Colocado por: ElvisPresleyO motivo pelo qual n me identifiquei como instalador na minha primeira intervenção foi porque pensava que não o era permitido neste fórum, mas depois fui virificar e nada me dizia que não podia. hoje foi a primeira vez que comentei algo em algum forum, estou aqui só para transmitir vivências e dar a minha opinião podendo ser ou não a mais correcta. Respeito as vossas opiniões como instaladores tambem, mas não se esquecam que eu só falei mal de algo que eu tb monto (e espero continuar a montar muitos), falo com conhecimento de causa e não por ouvir falar por aì...
Sr. Pedro experimente o aquecimento central ou o piso radiante, e depois defenda a aq. por ar condicionado, é obvio que não vai ter coragem de voltar a eleger o ar condicionado em detrimento de um dos outros dois, eu não tenho.
Em relação àquelas máquinas que montei, sim chegam aos 23º lá dentro mas demoram demoram demoram...
Ouça se me disser que vive na grande lisboa ou arredores ou alentejo ou outras semlhantes que nessecitem de arrefecimento, aí sim do~-lhe inteira razão não justifica pôr mais nada para fazer o aq. visto que já lá temos o ar condicionado vamos aproveitá-lo para nos aquecer também.
Colocado por: ElvisPresleyO motivo pelo qual n me identifiquei como instalador na minha primeira intervenção foi porque pensava que não o era permitido neste fórum, mas depois fui virificar e nada me dizia que não podia. hoje foi a primeira vez que comentei algo em algum forum, estou aqui só para transmitir vivências e dar a minha opinião podendo ser ou não a mais correcta. Respeito as vossas opiniões como instaladores tambem, mas não se esquecam que eu só falei mal de algo que eu tb monto (e espero continuar a montar muitos), falo com conhecimento de causa e não por ouvir falar por aì...
Sr. Pedro experimente o aquecimento central ou o piso radiante, e depois defenda a aq. por ar condicionado, é obvio que não vai ter coragem de voltar a eleger o ar condicionado em detrimento de um dos outros dois, eu não tenho.
Em relação àquelas máquinas que montei, sim chegam aos 23º lá dentro mas demoram demoram demoram...
Ouça se me disser que vive na grande lisboa ou arredores ou alentejo ou outras semlhantes que nessecitem de arrefecimento, aí sim do~-lhe inteira razão não justifica pôr mais nada para fazer o aq. visto que já lá temos o ar condicionado vamos aproveitá-lo para nos aquecer também.
Colocado por: hellkkasDe princípio estava com a ideia de instalar na minha casa que estou a construir 7 aparelhos de ar condicionado (4+3 multi-split), como a esposa gosta de lareira, também ia instalar recuperador de calor a água para os quartos, escritório e sala.
Colocado por: hellkkasAgora surgiu a ideia de abandonar esta ideia e pensar na bomba de calor + ventiloconvectores. Dizem-me que consome muito menos energia do que o AC, aquece e arrefece a temperaturas médias, não tenho o incomodo de comprar lenha para encher o recuperador.. Enfim despertou em mim alguma curiosidade.
Colocado por: hellkkasGostaria de saber, se alguém sabe me dizer o preço médio de uma bomba de calor e dos ventiloconvectores e se não for pedir muito, com a respectiva instalação.
Colocado por: hellkkasAconselharam-me a fazer uma ligação complementar aos painéis solares, visto que sou obrigado a coloca-los, poderia obter melhores rendimentos e conforto..
Colocado por: hellkkasEm termos de investimento inicial, manutenção e consumo energético, qual o que mais compensa???
Colocado por: ElvisPresleyDesculpem lá a minha ignorância
Colocado por: ElvisPresleyar condicionado = Saturação do clima em casa = ar pesado =aquecimento de todos o mais doentio
Colocado por: ElvisPresleymas não deixe de pedir um orçamento de piso radiante hidraulico para a sua casa, hoje em dia já não é assim tão caro. Para aquecer este piso então aconselho a bomba de calor, que por sua vez vai dar apoio ao termoacumulador dos painéis solares na falta de sol.
Colocado por: Pedro Azevedo78Uma bomba de calor ar-água vai desde os 3500€ aos 12.000€ (ou mais...). Há de tudo... :) Uma instalação de bomba de calor ar-água + ventiloconvectores é mais cara que uma instalação de ACs.
Colocado por: Pedro Azevedo78Painéis a dar apoio a aquecimento por ventiloconvectores? Pode colocar, mas a juda vai ser muito pouca... Já usar a bomba de calor a apoior os paineis para as AQS, isso sim é interessante.
Saturação com que? O ar ao passar pela unidade interior e aquecer fica saturado com que? Só de for de calor... É que os filtros dos ACs até podem é servir para "limpar" um pouco o ar... (filtros bons e bem mantidos é claro)
Gostava que me explicasse o que é que os aparelhos de AC fazem ao ar...
Colocado por: ElvisPresleyHá aí alguem que queira vir experimentar outro tipo de aq! No meio de 55mil a gritar SLB,SLB glorioso... Eu vou andando que sou de longe... ou não...
Colocado por: ElvisPresleyNão desminto que a instalação do ar condicionado pode ficar mais em conta, mas não deixe de pedir um orçamento de piso radiante hidraulico para a sua casa, hoje em dia já não é assim tão caro. Para aquecer este piso então aconselho a bomba de calor, que por sua vez vai dar apoio ao termoacumulador dos painéis solares na falta de sol. Simples e eficaz! Ok confesso que um pouco caro, mas é sem duvida a melhor solução de todas para aquecimento de um moradia.
Colocado por: hellkkasJá vi que é grande apreciador do AC.
Colocado por: hellkkasAcha que a bomba de calor ar-água + ventiloconvectores é mais cara do que 7400€??
Colocado por: hellkkasJá agora, em relação ao AC. Qual é melhor, a LG ou a Technibel?
Colocado por: hellkkasui eu que troquei o sistema. É a bomba de calor a apoiar os painéis para as AQS
Colocado por: Ricardo.mrdse existe grande quantidade de poluentes no ambiente interno, o ar condicionado não resolve nada. Ao contrário, prejudica bastante.
Colocado por: Ricardo.mrdOutro problema é que o ar condicionado seca o ar.
Colocado por: Ricardo.mrdA grande maioria das pessoas, são obrigadas a trabalhar em ambientes com o ar condicionado ligado ininterruptamente, e quem por experiencia tem essa noção, torna-se sim numa ambiente pessado. Quando entram nos bancos e escritórios não têm noção disto… eu tenho.
Colocado por: hellkkasO que você aconcelha?? ? Ou, Bomba de calor + ventilo-convectores?
Colocado por: ElvisPresleyHá aí alguem que queira vir experimentar outro tipo de aq! No meio de 55mil a gritar SLB,SLB glorioso... Eu vou andando que sou de longe... ou não...
Colocado por: hellkkas
Pois, parece que o dilema (pensava que tinha acabado) começou.