Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Terminei de plantar a princesa amandine. 15 kg no total, 8 regos. Já vão nascidas as de dia 12 e até bem bonitas 🤞

É esperar para ver. É mais uma tentativa. Gostava de arranjar uma variedade branca que gostasse mesmo. A ágria não convence, a Picasso não me sabe bem e a Ágata não é fácil ver à venda.
      IMG20250426182147_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250425191848_copy_1288x2856.jpg
  2.  # 2

Eh pá, este ano o meu colega está ausente e vou dar outra hipótese às batatas no terreno de cima. Mais seco e menos bicharada.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  3.  # 3

Colocado por: pcspinheiroEh pá, este ano o meu colega está ausente e vou dar outra hipótese às batatas no terreno de cima. Mais seco e menos bicharada.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Como é obvio, acho que faz muito bem ;-)
    Tem nas princesa Amandine uma boa sugestão e que se vende em todo o lado. E há umas semanas reparei que o PD tinha uns sacos de 4 kg de batata nacional, vermelha (penso que Mozart mas não tenho certeza), produzida entre a Lezíria e Alentejo e comercializada por empresa de Pegões (salvo erro). E o mais importante, com rigorosos testes independentes para manter os pesticidas controlados. Se não pudesse cultivar as minhas era destas que comprava sempre.
  4.  # 4

Ontem fiz uma coisa com a qual não concordo e que depressa vos desaconselhava a fazer! Então, andava a mexer nas caixas e vi estas poucas Amandine, com uns grelos espetaculares como se vê. Do que me lembrei? Olha, vão já para as falhas do lote das cebolas. Onde várias apodreceram por causa da, grande novidade, chuva excessiva! Apesar de este local nunca ter alagado, estava tão saturado de água que uns pinguinhos de chuva bastaram para fazer poças onde o abre regos afundou mais (coisas feitas à pressa é o que dá).

Portanto, temos um local preparado com rega e com imensas falhas. Dá muita vontade de replantar, não dá? Dá.

Vantagens do erro que fiz:
    - a laura tem 1 mês, por isso só daria para preencher as faltas com branca. Como o ciclo destas é em média 15 dias inferior, é exequível arrancá-las ao mesmo tempo jogando com uma semana a mais ou a menos.

Qual o erro?
    - a branca não é semente nova e vai encher-se de míldio. Até a Laura vai apanhar mas conto que seja já por volta dos 2 meses e pico. Portanto, arrisco a perder tudo porque o fungo das velhas vai destruir também as novas! É um risco. A ver vamos.
      IMG20250427143913.jpg
      IMG20250427143817.jpg
  5.  # 5

Lote das cebolas
    29/3 Laura 6 kg (corte fresco)
    27/4 - replantadas falhas com Amandine minha de final de 2024 (inteiras)
    Rega: 15 min/dia
    Pulverizações:
    13/4 - leite + bicarbonato
    19/4 - leite + bicarbonato
    26/4 - calda bordalesa

Lote dos citrinos
    6/4 Laura 18 kg (corte sarado 24 horas)
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa

Lote da antiga mandala
    10/4 Laura 25 kg (corte com menos de 10 horas)
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa

Lote da nespereira
    12/4 Amandine 9 kg (4 regos dta de frente à nespereira)
    26/4 Amandine 6 kg (4 regos esq de frente à nespereira)
    Pulverizações: 0
  6.  # 6

Lote dos citrinos
    Plantação: 6/4 Laura 18 kg
      IMG20250504112000.jpg
      IMG20250504112107.jpg
  7.  # 7

Lote das cebolas
    29/3 Laura 6 kg
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa
    próximas:
    17/5 - PK 13-14 2ml/l (40 dias após nascer)

Lote dos citrinos
    6/4 Laura 18 kg
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa
    próximas:
    17/5 - PK 13-14 2ml/l (30 dias após nascer)

Lote da antiga mandala
    10/4 Laura 25 kg
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa
    próximas:
    31/5 - PK 13-14 2ml/l (41 dias após nascer)

Lote da nespereira
    Pulverizações: (4 regos de 12/4)
    próximas:
    31/5 - PK 13-14 2ml/l (35 dias após nascer)
    No próximo fds vou dar novamente bordalesa em todas. Está complicada a luta contra o míldio. Já vi uma folha ou outra com fungo e como têm mais ou menos 1 mês fiquei bastante preocupado... Se depois de perder 50 kg de semente pela inundação agora ficar sem outro tanto para o míldio, tenho de repensar se vale a pena plantar fora do tempo quente!
  8.  # 8

Colocado por: Casa da HortaLote das cebolas
    29/3 Laura 6 kg
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa
    próximas:
    17/5 - PK 13-14 2ml/l (40 dias após nascer)

Lote dos citrinos
    6/4 Laura 18 kg
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa
    próximas:
    17/5 - PK 13-14 2ml/l (30 dias após nascer)

Lote da antiga mandala
    10/4 Laura 25 kg
    Pulverizações:
    26/4 - calda bordalesa
    próximas:
    31/5 - PK 13-14 2ml/l (41 dias após nascer)

