi há pouco tempo, uma habitação nova na Suécia , com PRH e caldeira a gás como fonte de alimentação
Colocado por: jlmfrfará sentido colocar uma BC no espaço preparado para o esquentador?não pois não existe nenhuma com aquela dimensão
Colocado por: jorgealvesnão pois não existe nenhuma com aquela dimensão
Colocado por: jlmfrUm termossifão com 10 anos, sem qualquer manutenção, com resistência queimada é passível de ser reparado ou mais vale instalar outro sistema novo?depende do estado interno do cilindro a nivél de corrosão.
Colocado por: jorgealvesdepende do estado interno do cilindro a nivél de corrosão.Segundo o técnico está em mau estado, com uma es, sendo que nunca teve qualquer manutenção em 10 anos, apesar de funcionar 5 estrelas neste tempo todo (desde maio a outubro etá quase sempres desligado e não devo gastar mais de 200 €/ano (bi-horário e relógio) a aquecer a água.
Colocado por: jlmfrestá em mau estadosubttitua-o
Colocado por: jorgealvessubttitua-oEm termos de marcas, fiabilidade e proteção da corrosão, alguma maraca mais "capaz"? Solahart/ Junkers / Bosch / Vulacano / Proteu ? Coonsidera necessário vaso de expansão?
Colocado por: jlmfrSegundo o técnico está em mau estado, com uma es, sendo que nunca teve qualquer manutenção em 10 anos, apesar de funcionar 5 estrelas neste tempo todo (desde maio a outubro etá quase sempres desligado e não devo gastar mais de 200 €/ano (bi-horário e relógio) a aquecer a água.
Em princípio, a seguradora assume o dano como causa elétrica. A questão é que, sendo o limite 2.500 € e estando a minha moradia preparada para termossifão na placa ( 300 L; 4 pessoas), como possibilidade (espaço) de colocar um esquentador termoestático ( na minha rua tenho gás natural, mas nunca coloquei),estou a ponderar colocar o mesmo sistema, mas mais recente (ou seja, trocar o termossifão e painéis). Nos últimos dias, mesmo chovendo, a água raramente desce dos 30 graus (litoral norte) . Quando está sol, a água atinge cerca de 45 a 50 graus este mês (sem a resistência a funcionar). Bomba de calor para AQS implica obras e custos acrescidos ( tenho cave com garagem e lavandaria com espaço), uma vez que a casa não terá a pré-instalação necessária para este tipo de sistema ( que requer igualmente manutenção).
Neste cenário,ou deixo o termossifão como está, aquecendo a água apenas quando está sol e instalo um sistema da apoio no espaço livre na cozinha(onde passa a água quente que vem do termossifão)OUcoloco um novo termossifão(se possível mais resistente à corrosão e com garantia alargada, uma vez que, apesar de por vezes não ter água quente por não ter ligado a resistência durante o dia (Shelly 1PM), o sistema atual em funcionado bem.
Que acham?
Obrigado.