Iniciar sessão ou registar-se
    • Iko
    • 22 agosto 2024

# 1

Alguém me sabe explicar se isto substitui um fusível ou se posso usar em vez de um.
      Screenshot 2024-08-22 at 21.17.31.jpg
  1.  # 2

Eu acho que isso é um fusível, para veículos, com "corta corrente".
    Normalmente é usado para instalar algum circuito extra, um amplificador de som, faróis auxiliares, pirilampos.
    Puxam um cabo do borne positivo da bateria, um fusível desses logo à saída da bateria e instalam.
    40A é forte... normalmente os fusíveis de um carro são muito mais fracos, 5A, 10A, acho que nos meus carros nunca vi nenhum com mais de 30A, por isso não será adequado para substituir um fusível, para isso use um igual ao que queimou.
    Os fusíveis estão lá para proteger, se meter um fusível de 40A no lugar de um de 5A corre o risco disso arder tudo.
    • Iko
    • 23 agosto 2024 editado

# 3

Desde já obrigado, sei que em inglês chamam de breaker e sim parece que pode substituir um fusível e até é preferível pois é um como um disjuntor, e é só armar novamente e não ter de se andar a trocar fusíveis. Assim espero que funcione.

A ideia é colocar numa camper van logo a seguir a bateria (2° bateria) para proteger todo o circuito e todas as ligações.
  2.  # 4

E tem a certeza que estes dispositivos funcionam? Isso parece uma 'marca branca' qualquer, não sei se não quereria algo mais confiavel a proteger uma camper van...
    • Iko
    • 24 agosto 2024 editado

# 5

Pois!!!! Será que há forma de testar? Eu já lá tive um instalado de 20A, só uma vez ele disparou. Mas com o passar do tempo nem tive sequer noção se disparou por sobre tensão, ou se alguém tocou na patilha sem querer… na altura tive a ideia que sim mas com o passar do tempo deixei de ter a certeza.
    Agora estou a mudar toda a instalação eléctrica para bateria de Lithium e estou na dúvida se os coloco, eu até gosto deles, se funcionarem bem claro.

0.0064 seg. NEW