Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

O motivo pelo qual n me identifiquei como instalador na minha primeira intervenção foi porque pensava que não o era permitido neste fórum, mas depois fui virificar e nada me dizia que não podia. hoje foi a primeira vez que comentei algo em algum forum, estou aqui só para transmitir vivências e dar a minha opinião podendo ser ou não a mais correcta. Respeito as vossas opiniões como instaladores tambem, mas não se esquecam que eu só falei mal de algo que eu tb monto (e espero continuar a montar muitos), falo com conhecimento de causa e não por ouvir falar por aì...
    Sr. Pedro experimente o aquecimento central ou o piso radiante, e depois defenda a aq. por ar condicionado, é obvio que não vai ter coragem de voltar a eleger o ar condicionado em detrimento de um dos outros dois, eu não tenho.
    Em relação àquelas máquinas que montei, sim chegam aos 23º lá dentro mas demoram demoram demoram...
    Ouça se me disser que vive na grande lisboa ou arredores ou alentejo ou outras semlhantes que nessecitem de arrefecimento, aí sim do~-lhe inteira razão não justifica pôr mais nada para fazer o aq. visto que já lá temos o ar condicionado vamos aproveitá-lo para nos aquecer também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hellkkas
  2.  # 22

Abraço a todos até um dia...
  3.  # 23

Colocado por: ElvisPresleyO motivo pelo qual n me identifiquei como instalador na minha primeira intervenção foi porque pensava que não o era permitido neste fórum, mas depois fui virificar e nada me dizia que não podia. hoje foi a primeira vez que comentei algo em algum forum, estou aqui só para transmitir vivências e dar a minha opinião podendo ser ou não a mais correcta. Respeito as vossas opiniões como instaladores tambem, mas não se esquecam que eu só falei mal de algo que eu tb monto (e espero continuar a montar muitos), falo com conhecimento de causa e não por ouvir falar por aì...
    Sr. Pedro experimente o aquecimento central ou o piso radiante, e depois defenda a aq. por ar condicionado, é obvio que não vai ter coragem de voltar a eleger o ar condicionado em detrimento de um dos outros dois, eu não tenho.
    Em relação àquelas máquinas que montei, sim chegam aos 23º lá dentro mas demoram demoram demoram...
    Ouça se me disser que vive na grande lisboa ou arredores ou alentejo ou outras semlhantes que nessecitem de arrefecimento, aí sim do~-lhe inteira razão não justifica pôr mais nada para fazer o aq. visto que já lá temos o ar condicionado vamos aproveitá-lo para nos aquecer também.

Sr. ElvisPresley

Bem vindo ao fórum da casa,
    Há uma secção apropriada para fazer publicidade, e caso queira promover ou mostrar os seus trabalhos, deve usá-los.
    Caso pretenda ajudar contribua honestamente com a sua experiência.

Você entrou a matar, só lhe demos um bocadinho de travão.

uma boa estadia no fórum da casa

Os meus estimados cumprimentos.
    Ricardo Duarte
  4.  # 24

parece-me que o aprendiz hoje ainda quer chegar a professor... (estou a brincar)
    abraço...
  5.  # 25

Colocado por: ElvisPresleyO motivo pelo qual n me identifiquei como instalador na minha primeira intervenção foi porque pensava que não o era permitido neste fórum, mas depois fui virificar e nada me dizia que não podia. hoje foi a primeira vez que comentei algo em algum forum, estou aqui só para transmitir vivências e dar a minha opinião podendo ser ou não a mais correcta. Respeito as vossas opiniões como instaladores tambem, mas não se esquecam que eu só falei mal de algo que eu tb monto (e espero continuar a montar muitos), falo com conhecimento de causa e não por ouvir falar por aì...

