Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Mais ou menos como o segundo , lavro e passo ancinho ( que abre o rego ) coloco a batata e pé em cima , depois tapo com os pés , 60% de fora leva um saxo entre de pé a pé de modo a partir a côdea dura e passa uma saxadeira mecanica a meio do rego , uma semana ou mais qualquer coisa leva outra saxadela de maquina e depois é abarbada com a mesma saxadeira ou manualmente se a terra tiver muito molhada . Esta forma é muito melhor para a planta porque o mexer na terra aquece a planta e ela desenvolve muito mais rápido e é um controle com as infestantes se não se usa herbicida como no meu caso , o crescimento da planta é de dia para dia o fecho dos regos é muito rapido e com isso nao há infestantes porque não apanham sol para crescer , esta de inverno que já viste está em rego de 60cm , semear em camalhao é o modo industrial exige muito adubo e salitre assim como herbicida para não nascer erva antes dela fechar.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2.  # 62

Exato, foi nas plantações industriais do Ribatejo que vi o método e pensei: olha que fixe, também quero. Adaptei o abre-regos e comecei a plantar assim as áreas grandes, porque demora uma fração do tempo. É a única vantagem que vi. Percebo que em tudo o resto o sistema tradicional é melhor.

Obrigado Rafael. É bom ter alguém com mais experiência que nos ajude a melhorar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  3.  # 63

Já há batata nova de semente à venda. Pode ser só preço desta loja, mas está mais barata que no ano passado. Vamos ver depois quando comprar a Laura na loja do costume, onde paguei a 1,80 €/kg em dezembro de 2023.

Tenho 10 kg de Alouette que tem uma resistência incrível ao míldio, por isso vai para as estufas. Gostava de começar já a plantar mas este fds é muito curto e tenho umas urgências para resolver. No próximo 😉
      IMG20241214114940_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241214115717_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241214104703_copy_1377x2448.jpg
  4.  # 64

Por cá tivemos que tirar a batata com menos 15 dias que o previsto ,produziu bem , tornado ciclo de dois meses e meio , muito linda mesmo .
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Zé Meirinho
      IMG_20241214_152922_GOJUBMQk0c.jpeg
      IMG_20241214_152913_y1dMBRbi8K.jpeg
      IMG_20241214_152922_1_vTA0499M4B.jpeg
  5.  # 65

Colocado por: rafaelisidoroPor cá tivemos que tirar a batata com menos 15 dias que o previsto ,produziu bem , tornado ciclo de dois meses e meio , muito linda mesmo .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zé Meirinho
      IMG_20241214_152922_GOJUBMQk0c.jpeg
      IMG_20241214_152913_y1dMBRbi8K.jpeg
      IMG_20241214_152922_1_vTA0499M4B.jpeg

Porque teve de tirar 15 dias antes? Apanharam doença aos 2 meses?
  6.  # 66

Porque não crescem mais , são de ciclo precorce dois meses e meio , deram sinal de maduro na planta ( começa a amarelecer ) e infelizmente alguém de fora andou lá a levantar uns pés e isso por cá está terrível ou apanhava agora ou o ladrão apanhava "amanhã" ... está qualidade a par da red skarlet são top no que se diz pronta antes do tempo ... 2.5 meses é sempre uma esperança de mais sorte nos temporais .
  7.  # 67

Colocado por: rafaelisidoro infelizmente alguém de fora andou lá a levantar uns pés e isso por cá está terrível ou apanhava agora ou o ladrão apanhava "amanhã" ...

Pensei que nas ilhas era pacífico... 🤔
  8.  # 68

Colocado por: Marcopom
    Pensei que nas ilhas era pacífico... 🤔
    pacífico 🤣 já foi , mas desde que a sintética e o rsi se tornaram a primeira atividade da economia em são Miguel isso tá lixado , roubam tudo para vender pá droga ... Não há maneira dos políticos alterarem as leis e quem trabalha é que sofre com tudo isso , tem sido um roubar á descarada !
  9.  # 69

Colocado por: rafaelisidoropacífico 🤣 já foi , mas desde que a sintética e o rsi se tornaram a primeira atividade da economia em são Miguel isso tá lixado , roubam tudo para vender pá droga ... Não há maneira dos políticos alterarem as leis e quem trabalha é que sofre com tudo isso , tem sido um roubar á descarada !

