Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Passei a tarde a montar rega nas batatas. Estava convicto que a humidade da noite era suficiente, mas já não chega. Levaram uma boa molhadela e ficam à espera para ver o que vem aí de chuva na terça. Como vou estar por cá dá para gerir.

Também dei hoje pk 13/14 pela primeira vez. Domingo ou segunda dou o novo fungicida bio para o míldio. Os 2 regos das urtigas estão um espetáculo 👌🏻
  2.  # 2

O que são os Regos das urtigas?
  3.  # 3

Colocado por: taunusO que são os Regos das urtigas?

Costumo dar nome a cada lote de batata que planto. Não só pela graça mas também para os distinguir uns dos outros. Este ano só plantei em 3 sítios diferentes, se calhar não era preciso 😊

Lote das urtigas por ser o único sítio no terreno onde as tenho. E a propósito, é sempre terra muito fértil 😉
  4.  # 4

Ontem à tardinha, fui buscar umas Laura para o jantar e vi algumas a começar a grelar. Hoje de manhã, estava a preparar o borrego e olhei pela janela para aquele sítio ao lado dos 2 regos das urtigas... Pensei: será que se davam ali bem as Laura greladas? 🤔

O vício da batata é tramado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
      IMG20260405165837_copy_2856x1288.jpg
      IMG20260405165809_copy_1288x2856.jpg
  5.  # 5

Isso é que é falar, eu ando a olhar para as minhas batatas e para a terra preparada..... uma nova paixão?
    :)
  6.  # 6

Colocado por: Martins_Paredesuma nova paixão?

Espero que sim ;-)
    A batata é uma cultura apaixonante, excitante. A expectativa de saber como está o desenvolvimento debaixo da terra dá imenso entusiasmo. São 3 meses de espera mas depois aquele dia... Meter a pá e levantar a primeira batateira é uma emoção. Às vezes muito boa, outras só boa. Além de saber que comemos batata sem pesticidas e saborosa, porque é criada sem pressas ou hormonas.

Desde que me tornei agricultor de fds, já me cansei e desisti de algumas culturas (pimento, curgette, pepino, alface, ervas aromáticas, batata doce, tantas...), mas não me farto de plantar batata! Dá trabalho, é verdade, mas custa-me menos fazê-lo que plantar coentros, por exemplo.
  7.  # 7

Tanta conversa com o desistir da batata doce... Treta, foi só ver um molhinho à venda!
    Concordam com este comentário: Martins_Paredes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
      IMG-20260406-WA0006_copy_1728x3072.jpg
  8.  # 8

Ora aí está......o vicio....
  9.  # 9

Lote das urtigas. Fazem amanhã 2 meses e levaram hoje, pela 2a e última vez, o pk 13-14.

Vão bonitas. Até duas que o vento tinha partido, estão a aguentar-se!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
      IMG20260417193436_copy_1288x2856.jpg
  10.  # 10

Lote dos 74 passos. Têm apenas menos 4 dias que as das urtigas, mas estão mais pequenas e menos desenvolvidas. A não ser mais para o fundo do rego, onde devem ter apanhado uma zona mais fértil. E este era o propósito de fazer duas linhas tão longas, perceber os locais melhores para horta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beira Interior Power
      IMG20260417193503_copy_1380x3060.jpg
  11.  # 11

Vou partilhar as minhas batatas,plantadas a 7 de março, olho de perdiz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, Beira Interior Power
      Screenshot_2026-04-18-13-49-10-822_com.miui.gallery-edit.jpg
  12.  # 12

Colocado por: joaomgfVou partilhar as minhas batatas,plantadas a 7 de março, olho de perdiz.

Lindas. Grande trabalheira, mas muito bem.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  13.  # 13

O plantar nem dá muito trabalho, o que dá mais trabalho é apanhar. Esta foto tirei depois de plantar mais 13 regos ao lado destas, demorei um hora para o fazer.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  14.  # 14

Colocado por: joaomgfO plantar nem dá muito trabalho, o que dá mais trabalho é apanhar. Esta foto tirei depois de plantar mais 13 regos ao lado destas, demorei um hora para o fazer.
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Concordo na íntegra. Arrancá-las é mais demorado e cansativo que fazer a plantação. Então se forem miúdas é um desespero! Já quando são grandes e perfeitas, o trabalho faz-se com outro ânimo. As duas vezes que plantei olho de perdiz tirei batatas enormes, foi um regalo. Pode ser que as suas estejam valentes 🤞
  15.  # 15

Costumam ser grandes, só no ano anterior é que foi uma miséria, não deu para o trabalho.
  16.  # 16

Esqueci-me de trazer batatas e fui ao Lidl comprar um saquinho para esta semana. Comprei Amandine, que já foi muito boa e portuguesa, mas olhei para o lado e estava lá a Ágata com uns grelos irresistíveis!

Isto não se faz a um viciado! Vieram também e sexta ou sábado vão para a terra. A Ágata é das brancas de melhor sabor que conheci, só perdendo para a Amandine quando é boa e portuguesa.
      IMG20260427174558_copy_1840x4080.jpg
      IMG20260427174551_copy_1840x4080.jpg
  17.  # 17

Colocado por: Casa da HortaEsqueci-me de trazer batatas e fui ao Lidl comprar um saquinho para esta semana. Comprei Amandine, que já foi muito boa e portuguesa, mas olhei para o lado e estava lá a Ágata com uns grelos irresistíveis!

Isto não se faz a um viciado! Vieram também e sexta ou sábado vão para a terra. A Ágata é das brancas de melhor sabor que conheci, só perdendo para a Amandine quando é boa e portuguesa.
      IMG20260427174558_copy_1840x4080.jpg
      IMG20260427174551_copy_1840x4080.jpg

já há batatas novas?

ainda estou capaz de ir lá e experimentar essa ágata (para semear) 😅
  18.  # 18

Colocado por: jg231já há batatas novas?

Para comer sim :-P
    Para semente não, mas podem ser usadas para plantar que também dão bem.

Colocado por: jg231ainda estou capaz de ir lá e experimentar essa ágata (para semear)

Faz bem. A forma correta para a batata é plantar, por mais argumentos que possam vir das intermináveis discussões nos grupos do FB sobre a matéria. Aqui, no diário da batata, todos os credos são bem vindos e não há discussões. Queremos é ver batatas na terra e depois batateiras saudáveis. E para isso a maneira de escrever pouco importa.
  19.  # 19

A 25 Julho de 2025 escrevia...

Colocado por: Casa da HortaDa minha recente visita à Madeira não trouxe imans, trouxe isto que apanhei do chão de um batatal em Santana.

É a semente que algumas batateiras dão. Não sei a variedade, não sei se é branca ou vermelha, não sei se é boa ou como sabe, mas vou tentar germiná-la.

IMG_20250725_104830.jpg

O que trouxe da Madeira são as bolinhas. As sementes germinaram e estão a crescer. Agora temos de perceber como fazer a seguir. Da única vez que plantei neste sistema, quando foram para a terra cresceram bem e iam bonitas, mas depois apanharam as chuvas de outubro e o míldio secou tudo em menos de 1 semana. Vamos ver como corre com estas.
      1777356358466.jpg
      IMG_20250725_104830.jpg
  20.  # 20

Tirei 3 batateiras mais secas, partidas pelo vento. Ainda não estão totalmente curadas mas já dá para provar. A típica Laura, 2 ou 3 de bom tamanho e 7 ou 8 pequenas. Estão boas, vai haver muita batata, falta ver o sabor.
      IMG20260510182041_copy_4080x1840.jpg

0.0803 seg. NEW