Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Frio e chuva intensa de manhã à noite, tudo o que não queria para as batatas acabadas de plantar. A juntar à festa: rega automática! Estou preocupado que tanta água, sem pausas, apodreça a semente. Cujos cortes não foram curados para poupar tempo e porque não tem sido preciso. É esperar para ver.

Já antes testei um sensor de humidade para os controladores de rega, mas não resultou nada bem. Vou comprar este da Geolia e fazer nova tentativa. Já ajudava a não regar em cima da chuva!
      Screenshot_2025-02-28-09-58-26-30_40deb401b9ffe8e1df2f1cc5ba480b12.jpg
  2.  # 142

Colocado por: Casa da HortaAdoro o amarelo desta Laura, a minha batata preferida de sabor. Até a cortá-las sinto o aroma que tão bem conheço.

Estou quase a 300 metros de casa, trago água para não perder tempo a ir e vir quando dá a sede. Mas fixe era um frigorífico a bateria, não era? Para ter umas minis...🤔
      IMG20250222163205_copy_1607x2856.jpg
      IMG20250222163146_copy_1607x2856.jpg

Não precisa de um frigorifico a bateria, arranja um frigorifico pequeno e arranja uma Estação de Energia Portátil com várias tomadas :)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 143

Pouca história no passado fds. As da estufa continuam a crescer e cheias de vigor! Na verdade, ao fim de 2 meses e 1 semana já gostava de ver a rama a começar a perder alguma força, mas estando atrasadas pode ser que não seja problema. Também pouco ou nada há a fazer. Limitei-me a reduzir a rega para 15 min de 3/3 dias.

A foto é o prenuncio do que vou passar nos próximos meses, quando as que estão no exterior tiverem a altura destas. Abri a porta da estufa e passado pouco tempo as da frente estavam tombadas! E o vento era uma coisita ligeira, nada demais. Vai ser bonito...

Por agora, as plantadas no exterior, ainda não nasceram e que assim fiquem mais uma semana ou duas. Esteve muito frio ontem, muito frio mesmo. Frio de dias de dezembro e janeiro. O março a ser o novo março. Perigoso, traiçoeiro.
      IMG20250301122901.jpg
  4.  # 144

Colocado por: bluthunder82

Não precisa de um frigorifico a bateria, arranja um frigorifico pequeno e arranja uma Estação de Energia Portátil com várias tomadas :)
    Concordam com este comentário:Casa da Horta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Quando ia à pesca em África, com temperaturas acima de 30, levávamos uma mala térmica com as bebidas no meio de gelo e aguentava o dia todo.
  5.  # 145

Olá Alouette, bem vinda! Espero que cresças forte e saudável, que o vento não te parta quando fores grande e que me dês meio kg de batata!

É bom nascerem aos 15 dias. Com tanta chuva e frio não me admirava se visse a primeira só no próximo fds.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
      IMG_20250307_224734_copy_1628x2536.jpg
  6.  # 146

Colocado por: Casa da HortaOlá Alouette, bem vinda! Espero que cresças forte e saudável, que o vento não te parta quando fores grande e que me dês meio kg de batata!

É bom nascerem aos 15 dias. Com tanta chuva e frio não me admirava se visse a primeira só no próximo fds.
      IMG_20250307_224734_copy_1628x2536.jpg

plantei na mesma altura, ainda não tenho nada, tenho medo que com esta chuva toda vão todas apodrecer...
  7.  # 147

Colocado por: jg231

plantei na mesma altura, ainda não tenho nada, tenho medo que com esta chuva toda vão todas apodrecer...

Também depende muito se estava com grelos já grandes ou a despontar. E da altura de terra que deixou em cima da batata. Até 3 semanas é aceitável não nascer nenhuma, mas a partir daí já ía descobrir uma ou outra para ver o que se passa.
  8.  # 148

2 meses e meio, está quase. Já se nota que estão a enfraquecer a rama e na estufa branca algumas folhas têm míldio. O que acontece porque nesta já houve anteriormente batatas que apanharam o fungo, ao contrário da verde que nunca teve batata antes.

Ficam já sem rega e quando lá voltar é para começar a tirar. No próximo fds não devo ir, portanto passem cá sexta 21 à noite que devo ter coisa boa para mostrar 😉
      IMG20250309140323_copy_2856x1607.jpg
      IMG20250309135052_copy_1607x2856.jpg
  9.  # 149

Entretanto comecei a preparar a terra para a próxima plantação. Vai ser o lote da paragem do autocarro (nome fofinho que demos à casota junto ao poço velho - a primeira "construção" que o terreno teve desde que é nosso, 2019) e vai levar os últimos 25 kg de semente nova Laura. E talvez um cantinho para a experiência da Princesa Amandine.

Passei o escarificador e devia deixar a grama ao sol pelo menos uma semana, mas como sol não vê-lo, levou já o estrume para adiantar trabalho. O minguante entra a 22, sábado, sou bem capaz de as plantar nesse fds. Logo se vê, depende do tempo que sobrar, depende se preciso tirar as da estufa ou não. Caso contrário deixo para a 2ª semana de abril, o que, na verdade, até era preferível para desfasar mais com as do lote da oliveira.
      IMG20250308153040.jpg
      IMG20250309140925.jpg
  10.  # 150

Fiz um investimento para aliviar as costas e arrancar as batatas mais depressa.

