Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Só quero poder criar a minha criança como você está a criar os seus..

Os meus mais sinceros parabéns ..
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2.  # 2

Colocado por: Bragas VSó quero poder criar a minha criança como você está a criar os seus..

Os meus mais sinceros parabéns ..

Obrigado. Sabe sempre bem ler umas palavras de incentivo.
    Ter espaço ajuda bastante, mas é muito à base de não lhes dar entretenimento fácil. Têm de estar sempre a inventar maneiras de ocupar o tempo. Nem sempre muito limpas e nem sempre muito seguras, mas é ter fé no ditado que diz que ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo.
    Concordam com este comentário: Bragas V, Vítor Magalhães, bluthunder82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  3.  # 3

CdH,
    Espero que o batatal ainda dê mais por causa da água! Seja nestas ou nas próximas, tenho esperança que a água ajude a terra e à produção!

E haja imunidade ao frio. As crianças são mesmo rijas e as suas ainda hão-de ficar com mais resistências. E claro, muitos parabéns pela piscina! Esperemos que os seus filhos não fiquem com ideias e daqui a pouco tem que estar a fazer um lago (e a comprar uma pá para o trator, para o escavar eheh).
  4.  # 4

Colocado por: tgferreiraenho esperança que a água ajude a terra e à produção

Vamos ver, estou entusiasmado com a hipótese de tirar dali batata boa e conformado se estiver tudo podre. Quero é que chegue sexta para ver se há sinais num sentido ou outro.
  5.  # 5

Pronto, já estou mais descansado... :-P
      Sem Título_governo.jpg
  6.  # 6

Nada de nada. Nem uma se safou!
    Fico triste. Fico triste a sério. O que mais custa é ter usado aqui a melhor semente, na melhor altura, na altura que garante a melhor produção. Tenho outros 25 kg de Laura e amanhã vou buscar mais 25 de Alouette, mas a batata já vai estar murcha e muito grelada. Vai dar, mas não a mesma coisa.

E para agravar a tristeza e desânimo, é que não tenho onde plantar a nova semente! Não posso meter o trator em lado nenhum e não vou preparar tanto espaço de motoenxada. Portanto, são 2 meses e tal de atraso na principal colheita do ano!
      IMG_20250328_214342_copy_3264x1836.jpg
      IMG_20250328_214353_copy_3264x1836.jpg
      IMG_20250328_214326_copy_4080x2296.jpg
  7.  # 7

Vida de agricultor também é isto.

Esse terreno está completamente saturado com água. É o mais baixo das redondezas? Não tem nenhuma vala para onde drenar nas extremas?
    Quando os meus pais compraram um terreno que cultivamos durante muitos anos, logo nos primeiros anos, fez-se umas valas fundas onde se deitou cacos de tijolo para criar um sistema de drenagem em direção a uma vala que corre no fundo do terreno.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  8.  # 8

Colocado por: Casa da HortaNada de nada. Nem uma se safou!
    Fico triste. Fico triste a sério. O que mais custa é ter usado aqui a melhor semente, na melhor altura, na altura que garante a melhor produção. Tenho outros 25 kg de Laura e amanhã vou buscar mais 25 de Alouette, mas a batata já vai estar murcha e muito grelada. Vai dar, mas não a mesma coisa.

E para agravar a tristeza e desânimo, é que não tenho onde plantar a nova semente! Não posso meter o trator em lado nenhum e não vou preparar tanto espaço de motoenxada. Portanto, são 2 meses e tal de atraso na principal colheita do ano!
      IMG_20250328_214342_copy_3264x1836.jpg
      IMG_20250328_214353_copy_3264x1836.jpg
      IMG_20250328_214326_copy_4080x2296.jpg
    se queres um conselho e isso está perdido , arranja um Riper e começa a rasgar isso para sumir água e arar , com a charrua vai virando normalmente para o mesmo lado de forma a inclinar o terreno para evitar futuras lagoas , uma motobomba não sei até que ponto é boa a não ser que abras uma cova para dar caudal de água e compra uma para águas sujas , Riper fundo charrua e coloca batata tornado , é boa para cozer muito saborosa , frita não é mau mas não é uma yona , mas faz-se rápido as últimas que tive 2 meses e 15 dias estavam prontas ...
  9.  # 9

Aquela que viste é tornado foi semeada no dia 4 de Março dia de carnaval , já semeamos a maior parte no dia 22 passado mas ainda não brotou , a terra tinha levado o tremoço com fava para enterrar foi fresada de leve para cozer , levou um riper caseiro 50cm que as chuvas estavam em abundância por cá arejou e ajudou a secar bem a terra de modos a meter a charrua levou esterco de galinha que não tinha madeira para uma boa cama e foi fresada de leve no dia de semear voltou a ser fresada sempre na rotação mínima das facas da fresa para não alisar muito a terra , resultado um terreno muito arável e fofo para as novas batatas , óbvio que levou ureia da boa na sementeira para não se notar tanto a falta de nitrogênio devido á falta de tempo da cozedura de tudo o que levou ... É como diz o antigo o rapaz cria-se é cá fora !!! 😂 Eu aconselho-te a tornado porque ela realmente é resistente ou melhor mais persistente para o nosso clima e a maturação é top quanto menos tempo levar na terra mais sorte temos nos azares que podem acontecer . Abraço e partilho a tua dor !
  10.  # 10

Colocado por: rjmsilvaÉ o mais baixo das redondezas? Não tem nenhuma vala para onde drenar nas extremas?

Aqui é tudo plano, mas esta zona deve ter uma ligeira inclinação e acumula precisamente onde tinha a batata. Não dá para canalizar para a vala que passa aqui perto, tenho 2 terrenos de vizinhos e uma estrada no meio.

