Colocado por: rafaelisidoroPor cá tivemos que tirar a batata com menos 15 dias que o previsto ,produziu bem , tornado ciclo de dois meses e meio , muito linda mesmo .
Colocado por: rafaelisidoro infelizmente alguém de fora andou lá a levantar uns pés e isso por cá está terrível ou apanhava agora ou o ladrão apanhava "amanhã" ...
Colocado por: Marcopompacífico 🤣 já foi , mas desde que a sintética e o rsi se tornaram a primeira atividade da economia em são Miguel isso tá lixado , roubam tudo para vender pá droga ... Não há maneira dos políticos alterarem as leis e quem trabalha é que sofre com tudo isso , tem sido um roubar á descarada !
Pensei que nas ilhas era pacífico... 🤔
Colocado por: rafaelisidoropacífico 🤣 já foi , mas desde que a sintética e o rsi se tornaram a primeira atividade da economia em são Miguel isso tá lixado , roubam tudo para vender pá droga ... Não há maneira dos políticos alterarem as leis e quem trabalha é que sofre com tudo isso , tem sido um roubar á descarada !
Colocado por: Marcopomsão Jorge acredito mas a terceira a par de são Miguel todas as semanas é apreensão de grandes quantidades de droga ... Problema é que são apanhados mas são colocados na rua ou presos em casa ... A festa continua e os consumidores que por cá são em abundância é um tal roubar !!! Mas não é roubar uma coisinha é limpar tudo o que dá para limpar .
Caramba, o ano passado estive na Terceira e São Jorge e aquilo pareceu-me um paraíso...
Colocado por: Casa da Hortaaguenta o ciclo sem morrer com míldio não levando uma gota de ridomil, milraz ou outro igual.porquê o stress com sulfatos sistémicos? Se usar conforme indicado é uma mais valia sem comprometer a saúde , reparou por acaso que alguns sulfatos de contato abrangidos até pela cultura biológica foram banidos simplesmente por má uso ou excesso de doses que já contaminavam tudo incluindo terrenos e lençóis de água ? O problema não é usar ridomil ou milraz o problema são as doses e os tratamentos em excesso , um sulfato sistêmico torna-se muito mais eficaz , menos poluente e mais amigo da saúde e do ambiente , basta respeitar intervalos de segurança e respeitar as dosagens , óbvio que se conseguirmos de forma biológica melhor se conseguirmos conciliar as duas tá best !! Mas excomungar milraz e apostar em esterco de galinha é igualmente ruim .
Colocado por: Casa da HortaJá antes falamos sobre os fungicidas. Se os usasse nunca poderia dizer que a minha batata é especial, única. Para comer batata com químicos então não me dava a tanto trabalho. Comprava e pronto. Há batata a 65 cts/kg!em 1º lugar a ilusão das vacas felizes não passa da TV ... As nossas terras estão todas lixadas porque o lavrador agricultor apesar de ter toda a maquinaria subsidiada continua a insistir no uso de químicos altamente perigosos , portanto vacas felizes só aqueles de duas patas ... Os estrumes são de fácil percepção as galinhas de aviários tomam tudo e mais alguma coisa para serem rentáveis , desde antibióticos , hormonas e cenas malucas para produzirem ovos á pressão , galinhas doentes já decompostas etc etc isso tudo vá para o estrume ( podes pesquisar sobre isso ) ... As tuas batatas não são expostas mesmo quando só usas sulfato de cobre que apesar de parecer biológico também contamina o terreno que acaba por ser absorvido pela batata e consumido por nós... Muito cobre não faz bem a saúde ! É mais especial quando não colocamos nada mas também não sei se dá alguma coisa , eu há muito deixei de colocar estrume , actualmente utilizo madeira , incenso triturado constante o que quero mas utilizo por exemplo ureia natural ( cara pá c@#€&()) quando quero aquecer a terra com madeira verde + ureia , quando é verão uso já em decomposição ... A longo prazo muito mais ecológica , muito mais saudável do que o estrume mas menos produtivel ... Uso estrume biológico de cavalo ou borrego na sementeira directa mas são produtos caros e só os uso como complemento ... Tem sido uma constante luta na percepção da melhor agricultura caseira mas uma coisa é certa cada dia que passa tenho a certeza de uma coisa , fica mais difícil colocar um preço num artigo meu pelo que deixei de vender para cobrar as despesas e passei a pagar para poder consumir o que é meu ...
Não é que não concorde que usando na dose recomendada não seja seguro, mas não usar é garantidamente melhor. Tenho-me safado relativamente bem sem eles, não acha? Não compro batata vai para 10 anos e vai para 2 que vendo o excesso a bom preço ;-)
Quanto ao estrume. O das minhas galinhas não vejo como possa fazer mal a alguém, mas mesmo esse é a minha mulher que o vai usando nas suas culturas de entreter. Eu gasto muito, mesmo muito. De vacas leiteiras que produzem o leite para a Mimosa, que passam o dia a pastar ao ar livre. Não tão felizes como as vossas aí nos Açores, mas a versão mais aproximada que conheci ;-)
Colocado por: rafaelisidoropoder consumir o que é meu
Colocado por: euAcima de tudo, devia haver análises rigorosas e frequentes a todos os alimentos vendidos ao público.isso é que era de valor mas não há como , as pragas existem para as combater o governo tinha que tomar medidas globais para controlar pragas , fertilizar terras de modo biológico ou o mais possível , quem cultiva para ganhar a vida não olha a meios para obter fins .ainda por cima escolhem ministros de agricultura que nem sabem o que é um pé de.batata nem uma couve ... Não conhecem os problemas , proíbem por cá importam de fora !!! Isso é um caso grave mas sem hipótese de reverter . Analisar ok e depois ?
Para eliminar do mercado os que estão cheios de químicos nocivos. E não devem ser poucos.