Boas,

Em que altura me viu defender o aquecimento por AC em deterimento de outros sistemas? Apenas disse que a sua afirmação sobre o facto de, o AC a partir dos 19 graus ter dificuldade em aquecer, é ridicula. Digo isto, pq de facto tenho AC em casa, mas, pq no meu caso especifico, achei ser a melhor solução. Se der uma olhadela pelos meus comentários noutros posts, verá que se fosse fazer casa agora, apostaria num bom isolamento da mesma e no piso radiante em principio com caldeira a pellets.

Continuo a dizer que, se qq uma dessas maquinas da imagem, correctamente dimensionada, demora assim tanto tempo a por 23 graus numa divisão normal, ou tem defeito ou foi mal instalada. Penso que a minha exterior até deverá ser uma dessas, e na minha casa, com isolamento insuficiente, ponho uma divisão a 23 graus em 5 a 10 minutos, dependendo da temperatura exterior.

Abraço, Pedro
  6.  # 26

Eh pá..

Sinceramente desculpem a minha ignorância na matéria. Tenho procurado aqui no fórum mas não consigo encontrar o que pretendo.

De princípio estava com a ideia de instalar na minha casa que estou a construir 7 aparelhos de ar condicionado (4+3 multi-split), como a esposa gosta de lareira, também ia instalar recuperador de calor a água para os quartos, escritório e sala.

Agora surgiu a ideia de abandonar esta ideia e pensar na bomba de calor + ventiloconvectores. Dizem-me que consome muito menos energia do que o AC, aquece e arrefece a temperaturas médias, não tenho o incomodo de comprar lenha para encher o recuperador.. Enfim despertou em mim alguma curiosidade.

Pois, parece que o dilema (pensava que tinha acabado) começou.

Depois de ler aqui importante informação sobre as bombas e pesquisar nos sites aqui recomendados, já entendo +/- o que isso é.

Gostaria de saber, se alguém sabe me dizer o preço médio de uma bomba de calor e dos ventiloconvectores e se não for pedir muito, com a respectiva instalação.

Aconselharam-me a fazer uma ligação complementar aos painéis solares, visto que sou obrigado a coloca-los, poderia obter melhores rendimentos e conforto..

Acham que devo abandonar a 1ª ideia em detrimento da bomba de calor?

Se optar pela bomba de calor, devo fazer ligação aos painéis solares?

Em termos de investimento inicial, manutenção e consumo energético, qual o que mais compensa???

Desculpem a maçada e obrigado
  7.  # 27

Colocado por: hellkkasDe princípio estava com a ideia de instalar na minha casa que estou a construir 7 aparelhos de ar condicionado (4+3 multi-split), como a esposa gosta de lareira, também ia instalar recuperador de calor a água para os quartos, escritório e sala.

OK
    Colocado por: hellkkasAgora surgiu a ideia de abandonar esta ideia e pensar na bomba de calor + ventiloconvectores. Dizem-me que consome muito menos energia do que o AC, aquece e arrefece a temperaturas médias, não tenho o incomodo de comprar lenha para encher o recuperador.. Enfim despertou em mim alguma curiosidade.

Quanto ao incomodo da lenha, com os ACs se quiser tb não tem. Basta não colocar o recuperador. Ou seja, não tm nada a ver uma coisa com a outra.
    Quanto ao resto, quem lhe disse que uma bomba de calor ar-água + ventiloconvectores consome menos que os ACs, mentiu-lhe! É um bom sistema, consome pouco, mas os ACs consomem ainda menos. ATENÇÃO que se devem comparar sistemas comparaveis! Isto é, não é falar de consumos de ACs maus com consumos de bombas de calor ar-água boas!
    Uma bomba de calor ar-água + ventiloconvectores faz sentido (em detrimento do AC) quando por exemplo se quer usar a bomba de calor para fazer apoio as AQS, ou se quer usar a bomba de calor para uns radiadores que já se tenha instalados... Agora de raiz, bomba + ventiloconvectores OU ACs, não tenho a minima dúvida: ACs
    Colocado por: hellkkasGostaria de saber, se alguém sabe me dizer o preço médio de uma bomba de calor e dos ventiloconvectores e se não for pedir muito, com a respectiva instalação.

