Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

A cozinha do 1º dto do prédio onde vivo está entupida e o meu vizinho diz que é problema do condomínio e não dele.

Perguntei onde tinha o sifão (penso que se chama assim, aquela tampa prateada que temos na cozinha e no WC) diz que não tem, que nas obras fez ligações diretas (não percebi que ligações)

A minha pergunta é, se há um entupimento na cozinha de um apartamento é o condomínio que tem de pagar?

Grata desde já pela vossa preciosa ajuda.
    • size
    • 22 agosto 2024

# 2

Sendo na canalização horizontal da cozinha é da responsabilidade do proprietário da fração. Alterou algo, agora que se amanhe...
    • Soliva
    • 22 agosto 2024 editado

# 3

Primeiro é preciso verificar onde é o entupimento antes de se porem a atribuir responsabilidades.
    É activar o seguro para enviar perito … e ele dirá se cabe a eles ou á fração.
    Custa 0 … e é para isso que servem e evita de entrar em bate boca com o vizinho.

Ps… se o entupimento fosse na coluna do prédio as evidências seriam bem … chamativas. É 90% de probabilidade de responsabilidade dele, mas há sempre gajos a tentarem obter obras de borla 😂
    Aliás a criatura pode estar a sofrer até de retorno de águas devido ás obras que fez fiando-se que “ligações directas” é sempre boa ideia.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, BoraBora
  2.  # 4

Gratas pelas vossas respostas.

Mas é possivel eliminar os ditos sifões e o que isso implica?
  3.  # 5

Possível é , só traz é mais problemas … maior facilidade de entupimentos , retornos de água , maus cheiros .
  4.  # 6

Grata Soliva pela resposta.

Mas é legal? O condomínio pode imputar-lhe responsabilidades por ter feito essas ligações diretas?
    (Imputar no sentido de ele ter danificado a coluna ou a prumada, sou leiga nestes assuntos)

Já agora coloco outra duvida, ele antes do entupimento, queixava-se de lhe aparecer água (limpa) junto ao chão e imputa o problema ao condomínio porque diz que é a coluna (prumada?) que deve estar rachada.
    • size
    • 22 agosto 2024

# 7

Colocado por: PaulaCorrGratas pelas vossas respostas.

Mas é possivel eliminar os ditos sifões e o que isso implica?

Pode significar em ter maior dificuldade em resolver o problema do entupimento. Ele que chame uma equipa de desentupimentos-
  5.  # 8

Colocado por: size

Pode significar em ter maior dificuldade em resolver o problema do entupimento. Ele que chame uma equipa de desentupimentos-

O problema é que ele quer quer seja o condominio a chamar, para a despesa ser paga pelo condominio.
    • Soliva
    • 22 agosto 2024 editado

# 9

Colocado por: PaulaCorrMas é legal? O condomínio pode imputar-lhe responsabilidades por ter feito essas ligações diretas?

Legal é… responsabilidades só podem ser imputadas se provarem que nas obras dele ( ao fazer as ligações ) a coluna de escoamento de água sofreu danos.
    Mas atenção que isto não é assunto a ser tratado por vocês … tem sempre de haver um perito a atestar tal situação.
    Daí a peritagem do seguro é imperativa até para futuras acções.

Colocado por: PaulaCorrJá agora coloco outra duvida, ele antes do entupimento, queixava-se de lhe aparecer água (limpa) junto ao chão e imputa o problema ao condomínio porque diz que é a coluna (prumada?) que deve estar rachada.

Até pode dizer que chovia e escorria do telhado … inventar … toda a gente inventa seja o que for.
    Qualquer pessoa com dois dedos de testa ao ver água no chão , vai imediatamente à procura da origem e reporta a quem de direito quando a responsabilidade é imputável ao condomínio, não fica a aguardar para depois mandar umas bocas.
    Parece-me é que há uma insistência em que as colunas de abastecimento e escoamento de água sejam implicadas, afim de resolver a trapalhada de obras canalização que fez .

Não ceda a pressões … há entupimento ?
    Ele que active o seguro de fração e depois com o resultado da peritagem que vos informe que existe danos a imputar ao condomínio para assim se activar o seguro do condomínio.
    Se quiser acelerar a vossa parte … reporte ao seguro do condomínio e peça peritagem ( pessoalmente não o faria ).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PaulaCorr
  6.  # 10

Subscrevo os 90% de certeza desse sujeito estar a armar-se em esperto, nada mais. Mas esteja ou não esteja, o ónus é dele em demonstrar que há algum problema imputável ao condomínio. Vocês não têm obrigação de fazer nada. Se houver algo que é da responsabilidade de todos, há certamente todo o interesse em resolver o mais depressa possível.
  7.  # 11

"Não ceda a pressões … há entupimento ?
    Ele que active o seguro de fração e depois com o resultado da peritagem que vos informe que existe danos a imputar ao condomínio para assim se activar o seguro do condomínio.
    Se quiser acelerar a vossa parte … reporte ao seguro do condomínio e peça peritagem ( pessoalmente não o faria )."

