Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bragas V

Certo.. mas as soluções encontradas pelos políticos para fazer face aos problemas de habitação são de bradar aos céus..

Bastava que baixassem (coisa que se visse) os impostos aos senhorios e os imóveis apareciam..

Mas isto já lhes estrava no bolso..

Concordo inteiramente..mas..olhe que com o "bumm" de estrangeiros neste pais, poderia não resultar a baixa de impostos. O problema é a procura gigante de imoveis que leva aos precos a disparar.. fechando a torneira da emigração e os vistos gold e companhia, apertando as entradas neste pais para "turismo" os imóveis baixariam . Mas o estado quer emigração a estes niveis, porque lhe interessa os impostos que vao pagar e encher os cofres à SS
  2.  # 2

Colocado por: Menezes

Quanto à legalidade da "coisa" eu estou cá para resolver e assumir os erros que possam ter sido cometidos. Apenas fiz uma questão relacionada com o "quarto"

https://www.srslegal.pt/xms/files/Comunicacao/SRS_na_Imprensa/2024/2024_03_12_Expresso_Transformacao_Loja_Habitacao_ALR.pdf

Esse artigo está cheio de erros, a legalidade deve ser vista na lei em vigor, aconselho a ler a alínea k do artº 4, e o nº 2 do artº 34 do RJUE

Correção: é a alinea k do ponto 4 do artº 4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Menezes
  3.  # 3

Colocado por: MenezesEstá a ver o copo ao nivel que lhe agrada mais.

Por acaso até não, não me agrada mesmo nada. Mas todos temos visões diferentes sobre tudo, normal. Eu apenas referi que o tópico, pelas questões levantadas, me remeteu para situações que são um fenómeno relativamente recente (pelo menos em escala), e invariavelmente resultam em opções mais ou menos questionáveis (legais e morais) tendo como objetivo o lucro, independentemente de se reunirem efetivamente as condições exigidas. E estou só a generalizar, nem estou a acusar aqui ninguém seja do que for, apenas me refiro ao descontrolo que se verifica em quase todas as cidades.
    É o que é, o mundo muda, novos padrões sociais vão sendo instalados, a lei da oferta e da procura gera uma nova realidade, o mercado funciona para o bem e para o mal.

Colocado por: MenezesSe estiver no lado oposto, faria igual ou deixaria o imovel fechado?
    Nunca faria igual (principalmente igual ao outro caso que mencionei e a tantos outros do mesmo género que se encontram em todo o lado). Existirão outras formas de rentabilizar o imóvel, nem que seja vender e investir em algo mais interessante. E mais uma vez estou a generalizar, nem me estou a referir ao seu em particular.

Colocado por: Menezesnão entendi o "drama"
    Qual drama? Não entendi. Fiz um comentário, apenas. Dramática é a situação que se vê nas nossas cidades. Dramático é eu passar pela zona mais antiga e tradicional da minha cidade, onde vivi quase 40 anos, que era cheia de vida, de caras conhecidas, negócios de família com muitos anos, uma comunidade estabelecida e moldada durante décadas, e em menos de 10 anos ser completamente transformada, totalmente irreconhecível no ambiente, no aspeto, na vida (ou falta dela), até no cheiro acredite-se ou não.
    Tenho pena de ver a cidade assim? Tenho. As novas pessoas que ocuparam o lugar das que existiam são culpadas disso? Claro que não, as pessoas só querem é conseguir viver, e obviamente trazem os seus costumes, transformam o ambiente à sua imagem, naturalmente, como os portugueses também o fazem noutros países onde se instalam em comunidade. Mas isso só aconteceu porque muitas pessoas foram vendo nisso uma oportunidade de negócio, e rapidamente o dinheiro falou mais alto do que qualquer sentido de comunidade, tradição, história... enfim, todos precisamos de dinheiro afinal.
    E antes que alguém sugira que o meu discurso vai no sentido contrário à imigração que se verifica, nada mais errado. Nada contra, e para muitas áreas de trabalho é absolutamente necessário e desejável. O problema nisto tudo, é que precisamos dessas pessoas mas não temos as mínimas condições para as receber. Até porque o nosso problema "interno", dos cidadãos portugueses com a corda no pescoço com a questão da habitação já é por si só uma miséria.