Caramba, o ano passado estive na Terceira e São Jorge e aquilo pareceu-me um paraíso...
  10.  # 70

Colocado por: Marcopom
    Caramba, o ano passado estive na Terceira e São Jorge e aquilo pareceu-me um paraíso...
    são Jorge acredito mas a terceira a par de são Miguel todas as semanas é apreensão de grandes quantidades de droga ... Problema é que são apanhados mas são colocados na rua ou presos em casa ... A festa continua e os consumidores que por cá são em abundância é um tal roubar !!! Mas não é roubar uma coisinha é limpar tudo o que dá para limpar .
  11.  # 71

Fico sem palavras...
  12.  # 72

Quando há 15 dias estrumei e andei a fresar esta estufa a máquina só saltava, não entrava bem na terra. Andei umas 2 horas nisto e durante esse dia fiquei sem sentir os braços! Agora está um mimo, é como andar em farinha! Às vezes é preciso saber não insistir numa tarefa. A erva secou, humedeceu, vai ser boa ajuda na terra e não cria resistência à fresa. Impecável 👌

Bom, vamos então começar a nova época da batata. Já viram esta maravilha de semente! O minguante só entra domingo mas não vou esperar. Não consigo ☺️

Edit: 1o rego do ano. Gosto de assinar a coisa. Ficam com 30 cm de intervalo.
      IMG20241220152757_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241220152837_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241220155950_copy_1377x2448.jpg
  13.  # 73

Relatório 2025

Compras
    14/12/2024 - Alouette 10 kg (€16,93)

Plantação
    20/12/2024 (estufa 8) - 5 kg alouette

Colheita
    (talvez março 25...)

Já terminei à luz das velas e depois de jantar ainda fui reparar uma fuga na fita. A ver se me lembro de não voltar a comprar esta marca! É inédito fita nova com fuga!🤬

Sonho com o dia em que vou fazer a horta toda com fita de rega... É tão mais rápido e tão mais fácil que o tubo. Por enquanto só dentro das estufas porque cá fora os pássaros furam-na.

Está feita a primeira plantação da nova época. Estou todo contente ☺️
      IMG20241220165613_copy_1722x3060.jpg
      IMG20241220181333_copy_2304x3060.jpg
  14.  # 74

Relatório 2025

Compras
    14/12/2024 - Alouette 10 kg (€16,93)

Plantação
    20/12/2024 (estufa 8) - 5 kg alouette
    21/12/2024 (estufa 6) - 5 kg alouette

Colheita
    talvez março🤞

Terminei de plantar as duas estufas. A de 6 metros levou a mesma quantidade de semente que a maior, isto porque não quis ficar com restos que me iam gastar muito tempo a preparar mais um pedaço de terra e a protegê-las das geadas. Ficaram um pouco mais juntas e foram menos cortadas. Não deve haver problema porque a terra estava muito bem estrumada.

Gostava de tirar 100 kg daqui, não é irrealista mas vamos aguardar para ver como nascem. E ver se resistem tão bem ao míldio como as do ano passado exatamente com as mesmas condições. Quero ver se não foi sorte o sucesso anterior, porque até a mim custa a acreditar que batata fechada em estufa (que cria níveis tremendos de humidade à noite e calor nos dias de sol) aguenta o ciclo sem morrer com míldio não levando uma gota de ridomil, milraz ou outro igual.

Vou mostrando 😉
      IMG20241221171644_copy_2856x1607.jpg
      IMG20241221113406_copy_2856x1607.jpg
      IMG20241221113432_copy_2856x1607.jpg
  15.  # 75

Colocado por: Casa da Hortaaguenta o ciclo sem morrer com míldio não levando uma gota de ridomil, milraz ou outro igual.
    porquê o stress com sulfatos sistémicos? Se usar conforme indicado é uma mais valia sem comprometer a saúde , reparou por acaso que alguns sulfatos de contato abrangidos até pela cultura biológica foram banidos simplesmente por má uso ou excesso de doses que já contaminavam tudo incluindo terrenos e lençóis de água ? O problema não é usar ridomil ou milraz o problema são as doses e os tratamentos em excesso , um sulfato sistêmico torna-se muito mais eficaz , menos poluente e mais amigo da saúde e do ambiente , basta respeitar intervalos de segurança e respeitar as dosagens , óbvio que se conseguirmos de forma biológica melhor se conseguirmos conciliar as duas tá best !! Mas excomungar milraz e apostar em esterco de galinha é igualmente ruim .
  16.  # 76

Já antes falamos sobre os fungicidas. Se os usasse nunca poderia dizer que a minha batata é especial, única. Para comer batata com químicos então não me dava a tanto trabalho. Comprava e pronto. Há batata a 65 cts/kg!