Uma bomba de calor ar-água vai desde os 3500€ aos 12.000€ (ou mais...). Há de tudo... :) Uma instalação de bomba de calor ar-água + ventiloconvectores é mais cara que uma instalação de ACs.
    Colocado por: hellkkasAconselharam-me a fazer uma ligação complementar aos painéis solares, visto que sou obrigado a coloca-los, poderia obter melhores rendimentos e conforto..

Paineis a dar apoio a aquecimento por ventiloconvectores? Pode colocar, mas a juda vai ser muito pouca... Já usar a bomba de calor a apoior os paineis para as AQS, isso sim é interessante.
    Colocado por: hellkkasEm termos de investimento inicial, manutenção e consumo energético, qual o que mais compensa???

ACs
  8.  # 28

Desculpem mas vou ter de descordar convosco outra vez...
    NUMA CASA NOVA!!! FEITA DE RAÍZ!! AR CONDICIONADO???
    Bolas! Desculpem lá a minha ignorância, ar condicionado = Saturação do clima em casa = ar pesado =aquecimento de todos o mais doentio Ar condicionado - É uma solução de recurso (qd n se consegue instalar mais nada), ou qd se necessita de arrefecer.
    Hellkkas, não desminto que a instalação do ar condicionado pode ficar mais em conta, mas não deixe de pedir um orçamento de piso radiante hidraulico para a sua casa, hoje em dia já não é assim tão caro. Para aquecer este piso então aconselho a bomba de calor, que por sua vez vai dar apoio ao termoacumulador dos painéis solares na falta de sol. Simples e eficaz! Ok confesso que um pouco caro, mas é sem duvida a melhor solução de todas para aquecimento de um moradia.
    Olhe que 4+3 multisplit, inveter assim por alto não deve fugir muito de 6 000,00€, 7 000,00€, no mínimo.
  9.  # 29

Inverter...
  10.  # 30

Colocado por: ElvisPresleyDesculpem lá a minha ignorância

Está desculpado...
    Colocado por: ElvisPresleyar condicionado = Saturação do clima em casa = ar pesado =aquecimento de todos o mais doentio

Saturação com que? O ar ao passar pela unidade interior e aquecer fica saturado com que? Só de for de calor... É que os filtros dos ACs até podem é servir para "limpar" um pouco o ar... (filtros bons e bem mantidos é claro)
    Gostava que me explicasse o que é que os aparelhos de AC fazem ao ar...
    Colocado por: ElvisPresleymas não deixe de pedir um orçamento de piso radiante hidraulico para a sua casa, hoje em dia já não é assim tão caro. Para aquecer este piso então aconselho a bomba de calor, que por sua vez vai dar apoio ao termoacumulador dos painéis solares na falta de sol.

Completamente de acordo!
  11.  # 31

Há aí alguem que queira vir experimentar outro tipo de aq! No meio de 55mil a gritar SLB,SLB glorioso... Eu vou andando que sou de longe... ou não...
  12.  # 32

Obrigado Pedro..
    Já vi que é grande apreciador do AC.
    Colocado por: Pedro Azevedo78Uma bomba de calor ar-água vai desde os 3500€ aos 12.000€ (ou mais...). Há de tudo... :) Uma instalação de bomba de calor ar-água + ventiloconvectores é mais cara que uma instalação de ACs.

Eu tenho orçamento para 7 AC inverter (4+3 multi-split) da technibel por 6000€ + 1400€ a instalação.

Acha que a bomba de calor ar-água + ventiloconvectores é mais cara do que 7400€??

Já agora, em relação ao AC. Qual é melhor, a LG ou a Technibel?

Colocado por: Pedro Azevedo78Painéis a dar apoio a aquecimento por ventiloconvectores? Pode colocar, mas a juda vai ser muito pouca... Já usar a bomba de calor a apoior os paineis para as AQS, isso sim é interessante.

