Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Preciso muito de ajuda. Já falei com 3 contabilistas mas cada um me diz uma coisa diferente. A minha mãe tem um apartamento que vai vender e vai viver para uma casa tipo caravana no Parque Verde em Fernão Ferro. É o sonho dela!

A questão é que não é possivel reinvestir o valor das mais valias neste tipo de habitação. A casa foi doada à minha mãe e à minha tia em 1996. Foi atribuido um valor à doação de cerca de 5000€. O vpt na altura era de 1800€. Numa segunda fase, em 2008, a minha tia vendeu-lhe a parte dela por 940€. Os rendimentos anuais são de 14.000€, se vender por 129.000€ e apresentar 30.000€ de despesas, quanto irá pagar de mais valias?

E agora a questão mais importante. Como não sabemos o dia de amanhã e caso se arrependa de viver no parque, teremos de vender a casa de lá e voltar a comprar em alvenaria, aproveitando o prazo de 3 anos. É possivel colocar no IRS que pretende reinvestir nos próximos 3 anos e caso tudo corra bem ela pagar a mais valia só nessa altura? Será prejudicada com juros, caso diga que pretende reinvestir e depois não o fazer?

Muito grata a quem me puder ajudar. Quero o melhor para a minha mãe e preciso ter certezas para avançar com os negócios.

Corine
  2.  # 2

Os reformados, ou maiores de 65 anos, podem ficar isentos do pagamento de mais-valias se venderem imóveis (habitação própria permanente) e reinvestirem em certos produtos financeiros.
    Seguros PPR, fundos de pensões ou certificados de reforma são alguns dos produtos abrangidos por este regime.

– Para beneficiar desta isenção, é necessário que no prazo de 6 meses a contar da data de venda do imóvel, o valor seja reinvestido.

Se investir só, alguma parte, a outra é que fica sujeita a tributação.

Coloque a questão no e-balcao das Finanças.
    Eles é que vão dar a resposta final, em última análise.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: T.sofia
    • AMG1
    • 21 agosto 2024

# 3

Atenção que o reinvestimento em produtos financeiros só é aceite para maiores de 65 anos ou que estejam reformados e o produto financeiro a investir não pode permitir reembolsos de capital superiores a 7,5%/ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  3.  # 4

É viável arrendar o apartamento actual e arrendar um bungalow no parque verde?
  4.  # 5

Colocado por: AMG1produto financeiro a investir não pode permitir reembolsos de capital superiores a 7,5%/ano.

É escolher o pior...
    🙈

Há bons produtos neste nicho de mercado?
    Já ouvi falar bem do PPR Alves Ribeiro.
  5.  # 6

Colocado por: PalhavaOs reformados, ou maiores de 65 anos, podem ficar isentos do pagamento de mais-valias se venderem imóveis (habitação própria permanente) e reinvestirem em certos produtos financeiros.
    Seguros PPR, fundos de pensões ou certificados de reforma são alguns dos produtos abrangidos por este regime.

– Para beneficiar desta isenção, é necessário que no prazo de 6 meses a contar da data de venda do imóvel, o valor seja reinvestido.

Se investir só, alguma parte, a outra é que fica sujeita a tributação.

Coloque a questão no e-balcao das Finanças.
    Eles é que vão dar a resposta final, em última análise.
  6.  # 7

A minha mãe vai investir praticamente todo o dinheiro da venda na compra da casa no Parque Verde. Só ficará com o valor dos impostos a mais, mas esse não poderá mexer (cerca de 26 mil euros).
  7.  # 8

Colocado por: PalhavaÉ viável arrendar o apartamento actual e arrendar um bungalow no parque verde?
  8.  # 9

Não é opção para ela!
  9.  # 10

Acho que não é para ninguém.
    Sabe-se lá se um inquilino vai pagar a renda...
    Concordam com este comentário: canario12
  10.  # 11

11.  # 12

12.  # 13

Tem sido o meu maior receio, confesso. Já andamos neste impasse há mais de 3 anos. Falámos com centenas de pessoas influentes do Parque e percebemos que a possibilidade de acontecer um despejo é próxima de 0%.

Decidimos arriscar, a minha mãe é profundamente infeliz a viver num 3° andar sem elevador, a unica hipótese que tem de ir para o "campo", é esta! É assim que quer viver os últimos anos. Deixa-me descansada saber que não precisa sair do parque para fazer a vida. O parque tem cafés, restaurantes, supermercados, etc. Tem segurança 24h e vizinhos sempre por perto.

Não sendo uma opção para a maioria das pessoas, no caso da minha mãe penso que é.
    No caso de acontecer um imprevisto que ninguém acredita, penso que a minha mãe já não estará cá e, pude proporcionar-lhe o fim de vida que tanto quis e merece :)
    Concordam com este comentário: Carvai

0.0184 seg. NEW