Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: pkasaO que tem a fonte de energia a ver com o clima ?
    eu diria que tem tudo a ver. pois o comportamento dos equipamentos é muito diferente,

uma bomba de calor para climas super-frios aplicada em Portugal deve dar um estupendo resultado assim como o inverso, mas isto sou eu que não percebo nada disto a falar para os meus botões (que não tenho)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
    • pkasa
    • 12 setembro 2024 editado

# 62

Colocado por: jorgealvesequipamentos

Apenas fiz menção de que, existem bombas de calor que se adequam ao clima da Suécia ,certo ?
    Questiono, existem ou não?
    Agradeço desde já vossos comentários
  2.  # 63

Colocado por: pkasaexistem bombas de calor que se adequam ao clima da Suécia ,certo ?
    Questiono, existem ou não?
    sim e não
    pois desconhece que lá usa-se bombas de calor geo-termicas (as bombas de calor aerotermicas pura e simplesmente não funcionam), e para isso precisa que o solo tenha condições adequadas para tal, se não existirem essas condições vai ter que usar combustão a gás ou lenha ou outra coisa parecida ou então vira pinguim dentro da arca congeladora.

mais uma vez a sua referencia não tem qualquer relevância.

ps: estou assumir que referiu um PRH alimentado por um esquentador sendo que eu interpreto como Caldeira.
    ps II: as melhores bombas de calor extraem calor até os -25ºc mas com performances baixas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
    • pkasa

# 64

Apagado
    • pkasa

# 65

Colocado por: pkasaVi há pouco tempo, uma habitação nova na Suécia , com PRH e caldeira a gás como fonte de alimentação

Comentei com Caldeira e não esquentador
    Agradeço o seu comentário Jorge
  3.  # 66

Depois da visita de alguns instaladores, não aconselham manter o esquentador porque se o problema for da conduta, o condomínio é que teria de resolver e supostamente isso arrasta-se durante semanas (e nós estamos sem casa, por isso tempo não é propriamente algo que tenhamos). Os dois instaladores que lá foram sugeriram bomba de calor....

Um deles já enviou orçamento e temos orçamento de:
    - 1925 com iva e instalação da bomba de calor mural da ariston de 110 L
    - 2800 com iva e instalação BC da hisense de 250 L com perspetiva de usarmos na moradia que vamos construir

Algum feedback ou algum comentário a esta sugestão de comprarmos uma agora e instalar depois na moradia (atenção que na moradia ainda nao temos as especialidades e portanto nao decidi se vou ter PRH, fotovoltaico, coletores ou o que seja...)
  4.  # 67

Boa noite.

Tenho um termossifão de 300L com 2 painéis no exterior há 10 anos e sempre funcionou muito bem ( com relógio no quadro elétrico, Shelly tarifa e bi-horário para ligar à resistência à noite se necessário). Entre maio e outubro nem preciso ligar a resistência ( ou seja, 6 meses por ano). Por desconhecimento, nunca fiz manutenção e neste período, nunca teve problema. Apercebi-me que deveria ter feito no mínimo de 2 em 2 anos....NA semana passada, o termostato/resistência queimou e o disjuntor disparou. Com sol a água aquece até aos 60 graus ( 2ª feira desta semana, por exemplo). Nunca notei qualquer problema neste período.

Neste momento, mesmo gastando 300 € numa reparação/manutenção, considero aceitável manter o sistema.

Atualmente tenho painéis fotovoltaicos ( ~3kWp), instalados há cerca de 4 anos,Também tenho VE. A minha cozinha tem um local para colocar um esquentador ( gás natural) para apoio se necessário (não tem nada neste momento). A água que sai do painel passa neste local e depois segue pela casa ( bypass, pois não tenho esquentador).

Considerando este cenário, por 300 € posso manter os equipamentos atuais sem alterações. Mesmo que a resistência não dê para reparar, em dias de sol a água aquece o suficiente para 4 banhos dia seguinte. Neste cenário, fará sentido colocar uma BC no espaço preparado para o esquentador? Neste caso, a +água que sai do termossifão teria de passar na BC para aquecer se necessário, (?) para ser novamente "injetada «" na rede de AQS?
  5.  # 68

Colocado por: jlmfrfará sentido colocar uma BC no espaço preparado para o esquentador?
    não pois não existe nenhuma com aquela dimensão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
  6.  # 69

Colocado por: jorgealvesnão pois não existe nenhuma com aquela dimensão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr

Obrigado. Vou verificar de pode ser reparado. Eventualmente, colocar igualmente um sistema de apoio tipo "cilindro " no lugar onde está o esquentador para manter sempre água quente , tipo 50 ou 100 litros e menor quantidade. Para já o termossifão com apoio da resistência ainda me parece a solução mais equilibrada neste momemnto.
  7.  # 70

Para evitar o desperdício de água (até vir quente) há alguma solução que aqueça de imediato a água? Mas a electricidade?
    • SrR
    • 2 novembro 2025

# 71

Sim
    • argo
    • 2 novembro 2025

# 72

Há, pesquise "Aquecedor de água elétrico instantâneo" e vai ver muitas opções. Uma boa opção para usos ocasionais ou em pontos de água fora do circuito AQS.
    Precisa de potência contratada adequada e ponto de electricidade no sítio. O que nos duches nao sei se não entra em conflito com a legislação em Portugal.
    Para poupar água e ter água quente instantânea o ideal é ter um sistema de recirculação de AQS.
    • jlmfr
    • 3 novembro 2025 editado