Realmente.. Desculpe, mas fui eu que troquei o sistema. É a bomba de calor a apoiar os painéis para as AQS
  13.  # 33

Saturação com que? O ar ao passar pela unidade interior e aquecer fica saturado com que? Só de for de calor... É que os filtros dos ACs até podem é servir para "limpar" um pouco o ar... (filtros bons e bem mantidos é claro)
    Gostava que me explicasse o que é que os aparelhos de AC fazem ao ar...

Para determinar os efeitos do ar condicionado, precisamos primeiro conhecer a renovação de ar dos mesmos. O ar condicionado impede a poluição externa para a interna, desde que os filtros estejam sempre limpos, pois o equipamento vai filtrar as poeiras do meio externo, impedindo que entre em casa. No entanto, se existe grande quantidade de poluentes no ambiente interno, o ar condicionado não resolve nada. Ao contrário, prejudica bastante. Se houver fumadores, carpetes, ou mesmo paredes pintadas recentemente, estas podem liberar substâncias nocivas que ficarão em circulação permanente.

Outro problema é que o ar condicionado seca o ar. Embora o nosso sistema respiratório tenha a capacidade de fazer com que o ar que respiramos chegue à nossa garganta com a humidade correcta, se ele estiver seco demais, esse processo será comprometido.
    Uma série de estudos mostra que a mudança da temperatura e da humidade relativa do ar altera a sensibilidade da mucosa nasal.

A grande maioria das pessoas, são obrigadas a trabalhar em ambientes com o ar condicionado ligado ininterruptamente, e quem por experiencia tem essa noção, torna-se sim numa ambiente pessado. Quando entram nos bancos e escritórios não têm noção disto… eu tenho.

Cumprimentos.
  14.  # 34

Colocado por: ElvisPresleyHá aí alguem que queira vir experimentar outro tipo de aq! No meio de 55mil a gritar SLB,SLB glorioso... Eu vou andando que sou de longe... ou não...

Agora é que estragou tudo.. Depois da nossa humilhação contra o Arsenal, Sporting, eliminação da liga dos campeões, campeonato já foi ao ar..

Não me apetece nada ver os SLB a gritar.. glor....

Futebol à parte..

Obrigado pelo seu comentário

Mas se puder diga-me uma coisa.

Colocado por: ElvisPresleyNão desminto que a instalação do ar condicionado pode ficar mais em conta, mas não deixe de pedir um orçamento de piso radiante hidraulico para a sua casa, hoje em dia já não é assim tão caro. Para aquecer este piso então aconselho a bomba de calor, que por sua vez vai dar apoio ao termoacumulador dos painéis solares na falta de sol. Simples e eficaz! Ok confesso que um pouco caro, mas é sem duvida a melhor solução de todas para aquecimento de um moradia.

O que você aconcelha?? Piso radiante hidraulico com bomba de calor? Ou, Bomba de calor + ventilo-convectores?

Pode dizer-me os preços de cada sistema com colocação?

Obrigado
  15.  # 35

Colocado por: hellkkasJá vi que é grande apreciador do AC.

Não sou não! Reconheço-lhe as vantagens que é diferente. Em minha casa não coloquei...
    Colocado por: hellkkasAcha que a bomba de calor ar-água + ventiloconvectores é mais cara do que 7400€??

Muito provavelmente. Mas de preços já não falo. Não percebo nada...
    Colocado por: hellkkasJá agora, em relação ao AC. Qual é melhor, a LG ou a Technibel?

Outra que não comento, porque sinceramente não sei. Technibel é uma marca com algumas referências nas bombas de calor ar-água. Nos ACs não faço ideia... Gostava de ajudar mais, mas para dizer asneiras prefiro nao.
    Colocado por: hellkkasui eu que troquei o sistema. É a bomba de calor a apoiar os painéis para as AQS

Isso sim é interessante.
    Colocado por: Ricardo.mrdse existe grande quantidade de poluentes no ambiente interno, o ar condicionado não resolve nada. Ao contrário, prejudica bastante.

