Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou à procura de casa já há algum tempo, mas estou a enfrentar algumas dificuldades devido à minha situação financeira. Tenho um apartamento na zona centro de Braga, que é a minha única residência. Este apartamento representa a maior parte do meu património, principalmente devido ao investimento que fiz nele e ao facto de ter saldado todas as dívidas com o banco. O apartamento é meu na totalidade, sem qualquer hipoteca.

A minha falta de liquidez impede-me de investir diretamente num novo imóvel. Embora pudesse vender o apartamento, isso deixaria-me sem onde viver pois arrendamentos neste momento também não boa opção. Por isso, pensei em oferecer o meu apartamento como parte do pagamento para um potencial novo imóvel através de uma permuta.

Tenho algumas dúvidas sobre como este tipo de negócio funciona, e gostaria de ouvir as vossas opiniões e experiências:

- Avaliação dos Imóveis: Como é feita a avaliação dos valores dos imóveis numa permuta? É comum que as avaliações sejam feitas por ambas as partes, ou há um avaliador neutro envolvido?

- Negociações: Na vossa experiência, que tipo de negociações posso esperar? Tenho receio que o vendedor ofereça um valor significativamente abaixo do que acho justo para o meu imóvel, sem ajustar o valor de venda do imóvel dele. Isto é uma prática comum, ou há margem para negociações mais equilibradas?

- Outros Aspetos a Considerar: Que outros pontos devo ter em mente ao considerar uma permuta? Há algum detalhe legal ou financeiro que possa complicar o processo?

Agradeço desde já a vossa ajuda e sugestões!

Cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: ManuelFaria1984-Avaliação dos Imóveis: Como é feita a avaliação dos valores dos imóveis numa permuta?

Você avalia o seu, a outra parte avalia o dele. não é obvio?

Colocado por: ManuelFaria1984-Negociações: Na vossa experiência, que tipo de negociações posso esperar?

Obvio que o vendedor vai valorizar o seu imóvel pelo menor valor possível. Prefere vender o seu imóvel e receber tudo em cash.

Colocado por: ManuelFaria1984-Outros Aspetos a Considerar:

Tem a vantagem de pagar IMT apenas sobre a diferença de valor entre os 2 imóveis, ou a diferença de valor patrimonial dos imóveis, o valor que for superior.
  3.  # 3

Colocado por: ManuelFaria1984Como é feita a avaliação dos valores dos imóveis numa permuta?

Cada um pede o que quer pelo seu imóvel.
    Se considerarem de parte a parte que é vantajoso, fazem negócio.
  4.  # 4

Colocado por: ManuelFaria1984A minha falta de liquidez impede-me de investir diretamente num novo imóvel.

Pode sempre arrendar(inteiro ou por quarto s) e arrendar outro.

Quer permutar por um outro apartamento mais pequeno ou em zona menos valorizada e obter dinheiro com a diferença?
  5.  # 5

0.0122 seg. NEW