# 73

Vou tentar verificar o custo de reparação e manutenção. Como em 9 anos fucionou perfeitamente, nem que gaste ~300-400€ , a meu ver ainda poderá compensar. A alternativa poderia passar por colocar uma espéceir de um cilindro ( termoacumulador elétrico: https://www.smartfire.pt/categoria-produto/complementos/termoacumuladores-aqs/ ) para cerca de 2 banhos de manhã ( não gastamos muita água nos duches) no local onde estaria previsto o esquentador na cozinha. Será que fará sentido? Basicamente, seria tipo isto, já discutido aqui: https://forumdacasa.com/discussion/40515/qual-a-melhor-maneira-de-ligar-termoacumulador-de-apoio-a-sistema-solar/
  8.  # 74

Um termossifão com 10 anos, sem qualquer manutenção, com resistência queimada é passível de ser reparado ou mais vale instalar outro sistema novo?
  9.  # 75

Bom dia

Há quase 1 ano o meu sistema de aquecimento de águas teve o mesmo problema. Reparei e continua a trabalhar normalmente.

Acho que por 300€ não consegue nada de jeito que lhe resolva o problema de inverno. Uma BC apesar de muito eficiente tem um custo de aquisição ainda considerável.
  10.  # 76

Colocado por: jlmfrUm termossifão com 10 anos, sem qualquer manutenção, com resistência queimada é passível de ser reparado ou mais vale instalar outro sistema novo?
    depende do estado interno do cilindro a nivél de corrosão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 12 novembro 2025 editado

# 77

Colocado por: jorgealvesdepende do estado interno do cilindro a nivél de corrosão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
    Segundo o técnico está em mau estado, com uma es, sendo que nunca teve qualquer manutenção em 10 anos, apesar de funcionar 5 estrelas neste tempo todo (desde maio a outubro etá quase sempres desligado e não devo gastar mais de 200 €/ano (bi-horário e relógio) a aquecer a água.

Em princípio, a seguradora assume o dano como causa elétrica. A questão é que, sendo o limite 2.500 € e estando a minha moradia preparada para termossifão na placa ( 300 L; 4 pessoas), como possibilidade (espaço) de colocar um esquentador termoestático ( na minha rua tenho gás natural, mas nunca coloquei), estou a ponderar colocar o mesmo sistema, mas mais recente (ou seja, trocar o termossifão e painéis). Nos últimos dias, mesmo chovendo, a água raramente desce dos 30 graus (litoral norte) . Quando está sol, a água atinge cerca de 45 a 50 graus este mês (sem a resistência a funcionar). Bomba de calor para AQS implica obras e custos acrescidos ( tenho cave com garagem e lavandaria com espaço), uma vez que a casa não terá a pré-instalação necessária para este tipo de sistema ( que requer igualmente manutenção).

Neste cenário, ou deixo o termossifão como está, aquecendo a água apenas quando está sol e instalo um sistema da apoio no espaço livre na cozinha (onde passa a água quente que vem do termossifão) OU coloco um novo termossifão (se possível mais resistente à corrosão e com garantia alargada, uma vez que, apesar de por vezes não ter água quente por não ter ligado a resistência durante o dia (Shelly 1PM), o sistema atual em funcionado bem.

Que acham?

Obrigado.
  11.  # 78

Colocado por: jlmfrestá em mau estado
    subttitua-o
    • jlmfr
    • 12 novembro 2025 editado

# 79

Colocado por: jorgealvessubttitua-o
    Em termos de marcas, fiabilidade e proteção da corrosão, alguma maraca mais "capaz"? Solahart/ Junkers / Bosch / Vulacano / Proteu ? Coonsidera necessário vaso de expansão?

Obrigado.
  12.  # 80

Colocado por: jlmfrSegundo o técnico está em mau estado, com uma es, sendo que nunca teve qualquer manutenção em 10 anos, apesar de funcionar 5 estrelas neste tempo todo (desde maio a outubro etá quase sempres desligado e não devo gastar mais de 200 €/ano (bi-horário e relógio) a aquecer a água.

Em princípio, a seguradora assume o dano como causa elétrica. A questão é que, sendo o limite 2.500 € e estando a minha moradia preparada para termossifão na placa ( 300 L; 4 pessoas), como possibilidade (espaço) de colocar um esquentador termoestático ( na minha rua tenho gás natural, mas nunca coloquei),estou a ponderar colocar o mesmo sistema, mas mais recente (ou seja, trocar o termossifão e painéis). Nos últimos dias, mesmo chovendo, a água raramente desce dos 30 graus (litoral norte) . Quando está sol, a água atinge cerca de 45 a 50 graus este mês (sem a resistência a funcionar). Bomba de calor para AQS implica obras e custos acrescidos ( tenho cave com garagem e lavandaria com espaço), uma vez que a casa não terá a pré-instalação necessária para este tipo de sistema ( que requer igualmente manutenção).

Neste cenário,ou deixo o termossifão como está, aquecendo a água apenas quando está sol e instalo um sistema da apoio no espaço livre na cozinha(onde passa a água quente que vem do termossifão)OUcoloco um novo termossifão(se possível mais resistente à corrosão e com garantia alargada, uma vez que, apesar de por vezes não ter água quente por não ter ligado a resistência durante o dia (Shelly 1PM), o sistema atual em funcionado bem.

Que acham?

Obrigado.

De acordo com 1 ou 2 orçamentos obtidos, um sistema equivalente fica aproximadamente 3.000 € , incluino instalação ( marca Proteu), ou seja cerca de 500 € à minha parte se a Seguradaor suportar o resto.

0.0313 seg. NEW