Agora é desejar que consiga fazer um bom trabalho com ele 🤞

https://jmp.sh/s/EQqip1I4GF2Mmn3oriFm
      IMG_20250312_112507.jpg
      IMG_20250312_112521.jpg
  11.  # 151

Colocado por: Casa da HortaFiz um investimento para aliviar as costas e arrancar as batatas mais depressa.

Agora é desejar que consiga fazer um bom trabalho com ele 🤞

https://jmp.sh/s/EQqip1I4GF2Mmn3oriFm
      IMG_20250312_112507.jpg
      IMG_20250312_112521.jpg

Barulho faz ele , compre uns auriculares

Boa sorte com a máquina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12.  # 152

Parece uma máquina de costura!
    O barulho não preocupa. O receio é que por ser tão largo, 120 cm, o trator não o consiga puxar enterrado o suficiente. É um risco grande que estou a correr, mas não há como saber sem fazer a experiência. Se der bem, vai ser um consolo tirar a batata sem esforço e num instante.
  13.  # 153

Colocado por: Casa da HortaParece uma máquina de costura!
    O barulho não preocupa. O receio é que por ser tão largo, 120 cm, o trator não o consiga puxar enterrado o suficiente. É um risco grande que estou a correr, mas não há como saber sem fazer a experiência. Se der bem, vai ser um consolo tirar a batata sem esforço e num instante.
    a tua terra permite isso sem qualquer problema a vibração ajuda e isso tira 2 regos de uma vez , é uma boa aquisição a saúde agradece e o seu tempo é rentabilizando ...
  14.  # 154

Colocado por: rafaelisidoroa tua terra permite isso sem qualquer problema a vibração ajuda e isso tira 2 regos de uma vez , é uma boa aquisição a saúde agradece e o seu tempo é rentabilizando ...

Sim, estou moderadamente confiante que vai funcionar. A terra ser areia ajuda bastante e desde que montei rodas atrás mais largas e as enchi com água, a tração do trator aumentou imenso. E depois também posso adaptar a forma de plantar a batata, deixando-a mais alta para não ser preciso ir tão fundo com o arrancador. É experimentar e adaptar, ir melhorando, ganhar experiência com a alfaia. O habitual quando trabalhamos com máquinas agrícolas, que requerem todo um processo de aprendizagem. Ao contrário de que estava convencido, que por ter crescido a ver o meu pai trabalhar com tratores, achava que era chegar à burra e tomar-lhe o fio!

E aproveito que tenho tempo para deixar este alerta. Tratores e alfaias têm um potencial considerável para acidentes, acidentes sérios. Podem parecer lentos e nada complicados, mas só com o uso vamos aprendendo a fazer não só um bom trabalho, como a fazê-lo em segurança. E neste processo inicial vamos ser surpreendidos com as dificuldades. É desejar que soltar duas asneiras seja a única consequência que advém dessas situações complicadas, que garantidamente iremos experienciar.
  15.  # 155

Mas isso n vai dar pra estufa!?
  16.  # 156

Colocado por: NTORIONMas isso n vai dar pra estufa!?

Pois não, mas cada estufa tem 5 kg de batata, arranco isso à mão com uma perna às costas!

O que "assusta" são os 600 metros em linha das outras... E tirá-las com o arrancador que tenho usado (igual à foto) não ajuda grande coisa. Claro que é mais rápido que à enxada, mas deixa muitas escondidas e tenho de passar várias vezes. Não é grande espingarda.
    Concordam com este comentário: NTORION
      139625698_228188672166929_996017651599498279_n.jpg
  17.  # 157

Bem abro o site a ver se a coisa muda de figura, mas não está para já! Não sei se onde vem tanta chuva!
    Não estive lá este fds mas sei que o sol de sábado e domingo terá feito maravilhas. Imagino-as todas nascidas, algumas já com um palmo de altura ;-)

É aguentar a semana e sexta por volta das 11 da noite ver o resultado! Haverá sucessos e coisas boas e haverá uma desilusão ou outra. Faz parte. É sempre assim quando fico 15 dias sem ir. O que é mesmo mas mesmo garantido: erva. Muita!
      meteo.png
  18.  # 158

Esta semana temos tempestade para o centro e sul. Não vem em boa altura, muitas árvores já estão com a flor.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, jg231
  19.  # 159

Para os meus lados as previsões são de vento moderado, máx 32 km/h, não parece ser muito preocupante. Não havendo temperaturas muito baixas (2, 3, 4 graus) talvez não faça grande mossa. Não sei, logo se vê.
  20.  # 160

Palavras para quê... 😞
      IMG20250322074259_copy_1836x3264.jpg
      IMG20250322073805_copy_3264x1836.jpg
      IMG20250322074706_copy_3264x1836.jpg

0.0463 seg. NEW