Portanto, até concordo consigo sobre algumas das causas deste problema, e em como essa bola de neve prejudica a todos, tanto aqueles que apenas querem um canto para morar, como os que ambicionam algo melhor e pretendem por exemplo construir, e se deparam com valores insanos. Eu que o diga, que vou começar a construir agora, e pelo valor que terei de pagar, se fosse há 10 anos (ou até menos), faria uma mansão. Mas é o que temos, e a vida não pára.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: marize, Pedro Barradas, André Cordeiro, Eugenia Matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
    • marize
    • 23 agosto 2024 editado

# 4

Colocado por: Menezesquem disse que não é para eu viver? Deduções e julgamentos de valor passa-me ao lado.

Colocado por: MenezesSão 12m2 nao um "muquifo" quem dera a muitas habitacoes terem um quarto com 12m2 :D

As deduções não me passam ao lado, é impossível! Somos humanos e interpretamos segundo a nossa realidade a sugestão que nos está a ser apresentada.

Os juízos de valor acho que já é um pouco diferente, já são provocados pela situação e pela pessoa com que estamos a "lidar".

Não me assustam minimamemte os m2, mas a piada de que vai o Menezes dormir nesse cafofo sim.
    Sabe, é porque é exatamente através do ridículo que nos desacreditamos a nós mesmos! Bastava agradecer a análise gratuita que está a obter e seguir caminho de mão dada com a sua consciência, mas estar a questionar o questionamento óbvio do qual é alvo pela situação que criou, é no mínimo patético!
    Concordam com este comentário: Goose
  4.  # 5

Colocado por: PickaxeEsse artigo está cheio de erros, a legalidade deve ser vista na lei em vigor, aconselho a ler a alínea k do artº 4, e o nº 2 do artº 34 do RJUE

Pode elaborar por favor relativamente aos erros? Obrigado.
  5.  # 6

Caro Menezes....

Quer-me parecer que o que procurou aqui foi que lhe validassem o que o seu "achometro" apurou.

Como não lhe deram os amens começou a esgrimir argumentos, como se fosse a este forum que
    o Menezes tivesse de convencer...

Os regulamentos são para cumprir. O que o Menezes acha ou eu acho, não vem ao caso.

Argumentos de "é preferível estar a cair do que me autorizarem a fazer 50 andares aqui" é o que mais as câmaras ouvem,
    valem zero, e comparo a "o meu vizinho tinha o carro parado a apodrecer por isso é preferível eu o roubar". Mais uma vez,
    o que o Menezes ou eu (em alguns casos até poderia concordar consigo) achamos não é relevante. Regulamentos são para cumprir.

Aproveito e pergunto... a casa de banho cumpre acessibilidades? Ou também é coisa para depois "cá estou eu para assumir os erros"?
    É que mais uma vez, os regulamentos são para cumprir...

Boa sorte na sua empreitada, pois bem precisa...

J.
  6.  # 7

Art 72 do RGEU
  7.  # 8

Ventilação Cruzada
  8.  # 9

Boa tarde. Tenho um estabelecimento comercial é constituído por R/C (área bruta provativa) e piso -1 (classificado como área bruta dependente / arrumos, com entrada independente da loja - parte de trás na rampa de acesso garagens - e sem acesso pela entrada da loja. Ambas as áreas com 34 m2 (total de 68 m2) . Será viável pensar avançar com pedido à Câmara Municipal, após estudo por gabinete de arquitetura? OS 35m2 mínimos de área bruta definidos como mínimo apenas considera a área bruta privativa (34m2)? Ou, neste caso os 68 m2 de área total serão considerados? Obrigado
  9.  # 10

Boa noite .

