Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 12 outubro 2024

# 1

Colocado por: Casa da HortaUma não esteve com mesuras e veio servir-se na pá. Limpou logo metade.

Precisava de uma galinha dessas para livrar o meu jardim dos caracois. ;)
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  1.  # 2

Sabem, agora à luz do dia já não me parece míldio. Há uma mancha ou outra mas o que está a secar a rama das batateiras não é fungo. Têm aspeto de ter chegado ao fim do ciclo, o que a acontecer quando têm mês e meio, significa um apodrecimento acelerado da batata mãe. E aí a culpa, quase aposto, é do excesso de água. De tanto que tem chovido. A primeira foto mostra uma praticamente seca no meio de outras saudáveis. Quando é míldio não é assim, vai tudo a eito.

As Alouette sofreram um bocado com as rajadas de vento, outro problema da semana passada.
      IMG20241012142757_copy_2000x900_1.jpg
      IMG20241012142218_copy_900x2000_1.jpg
      IMG20241012142247_copy_900x2000_1.jpg
    • fpc
    • 12 outubro 2024

# 3

Em que loja é que compra a semente de batata? (ao quilo)
  2.  # 4

Caramba essa batata está mesmo bonita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  3.  # 5

Colocado por: fpcEm que loja é que compra a semente de batata? (ao quilo)

Tenho 3 excelentes lojas agrícolas aqui ao pé de mim, mas a não ser que seja desta zona do Ribatejo de nada lhe serve a informação. O melhor sitio para comprar boa batata de semente são este tipo de lojas. As feiras pouco ou nada têm. Só começa a aparecer à venda a partir da 2ª quinzena de dezembro, pelo menos por aqui.

Colocado por: SolivaCaramba essa batata está mesmo bonita.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Qual? A princesa Amandine que tirei hoje?
    Já a provei e é boa, muito boa mesmo, mas não tem aquele sabor absolutamente divinal da que se compra nos supermercados. Nota-se o travo a manteiga mas até achei que se torna um pouco enjoativa, ao contrário da de compra onde o sabor amanteigado é perfeitamente equilibrado. De qualquer maneira o sabor e paladar vai alterar-se com o passar de uma ou duas semanas. E também ainda precisam de mais umas duas semanas na terra, não têm ainda a pele resistente o suficiente.
    • fpc
    • 13 outubro 2024

# 6

Colocado por: fpc
    Em que loja é que compra a semente de batata? (ao quilo)

Tenho 3 excelentes lojas agrícolas aqui ao pé de mim, mas a não ser que seja desta zona do Ribatejo de nada lhe serve a informação. O melhor sitio para comprar boa batata de semente são este tipo de lojas. As feiras pouco ou nada têm. Só começa a aparecer à venda a partir da 2ª quinzena de dezembro, pelo menos por aqui.

Aqui na minha zona ( Caldas da Rainha) só consigo encontrar só mercado semanal. E apenas encontrei dois vendedores na última vez que lá fui.
  4.  # 7

Procure cooperativas ou lojas de produtos agrícolas. Nessa região deve haver batentes. A fruta aí é maravilhosa.
  5.  # 8

Colocado por: fpcAqui na minha zona ( Caldas da Rainha) só consigo encontrar só mercado semanal. E apenas encontrei dois vendedores na última vez que lá fui.

Nas caldas não conheço em concreto, mas naquela zona industrial tem uma loja agrícola tipo Agriloja, deve ter, mas talvez só no tempo de semear, o que ainda é cedo.
  6.  # 9

Durante a semana acordo com despertador a contragosto um pouco antes das 7. Hoje fui eu que acordei o galo! São 6 e meia e vim aqui enquanto espero que o sol se levante para ir arrancar batata! É um entusiasmo do caraças, só visto.

Vou levantando e vendo. Ainda não fizeram bem os 3 meses, mas prefiro que acabem de se fazer nas caixas que comidas pelas roscas. E não são para consertar muito tempo, não há o risco de apodrecerem mais rápido.

Só o Chouriço é tão madrugador 🐈

Edit: são as 7 e nada! No verão já tinha meio rego apanhado! Agora estou aqui a engonhar porque não dá para ver as batateiras!
      IMG20241019064703.jpg
    • eu
    • 19 outubro 2024

# 10

Fogo, nunca vi tanto entusiasmo para apanhar batatas !
  7.  # 11

Idem! Aliás, com este tempo de m**** que tem estado não apetece fazer nada na horta. Eu tenho cebolas num tabuleiro há 1 semana para plantar... Na semana passada plantei 60 pés de couve nabo e estão com um aspecto miserável... Não sei se por excesso de chuva, se porque já não estariam muito boas no molho da feira... morreram bastantes e as que ficaram estão... meh...
  8.  # 12

Para almoço as ratadas das toupeiras e das roscas. Não têm grande aspeto mas são Laura! E já devem saber que a Laura é a melhor batata do mundo 😉

Tirei uns 50 kg esta manhã e estavam bem boas 😎
    Concordam com este comentário: desofiapedro
      IMG20241019105441_copy_2040x1148.jpg
      IMG20241019120319_copy_3060x1722.jpg
  9.  # 13

Colocado por: euFogo, nunca vi tanto entusiasmo para apanhar batatas !