Colocado por: rafaelisidorose queres um conselho e isso está perdido , arranja um Riper e começa a rasgar isso para sumir água e ara

Até podia arranjar o riper, mas se eu com 70 kg me enterro lá, como posso pensar em meter lá as duas toneladas do trator?! 🤔

Se encontrasse Tornado por aqui à venda, ao tempo que a tinha experimentado! O mesmo com a Yona 😉

Obrigado aos 2 pelo apoio. Amanhã já vou estar em modo de resolver e hei-de encontrar solução para plantar a nova e esquecer este infortúnio 💪
  11.  # 11

Colocado por: Casa da HortaObrigado aos 2 pelo apoio. Amanhã já vou estar em modo de resolver e hei-de encontrar solução para plantar a nova e esquecer este infortúnio 💪

Tá na hora, bora lá que já é de dia há quase 2
    Horas...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 12

Voltando ao lote das estufas, acabei de tirar a da branca. O rego que faltava (já sabia que tinha menos) deu só 4 kg mas uma batatinha bonita e saudável. A juntar aos 43 que tirei no fds passado, não chega à meia centena de quilos (de 5 plantados) que esperava mas não ficou longe. Foto 1.

Quem vai ficar a léguas é a estufa verde. Até apostava mais nesta, vejam lá! Arranquei o primeiro rego e a miséria está à vista: mais pequena e com ar doente. Muitas já totalmente podres ou a caminho, aproveitei estes 4,5 kg mas vamos ver o sabor... Foto 2.

Estas pintas brancas nunca me aconteceram. Só posso atribuir ao excesso de água, talvez um primeiro sinal de apodrecimento... Foto 3.
      IMG_20250329_080205_copy_2448x1377.jpg
      IMG20250329075953_copy_1377x2448.jpg
      IMG20250329082119_copy_1377x2448.jpg
  13.  # 13

Que triste, Casa... :-(

Essas pintas brancas parecem as chamadas lenticelas, acontece por deficiências em trocas gasosas, precisamente por excesso de água. Não deve ter mal nenhum comer, mas não acredito que guardem muito tempo...
  14.  # 14

Colocado por: pcspinheiroQue triste, Casa... :-(

Essas pintas brancas parecem as chamadas lenticelas, acontece por deficiências em trocas gasosas, precisamente por excesso de água. Não deve ter mal nenhum comer, mas não acredito que guardem muito tempo...
    isso cá é bolor mesmo , sai lavado mas tem que secar bem e ser comida rápida como dizes .
  15.  # 15

Colocado por: NTORION
    Tá na hora, bora lá que já é de dia há quase 2
    Horas...
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Olha, só agora vi o teu comentário! Acertaste em cheio na hora! 😂

Sim, deve ser uma espécie de fungo. Não passa para a batata (por enquanto) e o sabor é bom. A estufa verde deu 29 kg... Muito pouco, mas é o que temos.

Vou tirar as duas estufas (a verde já dei ao vizinho que ficou todo contente) e ponderar se instalo a de policarbonato ou não. Só me interessa para ter batata cedo, mas o que aconteceu este ano tira-me a vontade... Não sei, mais tarde decido.
  16.  # 16

Fui à loja buscar a Alouette que tinha encomendado, mas agradou-me mais a Laura e foi a que trouxe. Tenho então agora 50 kg de Laura nova para plantar.

Não descansei enquanto não consegui um espaço que desse para trabalhar. Precisava de uma espécie de terapia para a tristeza, e também não era preciso grande psicólogo. Meter umas batatinhas na terra é a minha melhor psicologia.

Depois de almoço cortei a erva, estrumei, fresei, abri os regos e plantei 6 kg neste sítio. Queria ter tirado as cebolas para ganhar mais espaço, mas a mulher não deixou. Só vou cobri-las amanhã antes de ir embora, assim a terra seca mais um pouco. A semente está incrivelmente boa ainda, não a esperava tão viçosa.
      IMG_20250329_215532_copy_2448x1377.jpg
      IMG_20250329_215517_copy_2448x1377.jpg
      IMG_20250329_215803_copy_2448x1377.jpg
  17.  # 17

Relatório 2025

Compras
    14/12/2024 - Alouette 10 kg (€16,93)
    17/01/2025 - Laura 25 kg (€37)
    25/01/2025 - Laura 25 kg (€37)
    25/01/2025 - Alouette 25 Kg (€39,90)
    29/03/2025 - Laura 25 kg (€37)

Plantação
    20/12/2024 (estufa 8) - 5 kg alouette
    21/12/2024 (estufa 6) - 5 kg alouette
    22/2/2025 Alouette 25 kg - perdida
    23/2/2025 Laura 25 kg - perdida
    29/3/2025 Laura 6 kg - junto às cebolas

Colheita
    23/03/25 - 47 kg estufa branca
    29/03025 - 29 kg estufa verde

Vendas
    30/03 - 4 sacos 5 kg - €40
  18.  # 18

Colocado por: Casa da Horta22/2/2025 Alouette 25 kg - perdida
    23/2/2025 Laura 25 kg - perdida

Ser agricultor é isto...

Hoje fui apanhar as favas, parece que andaram lá javalis (mas foi apenas o vento), metade está arrancada a outra metade está sem folhas/seca, deu dois saquitos que vai dar para umas guisadas e uma sopa e está feito o ano.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  19.  # 19

Lamento imenso as vossas perdas. Por aqui, as cebolas que tinha plantado, sumiram quase todas. Não sei se pela chuva, se pela falta de jeito. Este ano está difícil!
  20.  # 20

Favas por aqui acho que não me posso queixar, está é tudo no chão com o vento da tempestade. Já as cebolas que estavam tão bonitas e fortes estão uma miséria, todas amarelas e sem grande cabeça...

0.0512 seg. NEW