Arranjei um orçamento de um arquiteto por cerca de 4500€ para alterar a afetação de uma loja para habitação ( T0+1). Piso 0 e -1 com cerca de 30 m2 cada .

O valor está dentro dos valores atuais? Obrigado,
  10.  # 11

quais valores atuais, não há tabelas para isso e varia muito consoante o artista ( arquiteto ou afins) e tambem da complexidade de cada caso, até podia ser mais ou até menos, e verifique se esse valor de honorários comtempla tudo ou seja se estão incluidas as especialidades necessárias ao caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • NLuz
    • 13 novembro 2024

# 12

É um bom preço.
    Mas como já foi dito, veja senão é necessário entregar a especialidade de AVAC e esgotos...
    • jlmfr
    • 13 novembro 2024 editado

# 13

Colocado por: marco1quais valores atuais, não há tabelas para isso e varia muito consoante o artista ( arquiteto ou afins) e tambem da complexidade de cada caso, até podia ser mais ou até menos, e verifique se esse valor de honorários comtempla tudo ou seja se estão incluidas as especialidades necessárias ao caso.

Obrigado.Compreendo. Uma vez que é a 1ª vez que estou a pedir orçamentos, queria apenas tentar ter uma "ordem de grandeza" para este tipo de projetos.A loja tem água, eletricidade, esgotos , etc... Será uma alteração de afetação. O espaço total da fração em PH ( moradias geminadas) é aproximadamente 100 m2, distribuídos pelo R/C + piso -1 ( este último classificado como arrumos na licença de utilização e área dependente ) + lugar de estacionamento na área coumum da garagem (cerca de 30 m2). Aproposta já inclui tudo ( com o pagamento distribído por 3 fases) , desde : reuniões periódicas, levantamento da situação existente, elaboração e pedido de alteração junto da Câmara, memóra justificativa e descritiva, ficha INE ( Q6), plantas, coordenaçõa com restantes especialidades, projetos de especialidade (ITED, térmico, fumos, SCIE,...) plano de acessibilidades, etc...

Em primeiro lugar será efetuado o PIP ( pedido informação prévia) e se aperovado o projeto segue para comuicação prrévia.

Uma vez que se pretende altera um envidraçado da fachada, será necessário a aprovação do condomínio. Com o nº de frações é menor que 8, será necessário ter 100% aprovação ou apenas 2/3? Caso não seja autorizado manetemos a fachada.
  11.  # 14

Colocado por: NLuzÉ um bom preço.
    Mas como já foi dito, veja senão é necessário entregar a especialidade de AVAC e esgotos...

Obrigado. Uma vez que estamos apenas a "falar" de mudança de afetação e não construção de raíz ( apesar de na prática ser uma "nova habitação" pensava que o valor seria inferior ( ou não, uma vez que não tenho informação suficiente...). A loja já tem esgostos do WC. Falta é um WC acessível com base de duche e a cozinha do tipo "Walk trough " / "Kitchenet" (?)". Será um T0 Kitchenet , sendo que o piso -1 sera ára arrumos, lavandaria, dispens. etc... ( acessível por dentro ou por fora, uma vez que o piso -1 tem uma porta independente da do R/C). Pela infoamação da proposta, já inclui os projestos de especialidade (ITED, Térmcio, hidraulicas, eletrec. SCIE, etc..)
    • NLuz
    • 13 novembro 2024

# 15

Os quartos têm ventilação suficiente?
    Não só os quartos como o imóvel em si ?
    É que as condições de habitabilidade são diferentes de uma loja para uma habitação.

A maior parte das lojas só tem janelas para um lado ..Daí eu falar no projeto de AVAC/ ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 13 novembro 2024 editado

# 16

Colocado por: NLuzOs quartos têm ventilação suficiente?
    Não só os quartos como o imóvel em si ?
    É que as condições de habitabilidade são diferentes de uma loja para uma habitação.

