Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

sendo esta a minha primeira publicação no fórum, apesar de já o ter consultado inúmeras vezes, gostaria de pedir uma opinião para a minha situação em particular.

Adquiri recentemente uma habitação em Matosinhos, e tenho uma garagem dupla exterior que no último inverno começou literalmente a escorrer água pela parede central. A cobertura, de 40m2, é de tela asfáltica coberta com godo (foto em anexo). A construção é de 2010. Não sei como o trabalho foi executado, mas 13 anos parece-me pouco para a durabilidade de uma impermeabilização deste tipo.

Tenho dois orçamentos distintos, com duas soluções bem diferentes:

Empresa A - 3700€ (s/ iva):

-remoção do godo e telas deterioradas e transporte a vazadouro;

-aplicação de telas asfálticas: primeira camada de tela 30kgs FV + segunda camada 40kgs poliéster APP (acabamento grão xisto);

-limpeza e preparação da superfície e tratamento de ligações, juntas e pontos
    singulares, boquilhas de escoamento (entre as duas camadas), pinhas de limpeza;

-tratamento/pintura dos rufos de zinco existentes;

-pintura do interior da garagem (100m2).

Empresa B - 4050€ (s/ iva):

-remoção do godo, ensacamento e limpeza dos seixos e recolocação na cobertura no final da intervenção;

-remoção de tela antiga;

-aplicação de duas demãos de argamassa monocomponente flexível impermeabilizante WeberDry 824, de 2mm cada, com fibra de vidro entre as demãos;

-tratamento/pintura dos rufos de zinco existentes;

-pintura do interior da garagem (100m2).

Dentro destas duas opções, em termos de relação de preço, fiabilidade e durabilidade, qual aconselhariam? Nunca ouvi falar de aplicação de argamassa impermeabilizante em telhados (sem telha ou outra proteção).

Apesar de o isolamento térmico não ser primordial por se tratar de uma garagem, deverei pedir à empresa A para recolocar o godo existente para proteção extra da tela?

Cumprimentos!
      IMG_3433.jpeg
  2.  # 2

Colocado por: ricardoribeiro_8Apesar de o isolamento térmico não ser primordial por se tratar de uma garagem, deverei pedir à empresa A para recolocar o godo existente para proteção extra da tela?

Deve. e prever uma manta geotextil com 300g ou mais entre o Godo e a Tela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardoribeiro_8
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas
    Deve. e prever uma manta geotextil com 300g ou mais entre o Godo e a Tela.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardoribeiro_8

Muito obrigado pela sugestão Pedro.

A hipótese da Empresa B de colocar argamassa impermeabilizante em vez da tela, seria então para descartar na sua opinião?
  4.  # 4

Antes de substituir a impermeabilização toda deveria tentar perceber qual a origem da infiltração.
    Na volta resolve isso com 5€
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaAntes de substituir a impermeabilização toda deveria tentar perceber qual a origem da infiltração.

concordo...

retirar o seixo
    lavar tudo muito bem a jato de agua
    identificar local / locais de possível infiltração
    reforçar / reparar nessas zonas com tela asfaltica
    geotextil
    e godo
    pode também aplicar isolamento térmico, nem que seja 4 cm só faz bem, protege a impermeabilização
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 6

Colocado por: zedasilvaAntes de substituir a impermeabilização toda deveria tentar perceber qual a origem da infiltração.

Colocado por: fernandoFerreira

concordo...

retirar o seixo
    lavar tudo muito bem a jato de agua
    identificar local / locais de possível infiltração
    reforçar / reparar nessas zonas com tela asfaltica
    geotextil
    e godo
    pode também aplicar isolamento térmico, nem que seja 4 cm só faz bem, protege a impermeabilização
    Concordam com este comentário:zedasilva

Agradeço as vossas sugestões.

Na altura que fizeram a visita para dar orçamentos, coloquei essa questão e ambos me disseram (de forma resumida) que dificilmente se conseguia perceber o ponto (ou pontos) de infiltração, que eram tiros no escuro, que era um processo moroso pois necessitam de fazer testes de carga a cada reparação (se não ficar resolvido à primeira), para além de que só estou a adiar um problema que vai voltar a acontecer a curto prazo, porque se a tela foi mal colocada vão provavelmente surgir mais pontos de infiltração no futuro, e que não podem dar garantia nenhuma desta forma.

Depois destas explicações, pus a ideia de parte e assumi que ia ter que gastar mais do que o que tinha pensado inicialmente.

Há alguma forma de garantir um trabalho bem feito dessa forma? Alguma empresa que recomendem na zona Norte?
  7.  # 7

Opção C
    Tirar o godo todo, lavar isso bem e aplicar uma camada tela de xisto por cima da existente e voltar meter godo ao sítio

Custo 500€
  8.  # 8

Colocado por: RicardoPortoOpção C
    Tirar o godo todo, lavar isso bem e aplicar uma camada tela de xisto por cima da existente e voltar meter godo ao sítio

Custo 500€

O Sr. Ricardo recomenda alguém que faça esse trabalho pelo valor que referiu?

0.0166 seg. NEW