Lote da nespereira
    Pulverizações: (4 regos de 12/4)
    próximas:
    31/5 - PK 13-14 2ml/l (35 dias após nascer)
    No próximo fds vou dar novamente bordalesa em todas. Está complicada a luta contra o míldio. Já vi uma folha ou outra com fungo e como têm mais ou menos 1 mês fiquei bastante preocupado... Se depois de perder 50 kg de semente pela inundação agora ficar sem outro tanto para o míldio, tenho de repensar se vale a pena plantar fora do tempo quente!

eu só meto calda bordalesa uma ou outra vez e está a andar, as minhas já têm mais de 2 meses, já aparecem uns sinais de míldio mas este tempo não ajuda

quanto às cebolas ainda tirei no outro dia uns 200, é só semear e tirar ervas, nada de produtos e dá sempre 😅

só não tenho jeito para alfaçes...
  9.  # 9

Nabos so na assembleia da republica
  10.  # 10

Aos já super entendidos, isto está pronto a ir para a terra daqui a uns dias? Estiveram a grelar num local com bastante luz e não estão a fazer aqueles grelos grandes... Até parece que já estão a fazer folhinhas...
      IMG_20250507_074348.jpg
  11.  # 11

Assim já dá.
  12.  # 12

Colocado por: jg231eu só meto calda bordalesa uma ou outra vez e está a andar, as minhas já têm mais de 2 meses, já aparecem uns sinais de míldio

Gosto bastante de saber que há mais pessoas a não carregarem a batata com milraz ou semelhante ;-)
    Míldio aos 2 meses e tal já pouco afeta, então se for branca até ajuda a secar a rama!

Colocado por: jg231é só semear e tirar ervas, nada de produtos

Mais um like muito ;-)

Colocado por: jg231só não tenho jeito para alfaçes...

Pois não consigo enumerar nada mais fácil e garantido :-D é mesmo meter uns pés na terra, regar, tirar erva e colher. Estamos na melhor altura para plantar alfaces, com as temperaturas ideais, desenvolvem o suficiente para não ficar duras e não espigam em 3 ou 4 semanas.

Colocado por: pcspinheiroisto está pronto a ir para a terra daqui a uns dias?

Está perfeita. Qual é a variedade?
  13.  # 13

Colocado por: Casa da HortaEstá perfeita. Qual é a variedade?

Boa, vou ver se nos próximos dias preparo um bocado de terreno que andei a limpar.
    A variedade é... vermelha... Não guardei o saco nem anotei. Pode ser que ainda haja na loja onde comprei. Estou algo convencido que é Mozart.
  14.  # 14

Colocado por: pcspinheiro

Boa, vou ver se nos próximos dias preparo um bocado de terreno que andei a limpar.
    A variedade é... vermelha... Não guardei o saco nem anotei. Pode ser que ainda haja na loja onde comprei. Estou algo convencido que é Mozart.

Esqueça a minha pergunta, não é importante. Espero é que tenha sucesso, que seja desta 🤞
  15.  # 15

Vamos ver, obrigado! Amanhã de manhã vou ver se me levanto cedo e vou lá "arranhar" dois regos na terra e plantar as batatas. Se a meteorologia permitir. Tenho outras de variedade... branca 🤷🏼 que tem rebentos ainda mais bonitos que os da vermelha da foto.
  16.  # 16

Colocado por: Casa da HortaÁgata não é fácil ver à venda.

Acho que um dos sacos que comprei era Ágata, mas também acho que foram as que não grelaram de todo... É uma batata mais miúda e alongada? Ou é maior e arredondada? Comprei duas diferentes no Intermarché e uma era certamente Ágata.

Agora que fiquei curioso sou capaz de lá passar para confirmar. Fica-me no caminho.

Edit: pelas fotos que encontrei parece ser Ágata:
      Compress_20250507_223034_4274.jpg
  17.  # 17

Colocado por: pcspinheiroÉ uma batata mais miúda e alongada? Ou é maior e arredondada?

O formato acho que depende do tamanho, mas não tenho bem a noção do da Ágata porque já não a vejo há algum tempo.
    Essa da foto também está no ponto para ir para a terra, sendo Ágata ou Rebeca :-P
  18.  # 18

Pois, não me lembro mas acho que as brancas são Ágata. Já estão todas na terra, dois regos de cada. Mas ainda há muita terra vazia, tenho que encontrar mais batata já a grelar e depressa 😅
  19.  # 19

Hoje confirmei que as mais alongadas são Ágata. Havia em sacos de 5kg no Intermarché que foi o que comprei. Mas devem ter sido tratadas para não grelar... Tem lá outras em sacos de 10kg por 5.99€, não me lembro da variedade. Vou comprar 1 saco nem que seja "só" para comer.
  20.  # 20

Veja lá Pinheiro não apanhe o vício... 😛
    Um dos lotes está com tanta falha que amanhã vai levar estas. São Laura e como vêm do meu pai não sei se são de 2o ano ou 3o, mas vão na mesma.

Estou desiludido com a campanha deste ano! Muitas falhas e já dá para perceber que não vão dar bem. É o que é.
      IMG20250509221202_copy_3672x1656.jpg

0.0533 seg. NEW