Partículas físicas resolve bem, pois remove-as com os filtros. Outros tipos já pode ser mais discutivel. Mas sem os ACs elas tb não se vão embora! Ou vão porta fora sozinhas? Qd muito a agitação do ar promovida pelos ACs pode movimentar algumas particulas... Mas não podem ser só coisas boas! ;)
    Colocado por: Ricardo.mrdOutro problema é que o ar condicionado seca o ar.

Grande e maior verdade. Ou quase, pois já há modelos que conseguem controlar esse incoveniente, ou pelo menos atenuar.
    Colocado por: Ricardo.mrdA grande maioria das pessoas, são obrigadas a trabalhar em ambientes com o ar condicionado ligado ininterruptamente, e quem por experiencia tem essa noção, torna-se sim numa ambiente pessado. Quando entram nos bancos e escritórios não têm noção disto… eu tenho.

E sabe pq?? Pq neste país não se faz RENOVAÇÃO de ar! Se está quentinho, não se ventila, e instalar bons sistemas de ventilação com recuperação de calor não faz parte das prioridades...
    Colocado por: hellkkasO que você aconcelha?? ? Ou, Bomba de calor + ventilo-convectores?

Mesmo não sendo para mim a pergunta: Piso radiante hidraulico com bomba de calor.
    É que apesar de parecer que digo muito bem dos ACs, foi isso que instalei em minha casa... :)
  16.  # 36

Colocado por: ElvisPresleyHá aí alguem que queira vir experimentar outro tipo de aq! No meio de 55mil a gritar SLB,SLB glorioso... Eu vou andando que sou de longe... ou não...

Boas,

Caro Elvis, perceba o seguinte, aqui ninguem está a dizer que o Ac é melhor que qq outro tipo de aquecimento. Acontece que até concordo que o piso radiante será o melhor tipo de aquecimento mas, alem de nem todos poderem chegar ao melhor, não devemos por isso, argumentar com afirmações falsas sobre outros tipos de aquecimento. Isso acaba por confundir e prejudicar os leitores menos informados levando-os ou não a tomar decisões que poderão não ser as melhores para os seus casos.

Abraço, Pedro
  17.  # 37

Colocado por: hellkkas
    Pois, parece que o dilema (pensava que tinha acabado) começou.

Boas

O seu dilema pode ser minimizado se a sua preocupação for outra...

Toda a gente fala nos sistemas de aquecimento e por vezes não valorizam muito o isolamento, pois eu digo-lhe que todos os sistemas ficam caros se tiver um máu isolamento e todos são bons se, pelo contrario, isolar convenientemente a sua casa.

Uma vez que ainda está na construcção, já analizou bem esse aspecto? Pense que todo o dinheiro que vai gastar em energia para aquecer e arrefecer a sua casa é toda a energia que a sua casa deixar fugir ou entrar...e o resto é conversa!

Por vezes ouvimos dizer que determinado individuo gastou tanto para aquecer a casa e outro com o sistema semelhante gastou pouco, porque será?

O meu conselho vái para que as pessoas se preocupem em isolar bem as casas e para isso é preciso perguntar a quem sabe e seguir os bons exemplos...é uma pena ver casas novas tão mal isoladas. E quem sofre? Não é o engenheiro ou o arquitecto não, são os proprietários que andam uma vida a pagar uma coisa que foi mal projectada...pense nisto.

Agora para quem já não o pode fazer, paciência, tem que se adaptar ao que lhes for possivel...infelizmente é assim que as coisas funcionam...

Cumprimentos

Miguel Seabra
  18.  # 38

Boas, pode apostar no a/c não tem qq problema desde que sejam bons equipamentos bem dimensionados e instalados, e com manutenções preventivas periodicas efectuadas correctamente.

0.0244 seg. NEW