É o que mais gosto na horta. Mas estava particularmente curioso com estas pelo trabalho e história que tiveram. As plantadas no verão são mais incertas e isso acresce ao entusiasmo 😉

Colocado por: pcspinheiroIdem! Aliás, com este tempo de m**** que tem estado não apetece fazer nada na horta. Eu tenho cebolas num tabuleiro há 1 semana para plantar... Na semana passada plantei 60 pés de couve nabo e estão com um aspecto miserável... Não sei se por excesso de chuva, se porque já não estariam muito boas no molho da feira... morreram bastantes e as que ficaram estão... meh...

Eu ainda nem comecei a pensar nas cebolas. O barrete no ano passado foi tão grande que não me está a apetecer nadinha!
    Mas mesmo naquele lote novo com terra perfeita não se dão as couves? Estranho...
  10.  # 14

Como eu gosto de ver uma batateira. 4 ou 5 batatas boas e a mãe (assinalada a amarelo) totalmente podre.

Vou apanhar à parte um rego que decidi condenar e a minha mulher decidiu salvar. Olhem que passou lá umas duas horas a tirar erva e a chegar terra! Uma valente. Acabei por meter rega outra vez e agora vamos ver o resultado. Tirei umas 5 ou 6 mais secas, deu isto desta caixa. Acho que vai valer a pena tê-las salvado 😉
      IMG_20241019_114330_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241019090615_copy_2040x1148.jpg
  11.  # 15

Não tive ainda oportunidade de abordar o assunto Princesa Amandine... Deve ser da vergonha! Ainda lá deixei uma ou duas que devem ter qualquer coisa, mas o que se vê é mais ou menos o resultado dos cerca de 40 euros investidos! 😂Hilariante mesmo!

Mas em março vou experimentar outra vez.
      IMG_20241021_104034.jpg
  12.  # 16

Só deu isso? Estou a pegar a má sorte, é melhor manter-me longe deste tópico :-(
    • fpc
    • 21 outubro 2024

# 17

A sina do agricultor: A despesa está sempre garantida, quanto ao lucro...
  13.  # 18

Colocado por: pcspinheiroSó deu isso? Estou a pegar a má sorte, é melhor manter-me longe deste tópico :-(

Não é preciso que a culpa não é sua!
    Foi uma experiência e o objetivo era também tirar conclusões. A única batateira que tirei boa até deu muito bem (umas 4 ou 5 grandes). E batateira boa é aquela que ganha rama viçosa e aguenta o ciclo sem secar. O problema é que apenas uma, sim, uma dos 8 kg que plantei fez isso. Tudo o resto ou cresceu pouco e deu batata minúscula ou secou quando tinha menos de um palmo de altura.
    Fiz este boneco para se perceber melhor o desastre. Dos 6 regos (8 kg) tive uma batateira boa mais ou menos no local assinalado!

Passado 1 mês replantei metade com Alouette (ainda não tirei mas desconfio que estejam boas - na verdade desconfio que estejam mesmo muito boas) e da outra metade onde meti, novamente, Princesa Amandine há umas 5 ou 6 que levam boa pinta. É esperar. Nem lhes dou muita atenção, estão cheias de erva mas que se amanhem se quiserem. Um pouquinho de desprezo não faz mal.
      IMG20240727105537_copy_2000x900.jpg
  14.  # 19

É um prazer que não tem explicação...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
      IMG20241026141754_copy_1148x2040.jpg
      IMG20241026141353_copy_2040x1148.jpg
      IMG20241026141807_copy_1148x2040.jpg
  15.  # 20

1a foto. Gostava de deixar a batata mais umas duas semanas na terra. Para a pele ganhar firmeza e perder a textura crua ao cortar. Só que estão sempre a aparecer algumas como esta em primeiro plano, comida dos ratos. E é uma dor de alma de visão! De maneira que opto por as deixar amadurecer guardadas nas caixas.

2a foto. Minhocas. Tantas, gordas e grandes! Adoro-as como qualquer hortelão adora. Tenho medo de as magoar com a pá ou com as galochas, fazemos um buraquinho longe e os garotos, e a mãe, levam-nas para lá juntamente com uma batata velha.

3a foto. 50 kg redondos de Laura para hoje. A juntar ao mesmo peso da semana passada - e mais uma cx ou duas que ainda ficou na terra -, já começa a ser uma colheita decente de onde cheguei a não esperar nada!
      IMG20241026142906_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241026150507_copy_1377x2448.jpg
      IMG20241026164722_copy_2448x1377.jpg

0.0345 seg. NEW