A maior parte das lojas só tem janelas para um lado ..Daí eu falar no projeto de AVAC/ ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr

Obrigado. Tem montra envidraçada e uma porta. No extremo tem uma janela no WC. Neste caso se vai tratar do ptojeto terá necessariamente de verificar isso tudo.Mal seia, caso contrário não passa na Câmara o projeto... Como será T0 / Kitchnet com cerca de 30 m2 no piso 0, sendo o piso -1 (ta,ém com 30m2 e uma grelha/janela) para arrumos, lavandaria etc
  12.  # 17

Boa tarde

Queria agradecer a este fórum que acompanho há largos anos e que me ajudou na construção da minha casa.
    Nunca fiz nenhum comentário, mas sempre tentei seguir os comentários de vários intervenientes (vários arquitetos, fscais, técnicos, etc...) que diariamente nos ajudam a tomar as melhores decisões.

A minha dúvida é a seguinte.
    Possuo uma loja de grande dimensão, tem sido um restaurante há 30 anos, no rés do chão de um prédio de 6 andares.
    A loja possui 3 frentes (uma para a rua e as restantes para terraço da própria loja) e pretendo transformar em 5 ou 6 apartamentos.
    Sei que transformar uma loja em apartamento é relativamente fácil(cumprindo a legislação) mas transformar em vários apartamentos é possível?

A ideia seria na entrada principal ter um hall e corredor de acesso a todos os apartamentos. A loja é muito comprida.

Ainda estou numa fase muito inicial do estudo dado que o inquilino só irá sair do restaurante em 09/2025.

Desde já agradeço a ajuda

Cumprimentos a todos
  13.  # 18

Colocado por: marco1quais valores atuais, não há tabelas para isso e varia muito consoante o artista ( arquiteto ou afins) e tambem da complexidade de cada caso, até podia ser mais ou até menos, e verifique se esse valor de honorários comtempla tudo ou seja se estão incluidas as especialidades necessárias ao caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr

Obrigado. Uma vez que estamos apenas a efetuar mudança de afetação e não construção de raíz ( apesar de na prática ser uma "nova habitação" pensava que o valor seria inferior. A loja já tem esgostos do WC. Falta é um WC acessível com base de duche e a cozinha do tipo "Walk trough " / "Kitchenet" (?)". Será um T0 Kitchenet , sendo que o piso -1 sera ára arrumos, lavandaria, dispens. etc... ( acessível por dentro ou por fora, uma vez que o piso -1 tem uma porta independente da do R/C). Pela informação da proposta, já inclui os projestos de especialidade (ITED, Térmcio, hidraulicas, eletrec. SCIE, ventilaço etc..)
    • jlmfr
    • 22 novembro 2024 editado

# 19

Colocado por: NLuzÉ um bom preço.

Para além do Projeto,mapas, etc... inclui ( total aproximado de 65 m2, divididos por R/C + piso -1:

- Prj. Térmico;
    - Ficha segur. contra Incendios...
    - Ficha eletrotécnica;
    - Projetos de Redes Hidráulicas.
    - Ventilação e exaustão de fumos;
    - ITED;

- ficha estatistica INE
  14.  # 20

Colocado por: jlmfr

Para além do Projeto,mapas, etc... inclui ( total aproximado de 65 m2, divididos por R/C + piso -1:

- Prj. Térmico;
    - Ficha segur. contra Incendios...
    - Ficha eletrotécnica;
    - Projetos de Redes Hidráulicas.
    - Ventilação e exaustão de fumos;
    - ITED;

- ficha estatistica INE

Este tipo de especialidades normalmente está incluído num projeto licenciamento de loja por habitação ou depende de quem faz a propostas? Temos sempre de pedir este tipo de especialialidades?

0.0215 seg. NEW