Não é que não concorde que usando na dose recomendada não seja seguro, mas não usar é garantidamente melhor. Tenho-me safado relativamente bem sem eles, não acha? Não compro batata vai para 10 anos e vai para 2 que vendo o excesso a bom preço ;-)

Quanto ao estrume. O das minhas galinhas não vejo como possa fazer mal a alguém, mas mesmo esse é a minha mulher que o vai usando nas suas culturas de entreter. Eu gasto muito, mesmo muito. De vacas leiteiras que produzem o leite para a Mimosa, que passam o dia a pastar ao ar livre. Não tão felizes como as vossas aí nos Açores, mas a versão mais aproximada que conheci ;-)
      IMG20241207083220_copy_3264x18362.jpg
  17.  # 77

Colocado por: Casa da HortaJá antes falamos sobre os fungicidas. Se os usasse nunca poderia dizer que a minha batata é especial, única. Para comer batata com químicos então não me dava a tanto trabalho. Comprava e pronto. Há batata a 65 cts/kg!

Não é que não concorde que usando na dose recomendada não seja seguro, mas não usar é garantidamente melhor. Tenho-me safado relativamente bem sem eles, não acha? Não compro batata vai para 10 anos e vai para 2 que vendo o excesso a bom preço ;-)

Quanto ao estrume. O das minhas galinhas não vejo como possa fazer mal a alguém, mas mesmo esse é a minha mulher que o vai usando nas suas culturas de entreter. Eu gasto muito, mesmo muito. De vacas leiteiras que produzem o leite para a Mimosa, que passam o dia a pastar ao ar livre. Não tão felizes como as vossas aí nos Açores, mas a versão mais aproximada que conheci ;-)
      IMG20241207083220_copy_3264x18362.jpg
    em 1º lugar a ilusão das vacas felizes não passa da TV ... As nossas terras estão todas lixadas porque o lavrador agricultor apesar de ter toda a maquinaria subsidiada continua a insistir no uso de químicos altamente perigosos , portanto vacas felizes só aqueles de duas patas ... Os estrumes são de fácil percepção as galinhas de aviários tomam tudo e mais alguma coisa para serem rentáveis , desde antibióticos , hormonas e cenas malucas para produzirem ovos á pressão , galinhas doentes já decompostas etc etc isso tudo vá para o estrume ( podes pesquisar sobre isso ) ... As tuas batatas não são expostas mesmo quando só usas sulfato de cobre que apesar de parecer biológico também contamina o terreno que acaba por ser absorvido pela batata e consumido por nós... Muito cobre não faz bem a saúde ! É mais especial quando não colocamos nada mas também não sei se dá alguma coisa , eu há muito deixei de colocar estrume , actualmente utilizo madeira , incenso triturado constante o que quero mas utilizo por exemplo ureia natural ( cara pá c@#€&()) quando quero aquecer a terra com madeira verde + ureia , quando é verão uso já em decomposição ... A longo prazo muito mais ecológica , muito mais saudável do que o estrume mas menos produtivel ... Uso estrume biológico de cavalo ou borrego na sementeira directa mas são produtos caros e só os uso como complemento ... Tem sido uma constante luta na percepção da melhor agricultura caseira mas uma coisa é certa cada dia que passa tenho a certeza de uma coisa , fica mais difícil colocar um preço num artigo meu pelo que deixei de vender para cobrar as despesas e passei a pagar para poder consumir o que é meu ...
    Concordam com este comentário: eu
  18.  # 78

Colocado por: rafaelisidoropoder consumir o que é meu

Ora aí está a frase chave. A batata é muito carregada com químicos porque os grandes produtores precisam de garantir lucro numa cultura que se vende muito barato. Precisam de rentabilizar ao máximo a produção e já se sabe como isso se consegue. E esses, eventualmente, ainda vão tendo algum controle. Já os produtores que vendem à beira da estrada nem quero imaginar...

Tendo terra, produzir e dar a comer saudável é o melhor que podemos fazer pelas pessoas que amamos. E não é preciso grandes máquinas ou um terreno grande, durante alguns anos tive uns 200 m2 e nunca faltou batata em casa.
    • eu
    • 22 dezembro 2024

# 79

Acima de tudo, devia haver análises rigorosas e frequentes a todos os alimentos vendidos ao público.

Para eliminar do mercado os que estão cheios de químicos nocivos. E não devem ser poucos.
  19.  # 80

Colocado por: euAcima de tudo, devia haver análises rigorosas e frequentes a todos os alimentos vendidos ao público.

Para eliminar do mercado os que estão cheios de químicos nocivos. E não devem ser poucos.
    isso é que era de valor mas não há como , as pragas existem para as combater o governo tinha que tomar medidas globais para controlar pragas , fertilizar terras de modo biológico ou o mais possível , quem cultiva para ganhar a vida não olha a meios para obter fins .ainda por cima escolhem ministros de agricultura que nem sabem o que é um pé de.batata nem uma couve ... Não conhecem os problemas , proíbem por cá importam de fora !!! Isso é um caso grave mas sem hipótese de reverter . Analisar ok e depois ?

0.0408 seg. NEW