Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Atualização da erva, perdão, da batata.
    Este é o lote maior e o que está pior! Muitas falhas, muita erva, mais míldio, mais pequenas e uma ou outra já condenada. Nada que me espante neste local, uma vez que já aqui tive batata há 2 anos e o que tirei foi miúda e furada das formigas.

Vem muito daí a desilusão com este ano... Vi-me obrigado e plantar (para não perder a semente) em sítios que sei que não dá nada de jeito, porque a zona boa esteve debaixo de água até à semana passada. Siga, alguma coisa há-de dar. Vale pelas joaninhas.

Aqui as fotos nada têm a ver com as do Rafael... Há erva com fartura e faltam braços para a arrancar. Até podia passar a motoenxada nos espaços maiores e fazia logo outra figura, mas não quero mexer aquela terra. Quero que fique dura para dar tração quando for hora de tirar batata. Lá para 7 ou 8 de julho.
      IMG20250511113044.jpg
      IMG20250511105425.jpg
      IMG20250511113151.jpg
  2.  # 2

As Princesa Amandine estão assim. Num rego nascem todas, no outro ao lado nascem 5! Estou paticamente decidido a desistir desta variedade.

Nos 4 regos que ainda não nasceram (plantadas mais tarde) já anda a minha mulher a plantar alface e tomate da indústria. Já desisti deles. Ah, nos últimos sacos que comprei a indicação da origem da batata já é França! Barrete!
      IMG20250511112255.jpg
      IMG20250511112335.jpg
  3.  # 3

Horta, se quiser plantar batatas tem que vir para a Bairrada.
      Screenshot_2025-05-13-07-10-35-840_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  4.  # 4

Lol
    Não posso porque passava a vida no Pedro dos leitões e o colesterol disparava!

Mas o que não falta aqui na lezíria são batatais assim, bastava dar às minhas os adubos e as curas que essas já terão levado...
    O desafio é cultivar batata diferente da que se vende em todo o lado. A 60 cêntimos o kg, só um pateta se daria ao esforço e trabalho a que me tenho sujeitado.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
  5.  # 5

Colocado por: rjmsilvaHorta, se quiser plantar batatas tem que vir para a Bairrada.
      Screenshot_2025-05-13-07-10-35-840_com.google.android.apps.photos-edit.jpg

Mas na Bairrada teria que aplicar calda bordalesa dia sim, dia não :-(
  6.  # 6

Este ano o tempo não tem ajudado nada, é certo, mas desconfio que tenho os tomateiros todos contaminados em parte porque alguém plantou meia dúzia de batatas lá mesmo ao lado e estão todas a secar com míldio...
  7.  # 7

Colocado por: pcspinheiroEste ano o tempo não tem ajudado nada, é certo, mas desconfio que tenho os tomateiros todos contaminados em parte porque alguém plantou meia dúzia de batatas lá mesmo ao lado e estão todas a secar com míldio...
    o tomateiro é muito suscetível a doenças que em pouco tempo destrói uma plantação toda , basta um dia de cinzeiro ( calor com neblina ) e nada escapa ...
  8.  # 8

Colocado por: lmcaet
    Mas na Bairrada teria que aplicar calda bordalesa dia sim, dia não :-(

Não vejo ninguém a fazer isso. Mas não digo que não apliquem nada, passo o dia todo fora.
  9.  # 9

acabei de passar agora por um batatal, batatas perfeitas, gostava de saber como o conseguiram, vê-sse que tem calda bordalesa, não tem um pingo de míldio
  10.  # 10

Colocado por: jg231gostava de saber como o conseguiram

Milraz, ridomil, Carial, etc...
    A calda bordalesa sozinha é inútil quando as condições são severas e quando a plantação é feita usando batata que não é semente original. Ainda assim, uso a bordalesa porque vou notando que dá alguma saúde à batateira e até depois à batata.

Amanhã é uma espécie de dia D para as minhas. Vou curioso por ver o que me espera. Se o míldio alastrou ao ponto de ter todas as batateiras já com doença, nos 4 lotes que tenho plantados, e já não se limita a uma folha ou outra, então é para esquecer... Vai tudo apodrecer antes de fazerem 2 meses, o que significa a perda total de outros 50 kg de semente! Nem quero pensar nisso.
  11.  # 11

Colocado por: Casa da Horta

Será?

Porque usariam isso para um saco de batatas caseiro, para isso mais vale comprar
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 12

Colocado por: Casa da Horta
    Amanhã é uma espécie de dia D para as minhas. Vou curioso por ver o que me espera. Se o míldio alastrou ao ponto de ter todas as batateiras já com doença, nos 4 lotes que tenho plantados, e já não se limita a uma folha ou outra, então é para esquecer... Vai tudo apodrecer antes de fazerem 2 meses, o que significa a perda total de outros 50 kg de semente! Nem quero pensar nisso.

O 1º saco que plantei está a uma semana de fazer 3 meses, mas não está grande coisa, umas estão melhorzinhas, outras não cresceram muito e estão cheias de míldio, também esteve chuva até ontem, não houve sol, a ver vamos...
  13.  # 13

O míldio este ano vai ser um problema... os meus tomateiros que o digam :-(
    O ano passado plantei a meados de Março e tve os primeiros tomates ainda em Junho. Este ano vamos ver. Vou certamente perder várias plantas que tem manches pretas no caule. Ume delas acabou per secar daí para cima e estou à espera do pior nas outras. Está mesmo um tempo miserável, propício a doenças. Tem estado frio e chuvoso, depois só frio e agora vai para quase 30º e volta a descer (provavelmente com chuva outra vez). Não está fácil...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  14.  # 14

Colocado por: jg231O 1º saco que plantei está a uma semana de fazer 3 meses

Já vão dar alguma coisa e mais saudáveis que as de compra ;-)
    Não sei de onde é, mas as pequenas pode deixar a grelar e plantá-las ali pela 2ª quinzena de agosto...
  15.  # 15

Se ignorarmos a erva à volta e pensarmos que fizeram 1 mês há 4 dias, até que não estão más de todo... O míldio não evoluiu muito, pode ser... Pode ser 🤞
      IMG20250516101627_copy_2856x1288.jpg
      IMG20250516101553_copy_1288x2856.jpg

0.0451 seg. NEW