Obrigada, é isso mesmo que lhe vou dizer, para pedir peritagem ao seguro dele.

A administração não vai pedir peritagem do seguro do condominio.

E não tendo a apólice de seguro do condominio danos por água? estes problemas são danos por água certo?
    • Soliva
    • 22 agosto 2024 editado

# 12

Convém ver as exclusões , mas á partida o vosso seguro deverá ter cobertura para :

1. Danos aos Bens Seguros por Rotura de Canalizações Interiores
    2. Pesquisa de Rotura em Canalizações Interiores (Rede de Água)
    3. Danos em Canalizações e Instalações Subterrâneas

Se não tiver … muito honestamente mudem de seguro … mas na eventualidade hipotética de ser responsabilidade do condomínio ( altamente improvável) , mesmo sem cobertura o condomínio teria assumir todas as despesas de obras e danos na fração .
    Daí a importância de um bom seguro.
  8.  # 13

Colocado por: SolivaConvém ver as exclusões , mas á partida o vosso seguro deverá ter cobertura para :

1. Danos aos Bens Seguros por Rotura de Canalizações Interiores
    2. Pesquisa de Rotura em Canalizações Interiores (Rede de Água)
    3. Danos em Canalizações e Instalações Subterrâneas

Se não tiver … muito honestamente mudem de seguro … mas na eventualidade hipotética de ser responsabilidade do condomínio ( altamente improvável) , mesmo sem cobertura o condomínio teria assumir todas as despesas de obras e danos na fração .
    Daí a importância de um bom seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PaulaCorr

Muito obrigada pela sua ajuda.
    • SrR
    • 22 agosto 2024 editado

# 14

Colocado por: SolivaPossível é , só traz é mais problemas … maior facilidade de entupimentos , retornos de água , maus cheiros .
    como assim maior facilidade de entupimentos e retornos de agua?
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  9.  # 15

é tão simples a meu ver, se mais ninguem tem a drenagem entupida na cozinha significa que o entupimento não é na coluna comum dai que a responsabilidade do entupimento dele é no ramal da fração dele e portanto a cargo dele.
    de qualquer maneira como já foi dito basta acionar o seguro da fração ou até o multiriscos do predio para peritar e "determinar" a causa/responsabilidade.
    • size
    • 22 agosto 2024 editado

# 16

Colocado por: PaulaCorrBoa tarde a todos,

A cozinha do 1º dto do prédio onde vivo está entupida e o meu vizinho diz que é problema do condomínio e não dele.

Esperto ....

Em principio, devem existir outros apartamentos em pisos superiores. Certo ?
    Se assim for, faça-lhe ver que se existisse entupimento da coluna do prédio (conduta vertical) os despejos superiores apareceriam na pia do lava louças da cozinha dele.
  10.  # 17

Colocado por: SrRcomo assim maior facilidade de entupimentos e retornos de agua?

Tem razão , expliquei-me mal … o sifão permite maior facilidade de resolução em caso de entupimento e retornos de água .
    Pois funciona também como ponto de acesso .

Presumo não ter desonrado os ensinamentos do meu pai 😂🤣
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SrR
  11.  # 18

Colocado por: size

Esperto ....

Em principio, devem existir outros apartamentos em pisos superiores. Certo ?
    Se assim for, faça-lhe ver que se existisse entupimento da coluna do prédio (conduta vertical) os despejos superiores apareceriam na pia do lava louças da cozinha dele.

Deixe lá que eu tive igual ao descrito e ninguém se quis responsabilizar com a empresa condominio a indicar aos outros condóminos que não tinham de pagar nada , nem os seguros pagavam.

As aguas sujas das maquina lavar dos andares superiores sairam no meu lava-loiças e inundaram a casa que estava vazia.

Mas eles não queixas de entupimento, a agua saia do deles e aparecia no meu.
  12.  # 19

E como está a cozinha do 1º Esquerdo? Está entupida? Se não estiver, o problema será SÓ do esgoto do 1º direito e terá de ser ele a resolver.
    • Soliva
    • 22 agosto 2024 editado

# 20

Colocado por: mario.jos

Deixe lá que eu tive igual ao descrito e ninguém se quis responsabilizar com a empresa condominio a indicar aos outros condóminos que não tinham de pagar nada , nem os seguros pagavam.

As aguas sujas das maquina lavar dos andares superiores sairam no meu lava-loiças e inundaram a casa que estava vazia.

Mas eles não queixas de entupimento, a agua saia do deles e aparecia no meu.

Isso é facilmente detectavel .
    Activou o seu seguro e teve relatório de peritagem que atribuía as responsabilidades á coluna de escoamento de águas ?

Se sim … é activar seguro do condomínio que é para isso que serve.

0.0205 seg. NEW